Ao anúncio de uma nova arma laser russa, Zelenskyy reage com ironia. “Estão a tentar encontrar a sua ‘arma fantástica'”

2

Mikhail Klimentyev / EPA

O Presidente russo, Vladimir Putin

Presidente ucraniano comparou o anúncio russo à propaganda nazi durante a Segunda Guerra Mundial.

A Rússia alegou que está a usar lasers de última geração no conflito da Ucrânia, de forma a destruir drones adversários. O anúncio está a ser visto como uma demonstração de de forças por parte de Moscovo, como resposta ao envio de armamento para as zonas de guerra por parte dos aliados do adversário. Tal como nota o Público, a nova arma de laser foi exibida por Vladimir Putin em 2018, juntamente com um novo míssil balístico intercontinental, drones nucleares submarinos e uma arma super-sónica. No entanto, pouco se sabe sobre este novo laser.

Anteriormente, Iuri Borisov, vice-primeiro-ministro pelo desenvolvimento militar, anunciou que a arma já estava a ser utilizada frequentemente, sendo capaz de afetar satélites a uma distância de 1500 quilómetros da Terra. O responsável também referiu a existência de sistemas mais poderosos do que o laser, capazes de, por exemplo, incendiar drones e outros equipamentos. A operação que serviu para queimar um drone a cinco quilómetros de distância foi descrita, para já, como um teste.

Questionado sobre se as novas tecnologias estão a ser usadas na Ucrânia, Borisov respondeu afirmativamente. “Sim. Os primeiros protótipos já estão a ser utilizados.” Ao que tudo indica, a nova arma chama-se “Zadira“.

O anúncio, no entanto, não atormentou Volodymyr Zelenskyy, com o presidente ucraniano a comparar as novas armas anunciadas por Moscovo às anunciadas pela Alemanha nazi, quando a derrota na Segunda Guerra Mundial se aproximava. “Quanto mais óbvia se tornava a derrota, mas propaganda havia sobre armas maravilhosas que seriam tão poderosas que poderiam garantir um ponto de viragem”, ridicularizou durante uma mensagem de vídeo.

“E assim vemos como, no terceiro mês de uma guerra em larga escala, a Rússia está a tentar encontrar a sua ‘arma fantástica’ (…) isto mostra claramente o falhanço total da missão“, apontou.

Suspeita-se que a Zadira faça parte de um programa para criar armamento inovador que foi desenvolvido pela empresa estatal nuclear Rosatom. As declarações de Borisov também indicam que a Rússia fez progressos significativos com armas laser, um segmento que tem causado interesse de outras potências nucleares face às características e capacidades: incendiar drones, cegar os sistemas de reconhecimento e deteção de mísseis balísticos intercontinentais que transportem armas nucleares.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.