Ana Leal suspensa da TVI por divulgar emails com a direção ao conselho de redação

1

José Sena Goulão / Lusa

O Diretor de Informação da TVI, Sérgio Figueiredo

A jornalista Ana Leal foi suspensa da TVI por divulgar e-mails que trocou com a direção da informação do canal ao conselho de redação, tendo o canal televisivo instaurado um inquérito interno e a jornalista alvo de um processo disciplinar.

Ao Observador, o advogado Ricardo Sá Fernandes confirmou a situação, explicando que em causa está o facto de Ana Leal ter entregado ao conselho de redação correspondência que trocou com a direção de informação da TVI e que se resumem a “divergências internas acerca da emissão de reportagens”. “Não são nenhuns segredos”, alertou.

O advogado indicou ainda não ver “qualquer fundamento, nem para a suspensão, nem para qualquer processo disciplinar”, receando que “a investida possa comprometer a liberdade de imprensa”.

“As divergências que eventualmente poderão existir entre a Ana Leal e outras pessoas da TVI tocam no quadro da liberdade de expressão. Espero que, apesar de tudo, haja bom senso de todas as partes de se afastarem desta via sancionatória que não me parece a adequada, sobretudo para uma pessoa que tem dado tanto pela estação onde trabalha há tantos anos”, indicou Ricardo Sá Fernandes.

O advogado acrescentou que “houve outros colegas que também transmitiram o conteúdo de e-mails trocados ao conselho de redação”. A suspensão de Ana Leal vai durar enquanto decorrer o inquérito interno instaurado pela TVI, continuando a auferir o seu vencimento, confirmou ainda.

Em 2013 a jornalista tinha sido suspensa depois de ter feito uma participação também ao conselho de redação contra uma notícia sua retirada do alinhamento do Jornal das 8 pela então subdiretora Judite Sousa, lembrou o Observador.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.