Animal mais comprido do mundo tem uma toxina poderosa

(dr) Erik jacobsson

O verme Lineus longissimus

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que o verme Lineus longissimus tem uma toxina que poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novos inseticidas.

Uma equipa de cientistas da Suécia, Bélgica e Austrália descobriu algo curioso naquele que é o animal mais comprido do mundo. O muco do verme Lineus longissimus tem uma toxina que pode paralisar certas espécies de insetos e matar caranguejos e baratas. Os cientistas afirmam que a toxina poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novos inseticidas.

Quando provocam este verme, que pode atingir os 55 metros de comprimento, o animal liberta um muco tóxico para os crustáceos. Esta espécies, que se encontra debaixo de rochas na costa de países do hemisfério norte, como o Reino Unido e a Suécia, pode ser realmente perigosa.

Através da análise ao seu muco, os cientistas descobriram neste verme uma nova família de toxinas, das quais se destaca a alfa-1 nemertida. Quando injetaram doses de muco no caranguejo verde (Carcinus maenas) e na barata-argentina (Blaptica dubia), os animais ficaram paralisados e morreram.

Além disso, explica o Público, os cientistas notaram ainda que a toxina alfa-1 nemertida evitava a inativação dos canais de sódio da barata-alemã (Blattella germanica), da mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) e de um ácaro (Varroa destructor) – todos insetos.

Os canais de sódio situam-se em células nervosas do sistema nervoso periférico e são proteínas que formam um poro na membrana dessas células e permitem a passagem de iões, que acabam por desencadear um sinal.

Ao evitar a inativação desses canais de sódio, o Lineus longissimus causa sinais elétricos contínuos nos nervos e nos músculos dessas três espécies, o que acaba por resultar numa paralisia, detalha o artigo científico, publicado recentemente na Scientific Reports.

Num comunicado, Ulf Göransson, da Universidade de Upsala (Suécia) e coordenador do trabalho, destaca que “esta toxina peptídica é a substância mais tóxica que foi encontrada no reino animal na Suécia e o facto de ser possível usá-la torna esta descoberta ainda mais excitante”.

A toxina alfa-1 nemertida pode ter aplicação comercial, nomeadamente como inseticida. Johan Rosengren, da Universidade de Queensland, na Austrália, e outro dos autores do artigo, refere que a toxina poderá ser usada à semelhança das toxinas de aranhas, escorpiões ou serpentes que têm sido usadas em medicamentos ou na agricultura.

Ainda assim, esta toxina não representa qualquer perigo para os humanos, apenas atrasa a inativação dos canais de sódio dos humanos e de outros mamíferos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Ministra da Insensibilidade Social". CDS pede a demissão de Ana Mendes Godinho

O CDS criticou este sábado a reação da ministra a Solidariedade Social à morte de 18 idosos num lar em Reguengos de Monsaraz e considerou que Ana Mendes Godinho desvaloriza o impacto da pandemia nos …

Esgotos de dois milhões de portugueses monitorizados para prever segunda vaga de covid-19

Os esgotos de dois milhões de portugueses estão a ser monitorizados para detetar a eventual presença do vírus da covid-19 e prever uma nova vaga. O Jornal de Notícias avança este sábado que a análise está …

Covid-19. Mais 198 infetados e 3 mortes em Portugal

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 198 casos de infeção por covid-19 e três óbitos, de acordo com o boletim epidemiológico publicado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico Direção-Geral da Saúde (DGS) desde …

Média já divulgaram publicidade institucional (mas Estado ainda não lhes pagou)

O Sindicato dos Jornalistas lamentou esta sexta-feira que o Governo não tenha disponibilizado os 15 milhões de euros relativos à compra antecipada de publicidade institucional, vincando que o executivo está em dívida com as empresas …

Autoridades admitem que extrema-direita vá vigiar manifestações antifascistas de domingo

A Frente Unitária Antifascista anunciou que vai organizar no próximo domingo duas manifestações - uma Lisboa (Praça Luís de Camões) e outra no Porto (Avenida dos Aliados). O mote é a luta contra o fascismo. Estas manifestações …

Marcelo não entende por que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido (e leu os relatórios de Reguengos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, em declarações transmitidas pela RTP3, que não entende porque é que Portugal continua na "lista negra" do Reino Unido. Em declarações transmitidas pela RTP3 a partir de …

Estado só recuperou 21% dos créditos tóxicos do BPN

O Estado apenas recuperou 21% dos créditos tóxicos do Banco Português de Negócios, que derivaram da nacionalização da instituição bancária em 2008. Até final de 2019, o Estado só conseguiu recuperar 21% da carteira de créditos …

Novas matrículas "só" vão durar 45 anos (por causa das palavras obscenas)

O novo formato de matrículas entrou em vigor a 2 de março. As novas matrículas vão durar menos tempo do que poderiam porque não serão usadas combinações “que possam formar palavras ou siglas que se …

Novo lay-off conta apenas com 1% das adesões do simplificado

O sucedâneo do lay-off simplificado conta apenas com 1.268 adesões nas primeiras duas semanas. Este valor é apenas 1% do número de empresas que acederam ao primeiro apoio. Nas primeiras duas semanas desde a sua implementação, …

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …