O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de “escudo” para atmosfera da Terra

NASA

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência espacial norte-americana (NASA).

O nosso satélite natural não possui atualmente nenhum campo magnético, mas evidências recentes de amostras recolhidas pelas missões Apollo mostram que no passado a história foi outra: entre 4,2 e 3,4 mil milhões de anos atrás, quando a Lua estava duas vezes mais perto da Terra do que está agora, tinha um campo magnético que era, pelo menos, tão forte como o atual campo magnético da Terra.

James Green, da NASA, e a sua equipa, utilizaram estas informações para modelar a interação do campo magnético da Lua primitiva com a Terra.

A equipa descobriu que os campos magnéticos da Lua e da Terra devem ter-se combinado no passado para criar uma magnetosfera protetora. “As forças das marés da Terra a interagir com a Lua ajudaram, muito provavelmente, a manter as correntes e a magnetosfera ativa durante várias centenas de milhões de anos”, explicou Green.

Depois, continuou, a Lua afastou-se da Terra e o seu núcleo arrefeceu. “E o seu campo magnético morreu”, explicou, citado em comunicado da NASA.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Science Advances, este campo partilha entre os dois corpos poderá ter resolvido o problema da ainda jovem Terra. Os cientistas acreditam que o Sol foi mais ativo no início da sua vida, ejetando até 100 vezes mais partículas solares do que ejeta agora.

Esta maior atividade deveria ter despojado a Terra da sua atmosfera, tornando sombrias as hipóteses de vida neste planeta. Contudo, isso não aconteceu: pelo contrário, a vida acabou por florescer na Terra – e terá sido graças ao “escudo protetor” da Lua.

“Agora sabemos que [a Terra] teve ajuda, e essa ajuda veio da Lua”, diz Green.

E remata: “A Lua parece ter representado uma barreira protetora substancial contra o vento solar que seguia em direção à Terra, o que foi fundamental para a capacidade da Terra de manter a sua atmosfera durante todo este tempo”.

Recolher amostras nos pólos da Lua poderá provar se este modelo agora apresentado está correto, frisa o portal New Scientist. Nestes locais, partículas da atmosfera da Terra, como o nitrogénio, deveriam ter passado ao longo das linhas do campo magnético da Lua e atingir o solo, onde ainda podem ser detetadas atualmente.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …