Apple acusada de publicidade enganosa

A Apple está a ser alvo de uma queixa de consumidores, que acusam a empresa de publicidade enganosa sobre a capacidade de armazenamento dos seus telefones iPhone, tablets iPad e suportes multimédia iPod.

Promovida por consumidores residentes no Estado da Florida, a queixa foi apresentada esta semana num tribunal do Estado da Califórnia.

A marca da maçã publicita uma determinada capacidade de armazenamento, em alguns dos seus equipamentos, mas na última versão do sistema operativo, iOS 8, cerca de 20% do espaço é utilizado para o armazenamento do próprio sistema operativo, reduzindo o espaço realmente disponível, argumentam os queixosos.

Quando o limite é atingido, a Apple encoraja os utilizadores a pagar um custo mensal para obter espaço suplementar no seu serviço de armazenamento online iCloud, acrescenta a queixa.

A Apple “dá menos capacidade de armazenamento do que publicita, para propor mais tarde vender essa capacidade num momento de desespero, por exemplo, quando um consumidor quer gravar ou tirar fotos de um concerto, de um jogo de basquetebol ou do casamento de um filho ou um neto”, desenvolveram os autores da queixa.

A diferença entre o espaço anunciado e o espaço disponível após instalação do sistema operativo é mais aparente nos aparelhos mais acessíveis, com 8Gb ou 16Gb, do que nos dispositivos mais caros, onde o espaço gasto pelo iOS é diluído nos 32 ou 64Gb disponíveis.

Até agora, a empresa não comentou a queixa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas desenvolvem "corda de guitarra" que toca sozinha

Cientistas da Universidade de Lancaster e da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveram um circuito nanoeletrónico que vibra sem nenhuma força externa. Usando um pequeno cabo suspenso, muito semelhante a uma corda de guitarra, a …

Hubble capta a imagem mais nítida do primeiro cometa interestelar confirmado

O Hubble conseguiu captar uma fotografia de 2I/Borisov, o primeiro cometa interestelar até agora detetado, avançou a NASA, que opera o telescópio espacial. De acordo com a nota divulgada pela agência espacial norte-americana, a fotografia …

Alverca 2-0 Sporting | Leões desinspirados afastados da Taça pelo Alverca

O Alverca surpreendeu hoje o Sporting com uma vitória por 2-0, na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tornando-se no primeiro grande «tomba-gigantes» da competição ao afastar o atual detentor do troféu. Alex Apolinário, aos 10 …

A Barbie também arrenda casa no Airbnb

A boneca mais famosa do mundo celebra 60 anos. Agora, a empresa que produz a Barbie, a Matel, tornou a boneca uma anfitriã no Airbnb e vai arrendar uma mansão à beira-mar em Malibu, na …

Os primeiros bebés podem nascer no Espaço daqui a 12 anos

A empresa SpaceBorn United pretende realizar missões espaciais entre 24 e 36 horas para que algumas mulheres dêem à luz em órbita dentro de 12 anos. A notícia é avançada pelo fundador e CEO da empresa, …

Japão importou cinco vírus mortais, incluindo Ebola, por causa de Tóquio 2020

Com os Jogos Olímpicos à porta, um laboratório japonês decidiu importar cinco vírus mortais, nomeadamente Ebola, para fazer frente a um eventual surto durante a competição que vai levar ao país mais de 600 mil …

Empresa anónima quer os direitos do seu rosto para construir robôs (e paga 115 mil euros)

Uma empresa privada anónima está a oferecer 115 mil euros pelos direitos de usar o seu rosto numa nova linha de robôs humanóides. A empresa quer usar a imagem para dar uma cara a um robô …

Empresa está a vender vinho (com flocos de ouro) para celebrar o Brexit

Quando o Reino Unido abandonar a União Europeia, uma saída programada para 31 de outubro, é provável que as pessoas celebrem com um vinho especial com flocos de ouro. Para aqueles que querem celebrar a saída …

Neandertais ocuparam ilhas do Mediterrâneo dezenas de milhares de anos antes do que se pensava

Cientistas descobriram provas de que a ilha de Naxos, na Grécia, já era habitada por neandertais há 200.000 anos, dezenas de milhares de anos antes do que se pensava até agora. Um estudo publicado esta quinta-feira …

Testes "bárbaros" em macacos levam ativistas a pedir encerramento de laboratório alemão

Durante meses, um ativista pelos direitos dos animais trabalhou no Laboratório de Farmacologia e Toxicologia (LPT, na sigla inglesa), em Hamburgo, na Alemanha, onde testemunhou situações de violência contra os animais utilizados em testes e …