O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de “escudo” para atmosfera da Terra

NASA

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência espacial norte-americana (NASA).

O nosso satélite natural não possui atualmente nenhum campo magnético, mas evidências recentes de amostras recolhidas pelas missões Apollo mostram que no passado a história foi outra: entre 4,2 e 3,4 mil milhões de anos atrás, quando a Lua estava duas vezes mais perto da Terra do que está agora, tinha um campo magnético que era, pelo menos, tão forte como o atual campo magnético da Terra.

James Green, da NASA, e a sua equipa, utilizaram estas informações para modelar a interação do campo magnético da Lua primitiva com a Terra.

A equipa descobriu que os campos magnéticos da Lua e da Terra devem ter-se combinado no passado para criar uma magnetosfera protetora. “As forças das marés da Terra a interagir com a Lua ajudaram, muito provavelmente, a manter as correntes e a magnetosfera ativa durante várias centenas de milhões de anos”, explicou Green.

Depois, continuou, a Lua afastou-se da Terra e o seu núcleo arrefeceu. “E o seu campo magnético morreu”, explicou, citado em comunicado da NASA.

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica Science Advances, este campo partilha entre os dois corpos poderá ter resolvido o problema da ainda jovem Terra. Os cientistas acreditam que o Sol foi mais ativo no início da sua vida, ejetando até 100 vezes mais partículas solares do que ejeta agora.

Esta maior atividade deveria ter despojado a Terra da sua atmosfera, tornando sombrias as hipóteses de vida neste planeta. Contudo, isso não aconteceu: pelo contrário, a vida acabou por florescer na Terra – e terá sido graças ao “escudo protetor” da Lua.

“Agora sabemos que [a Terra] teve ajuda, e essa ajuda veio da Lua”, diz Green.

E remata: “A Lua parece ter representado uma barreira protetora substancial contra o vento solar que seguia em direção à Terra, o que foi fundamental para a capacidade da Terra de manter a sua atmosfera durante todo este tempo”.

Recolher amostras nos pólos da Lua poderá provar se este modelo agora apresentado está correto, frisa o portal New Scientist. Nestes locais, partículas da atmosfera da Terra, como o nitrogénio, deveriam ter passado ao longo das linhas do campo magnético da Lua e atingir o solo, onde ainda podem ser detetadas atualmente.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …

Chuvas torrenciais fazem mais de uma centena de mortos na Índia

Pelo menos 136 pessoas morreram na Índia, em consequência de chuvas torrenciais que assolaram o país e causaram fortes enchentes e deslizamentos de terra, enterrando casas e submergindo ruas. Numa altura em que as alterações climáticas …

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …