Ar condicionado sem electricidade pode baixar as temperaturas 5ºC

A ideia de ter um ar-condicionado que pode ser feito praticamente sem gastar dinheiro e que não gasta electricidade parece bom demais para ser verdade, mas é algo que já está a ajudar pessoas noutras partes do mundo – e pode ajudar-nos também.

O Eco-Cooler foi concebido para amenizar as temperaturas elevadas em países tropicais, onde facilmente se atingem 40ºC e onde muitas populações não têm acesso a electricidade.

O sistema baseia-se no mesmo princípio que facilmente poderá ser experimentado por qualquer pessoa: ao soprar ar para a mão, com a boca aberta e com a boca mais fechada – sendo que neste último caso se sente uma temperatura mais fresca.

O sistema consiste na reutilização de garrafas de plástico cortadas, inseridas num painel que se coloca nas janelas ou portas, e que replica o mesmo efeito, comprimindo a brisa exterior e gerando uma corrente de ar mais fresca.

O efeito não é “psicológico”, e este sistema pode reduzir em cerca de 5ºC a temperatura, o que, quando se trata de passar de 40ºC para 35ºC, será já um precioso contributo.

Mas não há nada como pô-lo à prova este Verão, para ver se também por cá poderá ajudar a amenizar as temperaturas mais elevadas… sem que seja necessário investir na instalação de um ar condicionado nem pagar uma factura de electricidade mais avultada no final do mês.

A Minha Alegre Casinha

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Falta uma informação.
    O efeito é produzido pela evaporação da água na nossa pele, que é mais rápida quanto maior for a velocidade do vento. Este processo não arrefece uma sala, a não ser que haja água a ser evaporada. Também é necessário que não haja muita humidade no ar. Todos conhecemos o efeito de uma brisa para amenizar o calor.
    Em zonas secas uma simples ventoínha a soprar ar sobre um tecido fino que esteja sempre húmido, pode arrefecer uma sala 15ºC em relação à temperatura exterior, mas não funciona nos climas tropicais húmidos.
    Esta é mais uma notícia da redescoberta da roda!

  2. é é, assim também aumenta a humidade e então mais sensação de calor faz.
    Passamos de ambiente seco para ambiente tropical.

RESPONDER

Prisão preventiva para suspeito de matar estudante de psicologia em Lisboa

O suspeito de matar a estudante universitária de psicologia Beatriz Lebre, de 23 anos, ficou em prisão preventiva, depois de presente a primeiro interrogatório judicial, em Lisboa, disse à agência Lusa o advogado do arguido. Miguel …

BPI quer cobrar dívida de quase 5 milhões ao marido de Isabel dos Santos

O BPI interpôs um processo no Tribunal do Funchal, na Madeira, para cobrar uma dívida de 5 cinco milhões de euros ao marido da empresária Isabel dos Santos. A notícia é avançada este sábado pelo Diário …

Mais 13 mortes e 257 infetados. Região de Lisboa concentra 90% dos novos casos

Portugal regista este sábado 1.396 mortes relacionadas com a covid-19, mais 13 do que na sexta-feira, e 32.203 infetados, mais 257, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Registou-se um aumento de 0,8% no …

Recibos verdes e sócios-gerentes já podem pedir apoio relativo a maio

O formulário para os trabalhadores independentes e sócios-gerentes pedirem o apoio criado no âmbito da pandemia covid-19, relativo a maio, fica hoje disponível na Segurança Social Direta, podendo ser entregue até 9 de junho. O prazo …

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …