Aparelhos que o mantinham vivo foram desligados. Mas Alfie respira sozinho

Action4Alfie.com

Alfie Evans com os pais, Tom e Kate

Os aparelhos que mantinham vivo Alfie Evans, que sofre de uma doença cerebral degenerativa sem cura, foram desligados na noite desta segunda-feira, e desde então que o bebé britânico respira por conta própria.

“Alfie está a respirar sozinho há nove horas e não está a sofrer”, anunciou Tom Evan aos jornalistas concentrados à entrada do Hospital Alder Hey Children’s, em Liverpool, no Reino Unido, onde a criança de 23 meses permanece internada desde dezembro de 2016 em estado semi-vegetativo.

Os pais da Alfie, Tom, de 21 anos, e Kate, de 20, têm travado uma batalha judicial para conseguir autorização para transferir o filho para um hospital em Roma, para continuar o seu tratamento, depois de os médicos britânicos terem recomendado que os aparelhos que o mantinham vivo fossem desligados, por Alfie estar “num estado irreversível”.

O casal, que vive em Liverpool, pretendia transferir o menino do hospital infantil britânico para o centro pediátrico Bambino Gesú, em Roma, onde continuaria sob tratamento. O centro pediátrico, associado ao Vaticano, tinha-se oferecido para tratar o menino. Tom e Kate alegam que já dispõem de uma ambulância e um jacto privado para o transportar.

O pedido de transferência foi no entanto rejeitado por vários tribunais do Reino Unido, assim como pelo Tribunal Europeu de Direitos Humanos, em Estrasburgo.

Os aparelhos foram desligados esta segunda-feira à noite. Mas apesar de os médicos terem advertido que Alfie não sobreviveria mais do que alguns minutos sem ajuda mecânica, a criança está há nove horas a respirar autonomamente, algo que, segundo conta o pai, deixou os médicos “boquiabertos”.

Tom Evans explica que, depois de uma “longa conversa” de 40 minutos com os especialistas, conseguiu convencê-los a “dar-lhe água e a oxigenar-lhe o corpo”, após se ter tornado claro que, seis horas depois de ter sido desligado dos aparelhos de suporte, Alfie continuava com vida.

“Senti-me abençoado quando confirmaram que lhe iam dar sua água e oxigénio”, afirmou o pai, que adianta que as “próximas horas serão difíceis”. Tom Evans pediu que fosse proporcionado ao filho “algum suporte vital”. A mãe do bebé, entretanto, dorme ao lado do filho.

O caso ultrapassou fronteiras e provocou uma onda de solidariedade a mundial, ao qual o papa Francisco também já se juntou.

“Comovido com as orações e com a enorme solidariedade a favor do pequeno Alfie Evans, renovo a chamada para que se escute o sofrimento dos pais e se cumpra o desejo de tentar novas possibilidades de tratamento“, afirmou o pontífice no Twitter.

ZAP // EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pois….
    Celebram o nascimento de mais um filho da Real Casa! (Atenção nada contra, os meus parabéns aos Pais)
    Mas condenarem à morte uma criança que ainda vive, ainda luta pela vida, que tem quem a queira ajudar (já que o Estado Inglês não quer, é o quê? É sofrimento para acriança, estamos a falar da Eutanásia? É legal em Inglaterra pergunto? É que ninguém pensa no sofrimento que estão a provocar aos pais, impedindo-os de sequer, lutar pelo filho.
    Ainda não está no estado Vegetativo!

  2. “uma onda de solidariedade a mundial”. Aqui temos um “a” a mais ou um “nível” a menos, à escolha do leitor, o que mostra que a nossa Língua é tão rica que até permite opções múltiplas. E eu, estúpido, a apelidá-la de “pobre”! As minhas desculpas ao senhor revisor que não foi de férias. E já agora, não saindo da mesma linha de texto, “mundial, ao qual o papa Francisco também já se juntou”. Não seria “à qual (onda)”, em vez de “ao qual (caso)”? Ou estarei outra vez enganado? Cumprimentos.

RESPONDER

Boston Consulting Group eleita para elaborar o plano de reestruturação da TAP

A Boston Consulting Group foi a consultora selecionada para a elaboração do plano de reestruturação da TAP, anunciou esta quarta-feira o presidente do Conselho de Administração do grupo, Miguel Frasquilho, numa carta aos colaboradores a …

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …