Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

8

West Yorkshire Police

Samuel Fortes foi “apanhado” no ecrã pelo namorado da vítima

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave.

Samuel Fortes, de 27 anos, seguiu a jovem, agora com 20 anos, pelo centro da cidade de Leeds, Inglaterra, quando ela regressava de uma saída à noite em junho de 2018, antes de a violar e lhe bater várias vezes.

O agressor, de nacionalidade portuguesa e a residir em Inglaterra desde 2010, admitiu a violação e a culpa pelos ferimentos graves, tendo sido condenado a prisão perpétua.

De acordo com a BBC, a jovem britânica estava a realizar uma videochamada com o namorado através da aplicação FaceTime quando foi atacada. O namorado ficou horrorizado, mas fez uma captura de imagem do ecrã à cara de Fortes.

Esta captura de ecrã viria a constituir “um elemento chave de prova“, afirmou a polícia de West Yorkshire. Além da captura de ecrã, a polícia de Leeds conseguiu ainda identificar Samuel Fortes em imagens de videovigilância, a seguir a vítima desde as ruas do centro de Leeds até uma rua isolada, na qual a atacou.

“Samuel Fortes esmurrou a sua vítima, com os dois punhos. Atingiu-a na cara mais de cinco vezes. Violou-a enquanto a atacava. Ela foi incapaz de se defender dele”, acusou David Gordon, o procurador responsável pelo caso, citado pelo Express.

A vítima, agora com 20 anos, foi encontrada ensanguentada e semi-nua por pessoas que passavam próximo do local da agressão. “Achei que ia morrer”, disse à polícia a jovem, que ficou com significativas lesões faciais e dentárias, além de cortes e contusões.

“Tenho muito pela frente na vida, e não vou deixar que um estranho a arruíne”, disse a jovem britânica, que apenas tem uma palavra para o seu agressor. “Pena”.

Fortes, que viajou de Portugal para o Reino Unido em 2010, tinha condenações anteriores por violência contra uma ex-companheira em 2017, tendo uma sentença suspensa na altura em que ocorreu a violação, em junho de 2018.

Segundo a BBC, o agressor foi colocado no registo de criminosos sexuais por tempo indefinido e terá que cumprir um mínimo de oito anos da pena de prisão perpétua a que foi condenado.

ZAP // Lusa

8 Comments

  1. “terá que cumprir um mínimo de oito anos da pena de prisão perpétua a que foi condenado”

    Só mesmo na Europa é que estas palhaçadas acontecem. 8 anos?! Nos EUA é certo que nunca mais seria um homem livre.

      • Quando explicarem coisas ao Eu!, partam sempre do pressuposto que ele só possui um neurónio. Assim, privilegia-se a explicação passo-a-passo e preferencialmente através do recurso a ilustrações. Caso contrário, não apenas não entenderá nada, como corre igualmente o risco de entrar em hiperatividade e combustão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.