As comemorações do Ano Santo, no Vaticano, vão ter segurança reforçada por causa de possíveis ataques do Estado Islâmico. Quem quiser participar, terá de fazer uma inscrição online.
Com a chegada do Ano Santo, a segurança no Vaticano vai ser reforçada, avança esta segunda feira o Diário de Notícias.
Convocado pelo papa Francisco, o jubileu inicia as celebrações a 8 de dezembro e a decisão de ter segurança reforçada serve “para prevenir possíveis ataques terroristas por parte do auto proclamado Estado Islâmico“, afirma o jornal.
Para participar nas celebrações, os peregrinos deverão fazer, gratuitamente, “uma inscrição prévia na Internet” e, à chegada das portas santas das quatro basílicas de Roma, é obrigatória “a passagem em check points”.
De acordo com o diário, o anúncio destas medidas foi feito por D. Liberio Andreatta, responsável pela Obra Romana de Peregrinações e organizador da logística de acolhimento do Ano Santo.
A inscrição assegura dia e hora marcados para a passagem nas portas, segundo explicou o responsável pelas celebrações, e pode ser feita em Roma, onde haverá pontos destinados a esse fim.
Este ano o evento espera entre 25 a 33 milhões de peregrinos.
Em março deste ano, o embaixador do Vaticano nas Nações Unidas, Silvano Tomasi, aprovou uma ação militar contra os jihadistas no Iraque e na Síria, uma posição invulgar visto que o Vaticano se opõe ao uso da força.
ZAP