Apertar os braços e as pernas pode ajudar a prevenir AVCs

Uma nova investigação sugere que um simples aperto nos braços ou nas pernas pode ser muito benéfico para o cérebro, uma vez que pode melhorar a regulação do fluxo sanguíneo, bem como os níveis de moléculas protetoras contra acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Os cientistas descobriram que as pessoas que usavam a manga do medidor de pressão arterial inflada num braço ou perna durante alguns minutos tinham um fluxo sanguíneo para o cérebro mais controlado, noticia o portal Live Science.

De acordo com o estudo, cujos resultados foram publicados no fim do mês de maio na revista Neurology, a mesma técnica fazia também com que as moléculas no sangue aumentassem, moléculas estas que foram anteriormente consideradas importantes devido ao seu papel protetor para o cérebro, em situações como derrames, por exemplo.

Estudos anteriores alinham-se com a nova investigação, sugerindo que “treinar” os órgãos torna-os mais resilientes. De acordo com pesquisas anteriores, ao restringir o fluxo sanguíneo – e, consequentemente, o oxigénio – comprimindo periodicamente os braços e as pernas, pode fazê-los ficar mais preparados caso apareça uma complicação de saúde.

Por exemplo, um coração treinado pode ficar mais resistente a mudanças no fluxo sanguíneo sentidas durante um ataque cardíaco. Este “treino” pode também permitir ao cérebro regular melhor o fluxo do órgão em causa apesar das mudanças da pressão sanguínea – processo apelidado de “auto-regulação cerebral”, explicaram os autores.

“Acredita-se que o comprometimento da autor-regulação cerebral pode aumentar o risco de lesão cerebral, especialmente o derrame, disse um dos autores da investigação, Yi Yang, neurologista da Universidade de Jilin, na China. “E, atualmente não há relato de como melhorar a autor-regulação cerebral para reduzir o risco”.

Os cientistas estão muito otimistas quanto ao poder destas simples compressões para ajudar a reduzir o risco de AVC, mas alertam que são necessárias mais pesquisas para formular quaisquer conclusões sobre a prevenção destas doenças.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …

Coreia do Norte adverte Sul para não procurar nas suas águas oficial assassinado

A Coreia do Norte pediu hoje à Marinha sul-coreana que deixe de entrar nas suas águas territoriais, numa altura em que Seul procura recuperar o corpo de um oficial sul-coreano morto a tiro no mar …

"Um abandonar dos utentes". Centros de saúde atiram pacientes para farmácias e privados

Sem resposta nos centros de saúde, vários utentes vêm-se obrigados a recorrer ao setor privado e a farmácias. A Entidade Reguladora de Saúde já recebeu várias reclamações. Face à pandemia de covid-19, os centros de saúde …

Polícia treinou uma cadela para farejar provas eletrónicas

No Minnesota, Estados Unidos, a polícia treinou uma cadela para farejar dispositivos eletrónicos. Sota já ajudou a encontrar provas em dez crimes. A polícia estatal do Minnesota treinou uma cadela labrador britânica para farejar dispositivos eletrónicos, …

Trabalhistas lideram primeira sondagem desde que Boris chegou ao poder

O partido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, situa-se hoje, pela primeira vez desde que chegou ao poder, atrás da oposição trabalhista nas intensões de voto, o que estará relacionado com a gestão da crise pandémica, …

Sporting vagueia mercado à procura de um avançado

Šporar, Luiz Phellype e Tiago Tomás não satisfazem as necessidades de Rúben Amorim, que quer trazer mais um avançado para o plantel antes do fecho do mercado de transferências. A janela de transferências está prestes a …

Transportes públicos são "ponto nevrálgico" da transmissão da covid-19

O infeciologista Jaime Nina defendeu hoje que é necessário quadruplicar a oferta dos transportes públicos para permitir a distância necessária entre os passageiros, considerando que são um “pontos nevrálgico” da transmissão da covid-19. "Os transportes públicos …