Ao fim de 85 anos de autonomia, Vaticano cria Ministério da Economia

Mazur / catholicchurch.org.uk

Cardeal George Pell, responsável pelo Ministério da Economia do Vaticano

Cardeal George Pell, responsável pelo Ministério da Economia do Vaticano

O papa Francisco anunciou esta segunda-feira a criação do “Secretariado para a Economia”, que irá coordenar os assuntos económicos da Santa Sé e tem como objetivo aumentar a transparência e aumentar os fundos destinados à solidariedade.

O órgão, que terá as atribuições de um Ministério da Economia, será liderado pelo cardeal australiano George Pell, bispo de Sydney, e irá apresentar um orçamento anual para o Vaticano, assim como impor padrões para as contas internas e relatórios.

“O Santo Padre anunciou hoje uma nova estrutura que terá autoridade sobre das atividades económicas e administrativas da Santa Sé e da Cidade do Vaticano”, lê-se em comunicado.

O Vaticano afirma que a decisão segue as recomendações dos cardeais conselheiros – tanto o Conselho dos 8 Cardeais, criado no ano passado para refletir sobre a reforma da Cúria, como a Comissão dos 15 Cardeais que supervisiona os assuntos económicos – para fomentar um “compromisso mais formal” com os padrões internacionais, na sequência de uma onda de escândalos envolvendo o Banco do Vaticano.

As mudanças garantem “um melhor uso dos recursos, melhorando a ajuda disponível para os diversos programas, em particular as nossas obras junto dos pobres e marginalizados”.

O novo ministério, formalmente denominado “Secretariado para a Economia”, vai ser gerido por um Concílio para a Economia composto por 15 membros: oito clérigos de várias partes do mundo e sete leigos especialistas no setor financeiro internacional.

ZAP

 

PARTILHAR

RESPONDER

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …