/

Após polémica nas redes sociais, Jon Stewart rejeita ter caracterizado filmes da saga Harry Potter como anti-semitas

1

USA Department Defense

Jon Stewart, humorista e apresentador do The Daily Show

Humorista sentiu-se na necessidade de esclarecer a questão, sublinhando que adora os filmes baseados nas obras de J.K Rowling.

Na última semana, vídeo do podcast de Jon Stewart ter começado a circular pela internet, no qual o próprio comparava os duendes dos filmes da saga Harry Potter às ilustrações anti-semitas do livro “The Protocols of the Elders of Zion”, publicado em 1903, gerando polémica e a fúria de muitos internautas fãs de história. No entanto, o humorista veio agora a publico desmentir a ideia de que em algum momento quis acusar a autora J.K Rowling de ser antissemita, argumentando que o excerto em causa, na qual falava dos duendes, era uma brincadeira.

“Eu não acho que a J.K. Rowling é anti-semita. Eu não a acusei de ser anti-semita”, sublinhou Stewart. “Eu não acho que os filmes de Harry Potter sejam anti-semitas. Eu adoro os filmes, provavelmente demasiado para um cavalheiro da minha idade considerável”, continuou. “Eu não posso ressalvar isto o suficiente. Eu não estou a acusar a J.K Rowling de ser anti-semita. Ela não precisa de responder a nada daquilo. Eu não quero que os filmes de Harry Potter sejam censurados de qualquer forma” destacou.

Durante o vídeo de esclarecimento, o humorista clarificou que o tópico surgiu originalmente num contexto descontraído, entre colegas e amigos, no qual foi discutida a questão “como era ver pela primeira vez os filmes do Harry Potter enquanto homem judeu”. Foi neste âmbito que Stewart abordou o aspeto dos duendes para se referir a “como é que alguns duendes estão tão enraizados na sociedade que se tornaram invisíveis, mesmo num processo discutido como a produção de um filme”.

No episódio que saiu em dezembro, e que começou toda a polémica, Jon Stewart disse algo como: “É assim que se sabe que os judeus ainda estão no mesmo sítio. Quando falo com as pessoas, digo: ‘Já viram um filme do Harry Potter? Já viram as cenas no Gringotts Bank? Sabe o que são aquelas pessoas que gerem o banco? Judeus!’ E eles respondem: ‘ Oh isso é uma ilustração do Harry Potter’. Depois tu corriges, ‘Não, isso é uma caricatura dos judeus retirada de uma obra de literatura antissemita. A J.K. Rowling pensou ‘Podemos fazer com que estes tipos dirijam o nosso banco. É um mundo de feiticeiros… podemos montar dragões, podemos ter uma coruja de estimação, mas quem deve gerir o banco? Os judeus! E se os dentes fossem mais afiados?”.

ZAP //

1 Comment

  1. Anti-semita aonde? Agora com estas histórias obsessivas de quererem ser todos politicamente correctos ou muito intelectuais, deturpam a realidade tal como ela é.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.