Anaconda gigante engravidou e deu à luz sem contacto com machos

No início deste ano, funcionários do Aquário de New England, em Boston, repararam que uma das suas anacondas estava a dar à luz. Mas algo estava errado: o aquário só tinha fêmeas.

No inverno passado, as cobras recém-nascidas foram inesperadamente descobertas pela equipa do Aquário na exposição da floresta tropical. Os biólogos descobriram, em janeiro, que Anna, uma anaconda adulta de 3 metros e 13,6 quilogramas, ainda estava no processo de dar à luz mais bebés, a maioria dos quais mortos. Inicialmente, três bebés sobreviveram, mas um morreu depois de alguns dias. Os outros dois prosperaram.

Testes de ADN mostraram agora que o que aconteceu não foi uma confusão administrativa, intervenção divina ou qualquer comportamento furtivo de uma cobra. Na verdade, foi o resultado de uma estratégia incomum de reprodução não sexual chamada partenogénese.



Este processo é bem mais comum no mundo vegetal e no mundo dos insetos, de acordo com um comunicado divulgado pela instituição. A estratégia, que permite que um organismo feminino se replique sem a fertilização de um macho, é extremamente raro entre as espécies de vertebrados.

A partenogénese foi documentada num número limitado de espécies de lagartos, tubarões, pássaros e cobras. Este é o segundo caso confirmado conhecido de partenogénese em sucuri verde, tendo o outro acontecido num jardim zoológico no Reino Unido em 2014.

Pode haver diferentes tipos de partenogénese, muitos dos quais não produzem cópias exatas de ADN da sua mãe. No entanto, o sequenciamento genético limitado feito nas duas cobras jovens mostra correspondências completas em todos os locais testados. Esses dois jovens parecem ser cópias genéticas ou clones da mãe.

Os bebés ainda não estão em exposição. Comem cerca de uma vez por semana. Os dois têm personalidades diferentes: o mais magro é descontraído, enquanto o mais pesado é mais apto a explorar e verificar o ambiente ao farejar objetos com a sua língua.

ZAP //

PARTILHAR

28 COMENTÁRIOS

  1. Isso foi o que aconteceu com a Virgem Maria com o poder de Deus que fez com que acontecesse com uma humana…há muitos que duvidam porém se acontecer com um animal,assim explicado pela ciência, toda a gente acredita.

    • Não, Jesus apresentou – se como homem na Terra,como se sabe. Mas digamos que Ele foi / É um Clone de Deus. E tal como esta cobra foi fertilizada sem interferência de macho ,Maria também o foi pela graça de Deus. Mas muita gente nao acredita nisso,no entanto ,vemos que isso ja acontece na natureza porque nao haveria de acontecer com o poder infinito de Deus ? Foi só essa a comparação que quis fazer,nao sei se me fiz entender. Obrigado pl seu comentário educado.

      • Hahahaaa!
        Maria foi fertilizada por Deus, foi!…
        Deus, além de viver nas nuvens, anda por aí a fertilizar a mulher dos outros!…
        Lindo!…
        Estamos em 2019 e ainda há quem acredite nestas estórias da carochinha… não admira que o mundo esteja como está!…

        • O mundo está como está por existirem mal educados como você que troçam ( nao sei com que direito ) das crenças dos outros e não respeitam ninguém. Ja tive opurtonidade de ler alguns dos seus comentários sobre vários assuntos e são sempre trocistas,arrogantes e mal educados.E intrometidos ,eu nem lhe respondi cono verificou,respondi sim a um senhor de nome André .Nao sei quem vc acha que é mas fica o conselho :use o seu tempo de maneira mais positiva ; viva e deixe viver !

