Alunos dos Açores vão ter mais uma aula de Português e Matemática que o resto do país

SESI SP / Flickr

Os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos Açores vão ter mais uma aula por semana de Português e de Matemática do que os seus colegas do resto do país no ano lectivo que agora se inicia.

A iniciativa, anunciada este domingo pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Escola Básica António José d’Ávila, na cidade da Horta, é uma das medidas de combate ao insucesso escolar que o executivo quer implementar este ano.

“Porque entendemos que o domínio da língua e do raciocínio matemático são fundamentais para desenvolver as restantes competências, disponibilizamos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, a todas as escolas, neste ano lectivo, um crédito horário lectivo adicional”, explicou Vasco Cordeiro.

Este crédito adicional permitirá que cada turma disponha de mais 90 minutos semanais, que serão divididos entre as disciplinas de Português e Matemática, aumentando de cinco para seis o número de horas lectivas em cada uma.

massgovernor / Flickr

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro

O chefe do executivo adiantou ainda que a região está a elaborar um Plano Regional de Promoção do Sucesso Escolar, para aplicar já este ano lectivo, que inclui várias medidas destinadas a combater o insucesso escolar.

“Este plano regional vai ser concebido a partir da audição de todos os intervenientes no processo educativo, contará com uma comissão científica de reconhecida competência e orientará a luta que enfrentamos em termos educativos: a do combate ao insucesso escolar e ao abandono escolar precoce”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Outra das medidas anunciadas foi a criação da figura de “mediadores escolares“, ou seja, docentes formados em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social, que irão trabalhar junto dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.

“Oito escolas da nossa região aderiram a este projecto, orientado para o desenvolvimento das competências não cognitivas, mas essenciais ao sucesso escolar dos jovens com risco de insucesso escolar”, sublinhou.

Vasco Cordeiro lembrou, no entanto, que o as “condições necessárias” para o sucesso escolar não dependem apenas do Governo ou das escolas, mas que começa sobretudo “em cada família açoriana”.

No ano lectivo que agora se inicia, estão matriculados mais de 41 mil alunos, distribuídos por mais de 175 escolas da rede pública, onde vão leccionar cerca de 4700 professores e cerca de 2300 funcionários.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É lamentável como de um comentário se faz uma notícia que por sua vez é discrepante da verdade. Basta, sr jornalista ir confirmar que na realidade os Açores apenas se igualaram ao Continente no que agora propõem a mais.

RESPONDER

Maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje da Noruega

A maior expedição científica de sempre ao Ártico parte hoje para estudar durante um ano os efeitos visíveis das alterações climáticas no Pólo Norte. O quebra-gelo Polarstern, do instituto Alfred-Wegener, de Bremerhaven, na Alemanha, partirá do …

Asteróide "sorrateiro" pregou um susto à NASA e quase colidiu com a Terra em julho

Em finais de julho, um asteróide do tamanho de um campo de futebol pregou um susto à NASA quando passou a apenas 65.0175 quilómetros da Terra. Foi a maior rocha espacial a passar tão perto …

Vem aí o Dia 0. A Austrália vai ficar sem água (e pode não ser a única)

O Dia 0 está a chegar e a Austrália está prestes a ficar sem água. Os cientistas dizem que este é um aviso para todas as outras regiões em redor do mundo. Este dia vai marcar …

Mujahid é a misteriosa figura por detrás da propaganda talibã (mas pode nem ser real)

Zabihullah Mujahid pode não ser um nome reconhecido pelas pessoas, mas a verdade é que tudo aquilo que ele diz é escutado atentamente por todo o mundo. Mujahid é o porta-voz dos talibãs há 12 anos …

O rapper, a mulher adúltera, a caçadeira e a PIDE feminista. Polémica com videoclip de Valete

Numa altura em que continuam a contar-se as mulheres que morrem vítimas de violência doméstica, o último videoclip de Valete, um dos rappers mais reconhecidos do país, está a causar polémica. Há quem considere que faz …

Milhares de milhões de pássaros desapareceram dos EUA

Um quarto de todos os pássaros dos EUA desapareceram desde 1970, segundo uma pesquisa publicada esta quinta-feira na revista Science, que dá conta de uma perda de biodiversidade contabilizada em 30% da população total de …

Cruzeiro "exclusivamente para britânicos" levanta polémica

Uma brochura que prometia viagens de cruzeiro exclusivas para britânicos levou várias pessoas a queixarem-se da Saga, uma empresa especializada em serviços para clientes com mais de 50 anos. A empresa já remeteu as culpas …

Começou à "invasão" da Área 51. Já há detidos e até um festival

Pelo menos 75 pessoas já chegaram à Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos, em resposta a um evento criado no Facebook. Milhão e meio de pessoas combinaram invadir esta sexta-feira esta zona misteriosa …

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo: 13 milhões de dólares por prisioneiro

Guantánamo é a prisão mais cara do mundo. Para manter as instalações a funcionar, cada prisioneiro custa 13 milhões de dólares ao Estado norte-americano. A prisão de segurança máxima de ADX Florence, em Colorado, nos Estados …

Gabriela foi morta pelo ex-marido e os colegas convocaram uma vigília por ela

Gabriela Monteiro, de 46 anos, foi morta pelo seu ex-marido, junto ao Tribunal de Braga. O Theatro Circo, onde trabalhava há uma década, convocou uma vigília por ela. O homem esfaqueou a mulher no peito e pescoço …