Vaticano: Américo Aguiar torna-se o 47.º cardeal português – o nono do Papa Francisco

José Sena Goulão / Lusa

O bispo Américo Aguiar

O bispo Américo Aguiar tornou-se, este sábado, o 47.º cardeal de nacionalidade portuguesa, no consistório ordinário público, o nono do Papa Francisco, a que vai presidir na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Decorreu na manhã deste sábado a cerimónia que distinguiu o bispo Américo Aguiar como cardeal – o 47.º português.

A celebração começou com uma saudação ao Papa Francisco por um dos novos cardeais em nome de todos, seguindo-se uma oração do Sumo Pontífice, a leitura do Evangelho e a homilia.

Depois de fazer a leitura, em latim, da “fórmula de criação”, Francisco elencou os nomes dos novos cardeais, que fazem nesta altura a profissão de fé e o juramento de fidelidade e obediência ao pontífice e aos seus sucessores.

Américo Aguiar, presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e coordenador geral da organização da visita, em agosto último, do Papa Francisco a Portugal, foi o 17.º de uma lista de 21 (18 eleitores num futuro conclave) a ser criado cardeal.

A cada cardeal o Papa entregou o barrete vermelho, o anel e a bula de nomeação, tendo-lhes sido atribuída a titularidade de uma igreja de Roma, como sinal de participação na preocupação pastoral do Papa na cidade.

“Um sinal de reconhecimento”

António Costa desejou as “maiores felicidades” ao bispo Américo Aguiar, até agora bispo auxiliar de Lisboa.

Através de uma publicação na sua página da rede social X (antigo Twitter), o primeiro-ministro português considerou que a distinção “é um sinal do reconhecimento do seu mérito e trabalho”.

Costa acrescenta que Américo Aguiar “vai para uma Diocese muito importante e exigente, Setúbal, onde seguramente também fará um excelente trabalho”.

O bispo Américo Aguiar torna-se, assim, no 47.º cardeal português, no consistório ordinário público, o nono do Papa Francisco, a que vai presidir na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Américo Aguiar, novo bispo de Setúbal, tem 49 anos.

Ordenado sacerdote em 2001, sendo integrado na Diocese do Porto, nesta desempenhou vários cargos, como pároco e vigário-geral.

Foi também diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Portuguesa e presidente da Irmandade dos Clérigos, antes de ingressar na Diocese de Lisboa, onde foi bispo auxiliar.

Hoje, além de Américo Aguiar, foram criados mais 17 cardeais eleitores.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.