          • Tu, se tivesses o mínimo de noção e de bom senso, não terias vindo a uma notícia sobre o cobras, falar de religiões…
            Crenças?!
            Enfim… estamos em 2019 e há palermas que acreditam que a Terra é plana… “respeito” a crença ou “mando” para o ensino básico?!
            Quem comenta num fórum público está sujeito a ouvir o que quer (e o que não quer)!…
            Inicialmente eu até pensei que seria brincadeira, mas, infelizmente, era mais grave do que isso…
            Há árabes que se suicidam porque estão também tem crenças… tens que respeitar!…
            Devo respeitar essa loucura, perdão crença, ou criticar?!!
            O mundo está como está porque há palermas que misturam a realidade com seres imaginários e todos sabemos o resultado – basta olhar para olhar para como se vive nos países onde as religiões dominam e…
            Só por acaso, os países onde pouco ou nada se liga à religião são sempre os que tem melhor qualidade de vida…
            Pensa nisso!…

      • Maria, a explicação da partenogénese é científica, os filhotes são clones da mãe. Você avança com uma teoria religiosa, mas se Jesus fosse o resultado da partenogénese era um clone de Maria, por isso do sexo feminino. Deixe lá a ciência explicar os fenómenos do mundo através do método científico e fique com os mistérios da religião. São visões de mundo diferentes.

  2. Acredito na evolução da espécie e adaptação da natureza. Mas nesse caso, podemos imaginar que tenham feito testes de clonagem com a cobra e inventaram essa história para não sofrerem represálias internacionais (ou sanções, por não terem a devida autorização). Só pra contextualizar, em humanos NUNCA houve relato desse fenômeno evolutivo ou adaptativo. Ao contrário disso, muitos afirmam que seria impossível com nossa espécie.

  3. Tu, se tivesses o mínimo de noção e de bom senso, não terias vindo a uma notícia sobre o cobras, falar de religiões…
    Crenças?!
    Enfim… estamos em 2019 e há palermas que acreditam que a Terra é plana… “respeito” a crença ou “mando” para o ensino básico?!
    Quem comenta num fórum público está sujeito a ouvir o que quer (e o que não quer)!…
    Inicialmente eu até pensei que seria brincadeira, mas, infelizmente, era mais grave do que isso…
    Há árabes que se suicidam porque estão também tem crenças… tens que respeitar!…
    Devo respeitar essa loucura, perdão crença, ou criticar?!!
    O mundo está como está porque há palermas que misturam a realidade com seres imaginários e todos sabemos o resultado – basta olhar para olhar para como se vive nos países onde as religiões dominam e…
    Só por acaso, os países onde pouco ou nada se liga à religião são sempre os que tem melhor qualidade de vida…
    Pensa nisso!….

    • Exatamente,nos foruns publicos comenta-se o que se quer e ninguem tem o direito de atacar alguém que apenas deu a sua opiniao ou defende a sua crença.Se ” tu ” nao acreditas em Jesus estás no teu direito mas deixa em paz quem acredita. Nao sabes debater sem ser agressivo ?! Se o mundo fosse regido por pessoas como tu,tambem nao estariamos melhor,viveríamos novamente perseguição religiosa.O exemplo dos árabes que deu nao tem nada a ver ! Eles sao fanáticos. E os árabes não sao todos assim. Eu não sou fanática ,aliás ,defendo a espiritualidade e nao a religiao que foi criada por homens portanto está repleta de erros,todas as religiões. A espiritualidade e a fé são algo que se sente,não se explica e se você ( a minha educação nao permite tratar alguem que nao conheço por tu) nao sente isso dentro de si tenho pena. Tenho pena de si e de todos os que acham que nao há Um Criador amoroso,vida após a morte ou nada mais a nao ser esta vida e este mundo. Sente-se a sua raiva contra religiosos,brasileiros,etc, pela raiva com que fala às pessoas vê-se que é alguem revoltado e infeliz. Experimente ser mais agradável com as pessoas ,mesmo nos fóruns onde estamos ” abrigados ” pelo tecto do anonimato e vai ver que se sentirá melhor consigo próprio. Eu nao me importo de admitir que talvez me tenha explicado mal ou precipitado ao fazer esta comparação. O que eu queria dizer era que a Concepção de Maria talvez um dia possa ser explicada pela ciência pois agora nós,pobres humanos ignorantes,nao temos a capacidade de compreende-la. Eu nao necessito de regressar ao ensino básico,provavelmente tenho mais estudos e sou mais viajada do que você ; mas não é isso que importa. Bondade,humildade,respeito e tolerância é que sim,isso é que pode um dia mudar o país / mundo em que vivemos e não,não é uma utopia ,se todos praticassemos a nossa parte o mundo melhoraria.
      Paz e Luz.

