Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

West Yorkshire Police

Samuel Fortes foi “apanhado” no ecrã pelo namorado da vítima

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave.

Samuel Fortes, de 27 anos, seguiu a jovem, agora com 20 anos, pelo centro da cidade de Leeds, Inglaterra, quando ela regressava de uma saída à noite em junho de 2018, antes de a violar e lhe bater várias vezes.

O agressor, de nacionalidade portuguesa e a residir em Inglaterra desde 2010, admitiu a violação e a culpa pelos ferimentos graves, tendo sido condenado a prisão perpétua.

De acordo com a BBC, a jovem britânica estava a realizar uma videochamada com o namorado através da aplicação FaceTime quando foi atacada. O namorado ficou horrorizado, mas fez uma captura de imagem do ecrã à cara de Fortes.

Esta captura de ecrã viria a constituir “um elemento chave de prova“, afirmou a polícia de West Yorkshire. Além da captura de ecrã, a polícia de Leeds conseguiu ainda identificar Samuel Fortes em imagens de videovigilância, a seguir a vítima desde as ruas do centro de Leeds até uma rua isolada, na qual a atacou.

“Samuel Fortes esmurrou a sua vítima, com os dois punhos. Atingiu-a na cara mais de cinco vezes. Violou-a enquanto a atacava. Ela foi incapaz de se defender dele”, acusou David Gordon, o procurador responsável pelo caso, citado pelo Express.

A vítima, agora com 20 anos, foi encontrada ensanguentada e semi-nua por pessoas que passavam próximo do local da agressão. “Achei que ia morrer”, disse à polícia a jovem, que ficou com significativas lesões faciais e dentárias, além de cortes e contusões.

“Tenho muito pela frente na vida, e não vou deixar que um estranho a arruíne”, disse a jovem britânica, que apenas tem uma palavra para o seu agressor. “Pena”.

Fortes, que viajou de Portugal para o Reino Unido em 2010, tinha condenações anteriores por violência contra uma ex-companheira em 2017, tendo uma sentença suspensa na altura em que ocorreu a violação, em junho de 2018.

Segundo a BBC, o agressor foi colocado no registo de criminosos sexuais por tempo indefinido e terá que cumprir um mínimo de oito anos da pena de prisão perpétua a que foi condenado.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. “terá que cumprir um mínimo de oito anos da pena de prisão perpétua a que foi condenado”

    Só mesmo na Europa é que estas palhaçadas acontecem. 8 anos?! Nos EUA é certo que nunca mais seria um homem livre.

  2. Outro p.rco estrangeiro com nacionalidade portuguesa. os vermelhos oferecem o passaporte portugues aos terceiro mundistas

      • Quando explicarem coisas ao Eu!, partam sempre do pressuposto que ele só possui um neurónio. Assim, privilegia-se a explicação passo-a-passo e preferencialmente através do recurso a ilustrações. Caso contrário, não apenas não entenderá nada, como corre igualmente o risco de entrar em hiperatividade e combustão.

RESPONDER

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …