Animal mais comprido do mundo tem uma toxina poderosa

(dr) Erik jacobsson

O verme Lineus longissimus

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que o verme Lineus longissimus tem uma toxina que poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novos inseticidas.

Uma equipa de cientistas da Suécia, Bélgica e Austrália descobriu algo curioso naquele que é o animal mais comprido do mundo. O muco do verme Lineus longissimus tem uma toxina que pode paralisar certas espécies de insetos e matar caranguejos e baratas. Os cientistas afirmam que a toxina poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novos inseticidas.

Quando provocam este verme, que pode atingir os 55 metros de comprimento, o animal liberta um muco tóxico para os crustáceos. Esta espécies, que se encontra debaixo de rochas na costa de países do hemisfério norte, como o Reino Unido e a Suécia, pode ser realmente perigosa.

Através da análise ao seu muco, os cientistas descobriram neste verme uma nova família de toxinas, das quais se destaca a alfa-1 nemertida. Quando injetaram doses de muco no caranguejo verde (Carcinus maenas) e na barata-argentina (Blaptica dubia), os animais ficaram paralisados e morreram.

Além disso, explica o Público, os cientistas notaram ainda que a toxina alfa-1 nemertida evitava a inativação dos canais de sódio da barata-alemã (Blattella germanica), da mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) e de um ácaro (Varroa destructor) – todos insetos.

Os canais de sódio situam-se em células nervosas do sistema nervoso periférico e são proteínas que formam um poro na membrana dessas células e permitem a passagem de iões, que acabam por desencadear um sinal.

Ao evitar a inativação desses canais de sódio, o Lineus longissimus causa sinais elétricos contínuos nos nervos e nos músculos dessas três espécies, o que acaba por resultar numa paralisia, detalha o artigo científico, publicado recentemente na Scientific Reports.

Num comunicado, Ulf Göransson, da Universidade de Upsala (Suécia) e coordenador do trabalho, destaca que “esta toxina peptídica é a substância mais tóxica que foi encontrada no reino animal na Suécia e o facto de ser possível usá-la torna esta descoberta ainda mais excitante”.

A toxina alfa-1 nemertida pode ter aplicação comercial, nomeadamente como inseticida. Johan Rosengren, da Universidade de Queensland, na Austrália, e outro dos autores do artigo, refere que a toxina poderá ser usada à semelhança das toxinas de aranhas, escorpiões ou serpentes que têm sido usadas em medicamentos ou na agricultura.

Ainda assim, esta toxina não representa qualquer perigo para os humanos, apenas atrasa a inativação dos canais de sódio dos humanos e de outros mamíferos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …