O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de “escudo” para atmosfera da Terra

NASA

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência espacial norte-americana (NASA).

O nosso satélite natural não possui atualmente nenhum campo magnético, mas evidências recentes de amostras recolhidas pelas missões Apollo mostram que no passado a história foi outra: entre 4,2 e 3,4 mil milhões de anos atrás, quando a Lua estava duas vezes mais perto da Terra do que está agora, tinha um campo magnético que era, pelo menos, tão forte como o atual campo magnético da Terra.

James Green, da NASA, e a sua equipa, utilizaram estas informações para modelar a interação do campo magnético da Lua primitiva com a Terra.

A equipa descobriu que os campos magnéticos da Lua e da Terra devem ter-se combinado no passado para criar uma magnetosfera protetora. “As forças das marés da Terra a interagir com a Lua ajudaram, muito provavelmente, a manter as correntes e a magnetosfera ativa durante várias centenas de milhões de anos”, explicou Green.

Depois, continuou, a Lua afastou-se da Terra e o seu núcleo arrefeceu. “E o seu campo magnético morreu”, explicou, citado em comunicado da NASA.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Science Advances, este campo partilha entre os dois corpos poderá ter resolvido o problema da ainda jovem Terra. Os cientistas acreditam que o Sol foi mais ativo no início da sua vida, ejetando até 100 vezes mais partículas solares do que ejeta agora.

Esta maior atividade deveria ter despojado a Terra da sua atmosfera, tornando sombrias as hipóteses de vida neste planeta. Contudo, isso não aconteceu: pelo contrário, a vida acabou por florescer na Terra – e terá sido graças ao “escudo protetor” da Lua.

“Agora sabemos que [a Terra] teve ajuda, e essa ajuda veio da Lua”, diz Green.

E remata: “A Lua parece ter representado uma barreira protetora substancial contra o vento solar que seguia em direção à Terra, o que foi fundamental para a capacidade da Terra de manter a sua atmosfera durante todo este tempo”.

Recolher amostras nos pólos da Lua poderá provar se este modelo agora apresentado está correto, frisa o portal New Scientist. Nestes locais, partículas da atmosfera da Terra, como o nitrogénio, deveriam ter passado ao longo das linhas do campo magnético da Lua e atingir o solo, onde ainda podem ser detetadas atualmente.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

"É fácil despedir". PCP quer mudar regime de despedimento coletivo e extinção de postos de trabalho

O PCP vai entregar na Assembleia da República esta sexta-feira um projeto de lei que visa limitar os despedimentos coletivos e a extinção de postos de trabalho, eliminando o despedimento por inadaptação. O objetivo do partido …

Praia. Desporto e equipamentos de lazer vão ter regras novas

O Governo aprovou esta quinta-feira as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de …

Bastião trabalhista derrotado. Conservadores conseguem vitória na "muralha vermelha" britânica

Os conservadores conseguiram derrubar o domínio trabalhista do círculo de Hartlepool. Jill Mortimer venceu com mais de 50% dos votos e ajudou a reforçar a maioria de Boris Johnson, primeiro-ministro britânico. O antigo deputado trabalhista Mike …

Curso de Medicina na Católica vai custar 100 mil euros. Candidaturas terminam este mês

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) anunciou, em setembro do ano passado, ter recebido luz verde da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) para o curso de Medicina. Agora, sabe-se que vai custar …

Ivo Rosa deixa colegas "estupefactos" com violação de regra sagrada do Direito

O Conselho Superior da Magistratura recebeu várias queixas de juízes desembargadores contra Ivo Rosa. Em causa estão decisões do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal, especialmente no âmbito do processo Operação Marquês, que vão …

Presidente do Atlético diz que "Félix será um dos melhores da Europa"

O presidente do Atlético de Madrid garantiu que, "dentro de meses", o jovem português "será um dos melhores jogadores da Europa". Numa entrevista à Cadena Cope e Rádio Marca, Enrique Cerezo abordou vários assuntos sobre o …

Crise pós-autárquicas. Tiro pode sair pela culatra à oposição (e beneficiar PS)

O tiro de partida para as eleições autárquicas deve ser dado em junho, por um PS ainda sem pressa para avançar. "Qual é a pressa?" Em 2013, António José Seguro repetiu várias vezes esta questão, numa …

Com o sonho da Champions destruído, Real Madrid prepara revolução no plantel

O Real Madrid vai dar início a uma revolução de médio-longo prazo no plantel após a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões. O Real Madrid caiu aos pés do Chelsea nas meias-finais da Liga dos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: não há título para este Benfica-FC Porto

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/benfica-1-1-fc-porto-o-musical Vamos até 2020. Setembro. O campeonato começa, olhamos novamente para o calendário e verificamos que há um Benfica-FC Porto na 31.ª jornada. Ui. Este vai ser o jogo do título. Hum... Chegámos a maio e, …

No Nepal, há pacientes a ser tratados no chão dos hospitais (e fala-se em "catástrofe humana")

O Nepal está a lutar para conter uma explosão de casos de covid-19, à medida que aumentam os temores de que a situação no país seja tão má - se não pior - como na …