      • Mau… tu não és fanática, mas vens aqui debitar tretas religiosas numa notícia que NADA tem a ver com religião?!
        Eu deixo “em paz”, desde que não nos venham massacrar com esses disparates em TODAS as notícias, principalmente nas que nada tem a ver com religiões!…
        “Tenho pena de si e de todos os que acham que nao há Um Criador amoroso…”
        Tens pena de mim?!
        Tu não tens mesmo noção do ridículo…
        Revoltado e infeliz é alguém que precisa de acreditar em seres imaginários para justificar a sua própria existência – muitos desses andam por aí a massacrar os outros com as suas “teorias do outro mundo” e preocupados com a vida depois da morte; em vez de se preocuparem com a sua vida actual!!
        Felizmente os árabes, os brasileiros, etc, não são todos assim, mas os que são, são mesmo uma praga!…
        Agora andam por aí os palermas os da Terra plana – outros fanáticos sem cultura e sem noção!…
        “provavelmente tenho mais estudos e sou mais viajada do que você”
        Mais estudos mas, claramente, os “estudos” errados…
        Mais viajada é de certeza, se contar essas “viagens”/alucinações…
        .
        Como referi antes, o mundo melhora quando acabarem as religiões – não é por acaso que, os paises com melhor qualidade de vida, é onde há menos religiosos!!

        • Pronto,pronto ,não é preciso irritar-se mais ! Vamos concordar apenas em que tanto temos direito de ” massacra-lo ” com ” teorias de outro mundo” tal como voce tem direito de ” massacrar ” as pessoas com as suas opiniões . Só nao tem o direito de ser ofensivo ,foi o que tentei explicar-lhe,não é correto e fa-lo parecer revoltado . Sei de pessoas que veem desabafar as frustrações pr a net quando pessoalmente nao teem coragem de defender as suas opiniões e muito preocupadas com o estado do país quando são autênticas sanguessugas que vivem ” à conta “do estado ou da família ( nao estou a insinuar ser o seu caso ). Porem, acho sempre curioso quando vejo alguém tão preocupado com o estado do país e acha que ser intolerante e debitar as suas opiniões contra os outros na net vai mudar alguma coisa ; não,só se mudar para pior.
          Paz e Luz !

          • Não, não vamos concordar!!
            Eu dou a minha opinião sobre o assunto noticiado; não misturo alhos com bugalhos!…
            Mais uma vez, ofensivo é esse ataque constante dos religiosos em todas as notícias, principalmente quando NADA tem a ver com religião – como é acaso aqui!!
            Uma das preocupações de qualquer país civilizado é precisamente a disseminação de religiões/seitas, que, como se vê em países como o Brasil, só contribuem para o atraso social, para a miséria e para alienar os mais “pobres de espírito”!…
            Contra o fanatismo religioso/ignorância não se TEM que ser intolerante?!
            Achas que isto se deve tolerar:
            “Televangelista explica o porquê do seu jato privado ser “bíblico””
            zap.aeiou.pt/televangelista-jato-privado-biblico-261168
            .
            E, achas isto positivo/bom para algum país?:
            “Nasce uma igreja todos os meses em Portugal”
            dn.pt/pais/interior/nasce-uma-igreja-todos-os-meses-em-portugal–10887303.html
            .
            “No Brasil são criadas 25 organizações religiosas por dia”
            pom.org.br/no-brasil-sao-criadas-25-organizacoes-religiosas-por-dia/
            .
            O resultados disto são os comentários completamente alucinados que por aí tem aparecido!…

        • De facto, poderia ser um pouco mais tolerante e falar doutra forma mas talvez seja alguém que apenas nao tenha encontrado ainda o seu caminho / Luz.
          Bem haja caro ( a ) C.M.C.

