Alunos dos Açores vão ter mais uma aula de Português e Matemática que o resto do país

SESI SP / Flickr

Os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos Açores vão ter mais uma aula por semana de Português e de Matemática do que os seus colegas do resto do país no ano lectivo que agora se inicia.

A iniciativa, anunciada este domingo pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Escola Básica António José d’Ávila, na cidade da Horta, é uma das medidas de combate ao insucesso escolar que o executivo quer implementar este ano.

“Porque entendemos que o domínio da língua e do raciocínio matemático são fundamentais para desenvolver as restantes competências, disponibilizamos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, a todas as escolas, neste ano lectivo, um crédito horário lectivo adicional”, explicou Vasco Cordeiro.

Este crédito adicional permitirá que cada turma disponha de mais 90 minutos semanais, que serão divididos entre as disciplinas de Português e Matemática, aumentando de cinco para seis o número de horas lectivas em cada uma.

massgovernor / Flickr

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro

O chefe do executivo adiantou ainda que a região está a elaborar um Plano Regional de Promoção do Sucesso Escolar, para aplicar já este ano lectivo, que inclui várias medidas destinadas a combater o insucesso escolar.

“Este plano regional vai ser concebido a partir da audição de todos os intervenientes no processo educativo, contará com uma comissão científica de reconhecida competência e orientará a luta que enfrentamos em termos educativos: a do combate ao insucesso escolar e ao abandono escolar precoce”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Outra das medidas anunciadas foi a criação da figura de “mediadores escolares“, ou seja, docentes formados em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social, que irão trabalhar junto dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.

“Oito escolas da nossa região aderiram a este projecto, orientado para o desenvolvimento das competências não cognitivas, mas essenciais ao sucesso escolar dos jovens com risco de insucesso escolar”, sublinhou.

Vasco Cordeiro lembrou, no entanto, que o as “condições necessárias” para o sucesso escolar não dependem apenas do Governo ou das escolas, mas que começa sobretudo “em cada família açoriana”.

No ano lectivo que agora se inicia, estão matriculados mais de 41 mil alunos, distribuídos por mais de 175 escolas da rede pública, onde vão leccionar cerca de 4700 professores e cerca de 2300 funcionários.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É lamentável como de um comentário se faz uma notícia que por sua vez é discrepante da verdade. Basta, sr jornalista ir confirmar que na realidade os Açores apenas se igualaram ao Continente no que agora propõem a mais.

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …