Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

West Yorkshire Police

Samuel Fortes foi “apanhado” no ecrã pelo namorado da vítima

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave.

Samuel Fortes, de 27 anos, seguiu a jovem, agora com 20 anos, pelo centro da cidade de Leeds, Inglaterra, quando ela regressava de uma saída à noite em junho de 2018, antes de a violar e lhe bater várias vezes.

O agressor, de nacionalidade portuguesa e a residir em Inglaterra desde 2010, admitiu a violação e a culpa pelos ferimentos graves, tendo sido condenado a prisão perpétua.

De acordo com a BBC, a jovem britânica estava a realizar uma videochamada com o namorado através da aplicação FaceTime quando foi atacada. O namorado ficou horrorizado, mas fez uma captura de imagem do ecrã à cara de Fortes.

Esta captura de ecrã viria a constituir “um elemento chave de prova“, afirmou a polícia de West Yorkshire. Além da captura de ecrã, a polícia de Leeds conseguiu ainda identificar Samuel Fortes em imagens de videovigilância, a seguir a vítima desde as ruas do centro de Leeds até uma rua isolada, na qual a atacou.

“Samuel Fortes esmurrou a sua vítima, com os dois punhos. Atingiu-a na cara mais de cinco vezes. Violou-a enquanto a atacava. Ela foi incapaz de se defender dele”, acusou David Gordon, o procurador responsável pelo caso, citado pelo Express.

A vítima, agora com 20 anos, foi encontrada ensanguentada e semi-nua por pessoas que passavam próximo do local da agressão. “Achei que ia morrer”, disse à polícia a jovem, que ficou com significativas lesões faciais e dentárias, além de cortes e contusões.

“Tenho muito pela frente na vida, e não vou deixar que um estranho a arruíne”, disse a jovem britânica, que apenas tem uma palavra para o seu agressor. “Pena”.

Fortes, que viajou de Portugal para o Reino Unido em 2010, tinha condenações anteriores por violência contra uma ex-companheira em 2017, tendo uma sentença suspensa na altura em que ocorreu a violação, em junho de 2018.

Segundo a BBC, o agressor foi colocado no registo de criminosos sexuais por tempo indefinido e terá que cumprir um mínimo de oito anos da pena de prisão perpétua a que foi condenado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “terá que cumprir um mínimo de oito anos da pena de prisão perpétua a que foi condenado”

    Só mesmo na Europa é que estas palhaçadas acontecem. 8 anos?! Nos EUA é certo que nunca mais seria um homem livre.

  2. Outro p.rco estrangeiro com nacionalidade portuguesa. os vermelhos oferecem o passaporte portugues aos terceiro mundistas

      • Quando explicarem coisas ao Eu!, partam sempre do pressuposto que ele só possui um neurónio. Assim, privilegia-se a explicação passo-a-passo e preferencialmente através do recurso a ilustrações. Caso contrário, não apenas não entenderá nada, como corre igualmente o risco de entrar em hiperatividade e combustão.

RESPONDER

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …

Marcelo pede aos portugueses para votarem. "Ficar em casa é um erro enorme"

O Presidente da República pediu hoje aos portugueses que façam o "pequeno sacrifício" de votar nas eleições para o Parlamento Europeu e não deixem "nas mãos de 20% ou de 25% a decisão que é …

Uma cidade inteira dos EUA está refém de cibercriminosos

A cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, está sob ataque. Mas a ameaça não vem de pessoas armadas com pistolas e bombas. Há duas semanas, cibercriminosos usaram ransomware - um tipo de software nocivo que restringe …

Abandonado em bebé no aeroporto de Gatwick, Steve encontrou a família 33 anos depois

Um bebé foi abandonado no chão de uma casa de banho do aeroporto de Gatwick a 10 de abril de 1986. Foi quando Beryl Wright encontrou o recém-nascido que começou o mistério que só se …

Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la. Monges da Abadia …

Nova app permite transmitir consentimento ao par num encontro

Vem aí uma nova app para encontros que nos permite sinalizar quando é que o nosso par tem o nosso consentimento para avançar para o próximo passo. A aplicação permite também ganhar pontos conforme se …

Agências de espionagem dos EUA cedem informações a investigação sobre interferência russa

Trump ordenou às agências de espionagem norte-americanas que deem os dados que têm sobre interferência da Rússia nas presidenciais de 2016 ao Departamento da Justiça. O diretor dos serviços secretos nacionais norte-americanos, Dan Coats, afirmou este …