Animal mais comprido do mundo tem uma toxina poderosa

(dr) Erik jacobsson

O verme Lineus longissimus

Uma equipa internacional de cientistas descobriu que o verme Lineus longissimus tem uma toxina que poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novos inseticidas.

Uma equipa de cientistas da Suécia, Bélgica e Austrália descobriu algo curioso naquele que é o animal mais comprido do mundo. O muco do verme Lineus longissimus tem uma toxina que pode paralisar certas espécies de insetos e matar caranguejos e baratas. Os cientistas afirmam que a toxina poderá vir a ser útil no desenvolvimento de novos inseticidas.

Quando provocam este verme, que pode atingir os 55 metros de comprimento, o animal liberta um muco tóxico para os crustáceos. Esta espécies, que se encontra debaixo de rochas na costa de países do hemisfério norte, como o Reino Unido e a Suécia, pode ser realmente perigosa.

Através da análise ao seu muco, os cientistas descobriram neste verme uma nova família de toxinas, das quais se destaca a alfa-1 nemertida. Quando injetaram doses de muco no caranguejo verde (Carcinus maenas) e na barata-argentina (Blaptica dubia), os animais ficaram paralisados e morreram.

Além disso, explica o Público, os cientistas notaram ainda que a toxina alfa-1 nemertida evitava a inativação dos canais de sódio da barata-alemã (Blattella germanica), da mosca-da-fruta (Drosophila melanogaster) e de um ácaro (Varroa destructor) – todos insetos.

Os canais de sódio situam-se em células nervosas do sistema nervoso periférico e são proteínas que formam um poro na membrana dessas células e permitem a passagem de iões, que acabam por desencadear um sinal.

Ao evitar a inativação desses canais de sódio, o Lineus longissimus causa sinais elétricos contínuos nos nervos e nos músculos dessas três espécies, o que acaba por resultar numa paralisia, detalha o artigo científico, publicado recentemente na Scientific Reports.

Num comunicado, Ulf Göransson, da Universidade de Upsala (Suécia) e coordenador do trabalho, destaca que “esta toxina peptídica é a substância mais tóxica que foi encontrada no reino animal na Suécia e o facto de ser possível usá-la torna esta descoberta ainda mais excitante”.

A toxina alfa-1 nemertida pode ter aplicação comercial, nomeadamente como inseticida. Johan Rosengren, da Universidade de Queensland, na Austrália, e outro dos autores do artigo, refere que a toxina poderá ser usada à semelhança das toxinas de aranhas, escorpiões ou serpentes que têm sido usadas em medicamentos ou na agricultura.

Ainda assim, esta toxina não representa qualquer perigo para os humanos, apenas atrasa a inativação dos canais de sódio dos humanos e de outros mamíferos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Graças a Eunice Foote, cientistas já compreendiam as alterações climáticas em 1856

Há quase dois séculos, os cientistas já sabiam o que causava as alterações climáticas graças ao trabalho da cientista norte-americana Eunice Foote. Muito antes da atual divisão política sobre as alterações climática, e mesmo antes da …

Em Sydney, as cacatuas aprenderam a assaltar caixotes do lixo. A técnica já é popular

A técnica é simples: agarrar a tampa do caixote do lixo com o bico, abri-la, e em seguida arrastar as patas de modo a colocar a tampa para trás. Em Sidney, este é o método …

Bolsonaro já ameaçou um golpe militar. Brasileiros temem agora que esteja a planear um

Há mais de duas décadas, Jair Bolsonaro ameaçou que faria um gole militar se fosse Presidente. Agora, os brasileiros temem que ele cumpra com a sua "promessa". Numa entrevista televisiva de 1999, o então deputado Jair …

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …