Aparelho móvel de ressonância magnética deteta casos de AVC (e pode revolucionar a medicina)

Dispositivo médico móvel desempenha um papel significativo na expansão ao acesso à ressonância magnética e pode ser fulcral na descoberta de possíveis derrames.

O aparelho móvel de ressonância magnética (anda sobre rodas) é pioneiro no mundo e pode revolucionar a medicina. O dispositivo já tinha mostrado o seu potencial em testes iniciais, realizados no ano passado, mas agora um estudo conduzido pela Universidade de Yale, e publicado na revista Nature Communications, comprovou a sua eficiência.

Os investigadores perceberam que o aparelho tem capacidade para detetar casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que precisam de intervenção cirúrgica, com um alto grau de precisão, o que pode significar salvar milhões de vidas.

Desenvolvida pela empresa de tecnologia de saúde Hyperfine, a máquina foi criada como uma alternativa móvel às máquinas de ressonância magnética que são excessivamente grandes, caras e que requerem salas especiais para a atuação dos campos magnéticos.

Por sua vez, o novo aparelho aproveita os avanços na capacidade de computação para diminuir o tamanho dos ímanes necessários para a realização do exame, embalando-os numa máquina que é dez vezes mais leve, vinte vezes mais barata e que gasta trinta vezes menos energia do que as máquinas de ressonância magnética tradicionais.

Para ser utilizada, a parte superior da máquina deve ser colocada em torno da cabeça do paciente e, posteriormente, deve ser ligada a uma tomada elétrica – sem a necessidade de qualquer tipo de equipamento adicional.

“Pode ajudar a salvar vidas”

Para testar o bom funcionamento da máquina, a equipa da Universidade de Yale fez um estudo que envolveu 30 pacientes que foram hospitalizados após lhes terem sido detetados problemas cerebrais, como tumores e derrames. O sistema foi capaz de encontrar problemas em 29 desses indivíduos.

Com o mesmo objetivo inicial, a mesma equipa realizou outro estudo que explora o potencial da máquina de ressonância magnética, especificamente no diagnóstico de AVC. A máquina mostrou-se eficaz ao detetar o problema, mostrando uma precisão de 80%.

Com o AVC a representar uma das maiores causas de morte no mundo, o novo aparelho pode ser importante no seu diagnóstico precoce, que pode levar a uma intervenção capaz de salvar a vida de um paciente.

Só em Portugal, estima-se que ocorram 25 mil novos acidentes vasculares cerebrais por ano, o que se traduz em, aproximadamente, 70 novos casos por dia.

“Não há dúvidas de que este dispositivo pode ajudar a salvar vidas em ambientes com recursos limitados, como hospitais rurais ou em países em desenvolvimento”, destacou Kevin Sheth, um dos autores do estudo.

“Agora também há um caminho para ver como pode ajudar em ambientes modernos. É de importância crítica continuar a recolher mais dados para que possamos maximizar o benefício desta abordagem”, acrescentou o especialista, citado pelo New Atlas.

De acordo com os investigadores, este estudo é o primeiro a usar um dispositivo portátil de ressonância magnética para validar a aparência e as implicações clínicas de uma hemorragia cerebral.

No futuro, os cientistas pretendem usar a nova máquina para explorar o potencial do diagnóstico de traumatismo craniano, tumores cerebrais e detetar pacientes hipertensos que se encontram em risco.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Será possível uma revisão ortográfica dos textos das notícias antes dos mesmos serem publicados? Gralhas são sempre possíveis agora confundir ímanes com hímens é atroz. Obrigado.

RESPONDER

Pelé hospitalizado há seis dias após exames de rotina

O antigo futebolista brasileiro encontra-se hospitalizado em São Paulo desde há seis dias, após ter sido submetido a uma série de exames de rotina, confirmou um dos seus representantes esta segunda-feira. Edson Arantes do Nascimento, de …

Médicos de família britânicos contestam declarações do ministro Manuel Heitor

A Associação Médica Britânica veio contestar as declarações do ministro do Ensino Superior que, na semana passada, afirmou que o nível de formação de medicina familiar no Reino Unido é menos exigente do que em …

Agência Europeia do Medicamento vai analisar terceira dose da Pfizer

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou, esta segunda-feira, que irá avaliar, a pedido do consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech, uma eventual terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19, a administrar seis meses depois da …

"Não há espaço para a concorrência". Costa exige cooperação entre serviços e forças de segurança

O primeiro-ministro exigiu cooperação e partilha de informação, e não concorrência, entre os diferentes serviços e forças de segurança nacionais. Esta mensagem foi transmitida por António Costa no final da cerimónia de posse do embaixador Paulo …

Agora a dar lucro, Novo Banco prepara mudança de imagem

A mudança de imagem está a ser feita em colaboração com os trabalhadores e deve ser anunciada no fim de Outubro. O Novo Banco está a preparar uma mudança de imagem nos próximos dois meses e …

Pódio do Grande Prémio dos Países Baixos

Max Verstappen coroou-se rei e senhor do GP dos Países Baixos e volta à liderança do campeonato

Durante as 72 voltas ao circuito de Zandvoort Max Verstappen não teve concorrência possível, tendo-se limitado a gerir a vantagem ao ritmo que a borracha dos pneus, torturada pelo asfalto abrasivo, ditava. No regresso da Fórmula …

Morreu Jean-Paul Belmondo, um dos grandes ícones do cinema francês

O ator francês, um dos mais consagrados do cinema, morreu esta segunda-feira, aos 88 anos, em Paris, disse o seu advogado à agência France-Presse. "Ele estava cansado há algum tempo. Morreu tranquilamente", precisou o advogado de …

Portugal regista mais 12 mortes e 663 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 12 mortes e 663 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 663 novos …

Líder da oposição bielorrussa condenada a 11 anos de prisão

Um tribunal bielorrusso condenou a líder da oposição Maria Kalesnikava a 11 anos de prisão, punindo assim um dos mais proeminentes oponentes do Presidente do país, Alexander Lukashenko. Kalesnikava, líder do conselho de coordenação da oposição, …

Filho de Muammar Kadhafi libertado da prisão

As autoridades líbias libertaram, no domingo, um dos filhos de Muammar Kadhafi, depois de mais de sete anos de detenção em Trípoli, disse um porta-voz do Governo. O porta-voz do Governo de transição, Mohamed Hamouda, disse …