Nova análise ao sangue pode detetar cancro do ovário dois anos antes de qualquer outro método

O cancro do ovário tem um elevado risco de mortalidade porque é frequentemente diagnosticado num estágio muito tardio. Uma nova análise pode permitir alterar este panorama e detetar mais cedo o cancro.

Num novo estudo publicado no mês passado na revista British Journal of Cancer, a equipa de cientistas mostrou que as taxas de deteção podem ser significativamente melhoradas através da triagem de um conjunto específico de proteínas na corrente sanguínea. Isto pode significar a deteção do cancro do ovário até dois anos antes daquilo que os exames atuais permitirem.

Os testes de cancro seguem uma linha dura entre não diagnosticar um cancro real e diagnosticar incorretamente pessoas saudáveis. Ao tornar o teste muito rigoroso, não conseguirá detetar vestígios de cancros presentes. Se for muito brando, detetará falsamente o cancro.

Embora possa parecer óbvio que devemos inclinar a balança a favor de detetar todos os cancros, o ónus que isso coloca no sistema de saúde pode ser insustentável. Sem mencionar o stress e o tratamento potencialmente perigoso que isso pode significar para pessoas saudáveis.

A equipa de cientistas está a trabalhar para melhorar esse equilíbrio no diagnóstico do cancro do ovário, cujas estatísticas falam por si. Em 2016, 4.227 mulheres morreram deste tipo de cancro.

Quando o cancro do ovário é detetado precocemente, as perspetivas da paciente são muito boas, com aproximadamente 90% das mulheres diagnosticadas no estágio I (estágio inicial) a sobreviver cinco ou mais anos. Contudo, o cancro do ovário maior parte das vezes encontrado tarde demais. No Reino Unido, cerca de seis em cada dez casos são detetados no último estágio, resultando numa grande taxa de mortalidade.

A deteção tardia do cancro do ovário deve-se principalmente à natureza “não específica” dos seus sintomas. Os atuais testes não são confiáveis o suficiente e falham em apontar corretamente e com eficácia se realmente a paciente tem cancro.

Por esta razão, os cientistas trabalharam para desenvolver uma combinação de proteínas que possam usar para identificar o cancro mais cedo do que é atualmente possível.

Cápsula do tempo de amostras sanguíneas

Com uma panóplia de marcadores de sangue à disposição, o próximo desafio foi testar a eficácia num grande grupo de mulheres. Parte do sucesso do estudo, admitem os autores Bobby e Claren Graham, veio do incrível conjunto de dados a que tiveram acesso, graças ao Estudo Colaborativo do Reino Unido para Triagem de Cancro do Ovário (UKCTOCS).

Das 200.000 mulheres registadas nesse banco de dados, os investigadores conseguiram selecionar 80 mulheres (49 casos de cancro do ovário e 31 pessoas saudáveis). Foram recolhidas anualmente amostras de sangue, durante sete anos antes dos pacientes com cancro do ovário serem diagnosticados com a doença.

Com esta cápsula do tempo, os cientistas puderam observar como os níveis das quatro proteínas-alvo mudavam ao longo do tempo entre pacientes e indivíduos saudáveis. Em essência, permitiu ver diretamente se as proteínas diferiam entre os pacientes e as pessoas saudáveis ao longo do tempo.

Como as amostras foram recolhidas por um período tão longo, foi possível rastrear ao longo dos sete anos para ver quando é que foi a primeira vez que as proteínas permitiriam detetar a doença.

Em seguida, desenvolveram uma ferramenta computorizada que avaliava alterações nos níveis de proteínas para determinar o “risco previsto” de cancro do ovário para cada pessoa. Este trabalho inicial mostrou que a ferramenta de triagem tem o potencial de diagnosticar o cancro um a dois anos antes do que seria capaz com o diagnóstico atual.

PARTILHAR

RESPONDER

Pessoas que enfrentam bem a manhã são mais saudáveis (e trabalham melhor)

Vários estudos têm demonstrado que algumas pessoas enfrentam as manhãs de forma naturalmente melhor, o que faz com que tenham um conjunto de diferenças cerebrais que as tornam mais felizes quando acordam. Por outro lado, as …

Cavalos, elefantes e peixes. Circo alemão substitui animais por hologramas gigantes

Após muitas críticas e polémicas à volta do uso de animais em circos, o Circo Roncalli decidiu substituí-los por hologramas, tornando-se o pioneiro nesta abordagem futurista. Os circos têm uma história polémica devido ao facto de …

FC Porto 2-3 SC Braga | Vitória no Dragão leva Braga à final da Taça

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 3-2, em jogo da segunda mão da meia-final da Taça da Portugal de futebol, e garantiu um lugar na final da competição. Depois do empate (1-1) …

Mona Lisa: a cadeira escondida que transforma o significado da obra de Da Vinci

O quadro da autoria de Leonardo Da Vinci é a obra de arte mais famosa do mundo. Contudo, há um detalhe que tem passado despercebido: a cadeira onde a misteriosa mulher está sentada. Escondida, mas …

"Projeto Xueliang". O plano chinês para fiscalizar 100% do espaço público

O "Projeto Xueliang" da China tem como objetivo fiscalizar a totalidade do espaço público, transformando vizinhos em agentes de vigilância do Estado. Em 2016, o município de Pingyi, localizado sete horas a norte de Shangai, tinha …

Há quem tome medicamento para cavalos para tratar covid-19, podendo envenenar-se acidentalmente

A pandemia de covid-19 gerou uma série de desinformações, algumas levando as pessoas a tomar medicamentos não prescritos para tratamento da doença, colocando em risco a sua saúde. Quando a cloroquina, medicamento para tratar a malária, …

Parece o "Batmóvel", é movido a energia solar e pode ser produzido em massa

A Aptera Motors está a preparar-se para lançar o primeiro automóvel movido a energia solar a ser produzido em massa até ao final do ano. A Aptera Motors, uma empresa norte-americana, apresentou recentemente o primeiro carro …

George Floyd. Minneapolis ia contratar influencers para combater desinformação durante julgamento de Derek Chauvin

A cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, planeava contratar seis influencers para ajudar a partilhar informações durante o julgamento de Derek Chauvin, o ex-polícia acusado de assassinar George Floyd. De acordo com a CNN, o plano …

Imagens revelam que a Coreia do Norte oculta local onde armazena armas nucleares. EUA planeiam agir

As imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte tomou medidas para ocultar uma instalação, que as agências de inteligência dos EUA acreditam estar a ser usada para armazenar armas nucleares. A situação fez …

Antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi recebeu envelope com duas balas

O antigo chefe do governo italiano Matteo Renzi recebeu, esta quarta-feira, um envelope com duas balas no interior, uma ameaça imediatamente denunciada por toda a classe política. O envelope foi entregue diretamente na sede do Senado, …