  4. Puts,vim visitar a notícia, porque me interesso pela natureza,e me deparo com essa brigaiada,fugindo do assunto original,gente,por favor,vamos usar a palavra RESPEITO,vamos respeitar inteligência e a ignorância das pessoas,se tens algo a ensinar,beleza,vamos respeitar as limitações, as religiões,crenças, inteligência dos outros,não usem minhas palavras como ofensa,mas não é assim que vamos mudar o mundo,com agreçoes,DEUS esteja com vocês.

  5. Venho demonstrar o meu apoio ao Eu!
    É cansativo lidar com religiosos!
    Se querem ser ignorantes, que sejam, apenas não massacrem os outros com as vossas crenças.
    Se estou a ler uma notícia sobre natureza em nada me interessa ler comentários religiosos!
    Vão pregar para a igreja, não incomodem pessoas que conseguiram ultrapassar essa limitação psicológica e que se tornaram mais racionais.

RESPONDER

Mais de 60% dos partos em casa foram assistidos por médicos. Ordem investiga

A Direção-Geral da Saúde (DGS) adiantou que, dos mais de 1100 partos realizados em casa ao longo do ano passado, 63% tiveram assistência médica. Esta segunda-feira, o jornal Público usou os números divulgados pelo Instituto Nacional …

Relevos de pedra na Turquia sugerem que há um "submundo" debaixo da Terra

Arqueólogos descobriram que os relevos de pedra em Yazılıkaya retratam a Terra, o céu e o "submundo", representando o mito da criação. A região da Anatólia é conhecida como "berço das civilizações". É lá que podemos …

UEFA rejeita iluminação arco-íris LGBT no estádio de Munique

A UEFA rejeitou hoje o projeto da cidade de Munique para iluminar o estádio com as cores do arco-íris no jogo entre Alemanha e Hungria, na quarta-feira, para o Euro2020 de futebol, por protestar contra …

Pico da quarta vaga pode chegar dentro de um mês com 2.000 casos

O pico da quarta vaga pode chegar já dentro de um mês, prevendo-se cerca de 2 mil casos por dia. O número de internados pode chegar aos 500 em enfermaria e 150 em UCI. Segundo cálculos …

Trump terá sugerido enviar norte-americanos infetados com covid-19 para Guantánamo

Quando a pandemia de covid-19 estalou nos Estados Unidos, Donald Trump sugeriu o enviou de norte-americanos infetados regressados da Ásia para a base de Guantánamo, em Cuba. Um livro de dois jornalistas do The Washington Post …

Tem dificuldade em adormecer? Há um truque simples que o pode ajudar

Dado que passamos cerca de um terço das nossas vidas a dormir, seria de esperar que já soubéssemos como adormecer. Mas, para muitos de nós, isso não é tarefa simples. Luc P. Beaudoin, criador da aplicação …

Autárquicas. Já houve 12 desistências antes do tiro de partida

Acontece todos os anos e não é nenhuma surpresa. Até ao momento, já se contabilizaram 12 "falsas partidas", candidatos que desistiram da corrida autárquica antes da eleição. Esta terça-feira, o jornal Público faz um balanço dos …

Envio de dados a embaixadas. Profissionais de proteção de dados dizem que exoneração de encarregado é ilegal

A Associação dos Profissionais de Proteção e de Segurança de Dados tenciona apresentar queixa à Comissão Nacional se a exoneração do encarregado de dados da Câmara de Lisboa se materializar. A Associação dos Profissionais de Proteção …

"Estamos muito longe dos números" do tempo do estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa disse, esta segunda-feira, que a sua posição, contrária a um regresso ao estado de emergência, “não se altera”. O Presidente da República considerou, esta segunda-feira, que a situação da covid-19 em Portugal …

Há duas estirpes de gripe desaparecidas. Foram vítimas da pandemia

Os virologistas acreditam que a crise pandémica causada pela covid-19 ajudou a erradicar duas estirpes de gripe. As medidas de segurança adotadas, como usar  máscara e manter distância social, foram as principais culpadas. De acordo com …