António Costa convida João Lourenço para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

2

Ampe Rogério / Lusa

O primeiro-ministro português convidou hoje o Presidente angolano, João Lourenço, para estar presente nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, sustentando que a revolução portuguesa foi um passo que também representou a libertação de Angola.

O primeiro-ministro António Costa convidou o presidente de Angola, João Lourenço, para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O convite formal de António Costa foi transmitido ao chefe de Estado de angolano no início da reunião plenária entre os governos de Lisboa e de Luanda, após referir que os dois países se aproximam “de um ciclo importante do ponto de vista histórico e cultural, aspetos também basilares na relação entre Portugal e Angola”.

“No próximo ano celebram-se os 50 anos do 25 de abril de 1974 e, logo no ano seguinte, em 2025, os 50 anos da independência de Angola”, salientou o líder do executivo português.

Os dois eventos são indissociáveis, desde logo pelo impacto que a guerra de libertação angolana teve para o fim do regime fascista em Portugal, mas também pelo passo que o 25 de abril representou para a libertação de Angola”

Neste contexto, o primeiro-ministro salientou que “Portugal teria todo o gosto em poder contar com Angola nestas comemorações do momento histórico”.

Um momento histórico “que nos permitiu ter entre os nossos dois países uma relação madura, sólida e fraternal”, acrescentou.

Portugal e Angola assinaram 13 acordos

Os governos de Angola e de Portugal assinaram hoje 13 acordos de cooperação bilateral, sobretudo nos domínios económico e financeiro, numa cerimónia presidida pelo chefe de Estado angolano e pelo primeiro-ministro português.

Os acordos mais importantes, pela parte portuguesa, foram assinados pelos ministros das Finanças, Fernando Medina, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho,

Estes acordos são, respetivamente, um aumento da linha de crédito empresarial de 1,5 mil milhões de euros para dois mil milhões de euros e o Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2023/2027.

Os acordos abrangeram um acordo entre os portos de Sines e Algarve e a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande e, entre outros domínios, a formação e apoio laboratorial para a segurança alimentar – um memorando que envolve a investigação criminal neste domínio.

A Agência Lusa assinou um protocolo de formação com o Centro de Formação de Jornalistas de Angola.

Nas declarações aos jornalistas, o primeiro-ministro português referiu que se chegou ao número de 13 acordos, porque nos últimos dias a Caixa Geral de Depósitos fechou três contratos de financiamento.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.