Alunos dos Açores vão ter mais uma aula de Português e Matemática que o resto do país

SESI SP / Flickr

Os alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos Açores vão ter mais uma aula por semana de Português e de Matemática do que os seus colegas do resto do país no ano lectivo que agora se inicia.

A iniciativa, anunciada este domingo pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, durante a cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Escola Básica António José d’Ávila, na cidade da Horta, é uma das medidas de combate ao insucesso escolar que o executivo quer implementar este ano.

“Porque entendemos que o domínio da língua e do raciocínio matemático são fundamentais para desenvolver as restantes competências, disponibilizamos nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, a todas as escolas, neste ano lectivo, um crédito horário lectivo adicional”, explicou Vasco Cordeiro.

Este crédito adicional permitirá que cada turma disponha de mais 90 minutos semanais, que serão divididos entre as disciplinas de Português e Matemática, aumentando de cinco para seis o número de horas lectivas em cada uma.

massgovernor / Flickr

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro

O chefe do executivo adiantou ainda que a região está a elaborar um Plano Regional de Promoção do Sucesso Escolar, para aplicar já este ano lectivo, que inclui várias medidas destinadas a combater o insucesso escolar.

“Este plano regional vai ser concebido a partir da audição de todos os intervenientes no processo educativo, contará com uma comissão científica de reconhecida competência e orientará a luta que enfrentamos em termos educativos: a do combate ao insucesso escolar e ao abandono escolar precoce”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Outra das medidas anunciadas foi a criação da figura de “mediadores escolares“, ou seja, docentes formados em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social, que irão trabalhar junto dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.

“Oito escolas da nossa região aderiram a este projecto, orientado para o desenvolvimento das competências não cognitivas, mas essenciais ao sucesso escolar dos jovens com risco de insucesso escolar”, sublinhou.

Vasco Cordeiro lembrou, no entanto, que o as “condições necessárias” para o sucesso escolar não dependem apenas do Governo ou das escolas, mas que começa sobretudo “em cada família açoriana”.

No ano lectivo que agora se inicia, estão matriculados mais de 41 mil alunos, distribuídos por mais de 175 escolas da rede pública, onde vão leccionar cerca de 4700 professores e cerca de 2300 funcionários.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É lamentável como de um comentário se faz uma notícia que por sua vez é discrepante da verdade. Basta, sr jornalista ir confirmar que na realidade os Açores apenas se igualaram ao Continente no que agora propõem a mais.

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …