Os alojamentos turísticos portugueses têm alguns requisitos de entrada, estipulados pelo Governo, que causam estranheza a alguns turistas. Principalmente aos que não são do sul da Europa.
No momento de uma reserva, em qualquer alojamento nacional, são pedidos um conjunto de dados pessoais, como o nome completo, a data de nascimento, a nacionalidade, a morada e do documento de identificação.
Ao Escape, Dilvin Yasa conta que reservou um apartamento em Portugal, através do Airbnb e estranhou que, além disso, o proprietário lhe tivesse solicitado o número de passaporte, o número do voo e o país de origem.
São “requisitos de entrada do Governo Português”, explicou a escritora de viagens, que encarou aquilo com alguma estranheza e questionamento.
“Nos alojamentos pedem o nome completo, data de nascimento, nacionalidade, morada e detalhes de um documento de identificação do hóspede. A maioria dos proprietários pede a informação assim que a reserva é feita. Informação do voo? Suspeito que isso seja para benefício deles“, atirou Dilvin Yasa.
Portugal não é, contudo, o único país que exige este tipo de informação pessoal, antes de uma estadia. Espanha e Itália também pedem os mesmos detalhes.
Dilvin Yasa critica essas regras e revela preocupação, na partilha dos dados.
“Há hesitação em partilhar a informação pessoal, mas, se nos recusarmos a cumprir, é provável que cancelem a reserva. Aqueles que continuam com a reserva após a sua recusa (e alguns fazem-no) estão a violar a lei”, disse.
O SEF não solicita o número do voo nem o país de origem do voo!
Segundo se consta fotografam os documentos de identificação.
Convém realçar que imóveis construídos para habitação não podem ser colocados para alojamento local, turístico, temporário, ou de curta duração, é proibido por Lei.
Esta é uma das razoes pelas quais o alojamento local é tao seguro. Nao entra ninguem nos prédios sem que se saiba e se comunique às autoridades quem são!
Não, não é proibido. E também não se fotografam documentos. Quando fica num hotel também tem de apresentar documento de identificação. É igual.
Estou farto de viajar por este mundo fora, e a grande maioria pede esses dados. Estranho que se produza um trabalho desta natureza.
@Figueiredo
Fontes vozes da sua cabeça
No Brasil, essas informações são pedidas nos alojamentos (hotéis, pousadas e locações pela Airbnb) e utilizada snas estatísticas de turismo
Boa tarde, sou proprietária de um alojajento local e não me parece errado que se peçam essas informações aos hóspedes, uma vez que estamos a colocar estranhos nas nossas casas. Todo o cuidado é pouco e mesmo assim, há certas situações menos agradáveis que é impossível evitar, mesmo tendo nós os dados dos hóspedes nas nossas mãos. Teria de haver alguma forma de se garantir a integridade dos anfitriões a todos os níveis.