Alemão ganha na justiça o direito a urinar de pé

Um juiz na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, deu a um homem o direito de urinar de pé depois de uma disputa judicial entre ele e o seu senhorio.

O homem, cujo nome não foi divulgado, contestou na Justiça uma conta de três mil euros que recebeu do senhorio por supostos danos causados por respingos de urina no piso de mármore da casa-de-banho de seu apartamento.

Mas o juiz Stefan Hank, que presidiu o caso, deu razão ao inquilino, observando que “urinar de pé ainda é uma prática comum”.

Na Alemanha, existe mesmo um debate sobre se homens devem urinar em pé ou sentados. Diversas casas-de-banho públicas do país exigem que os homens urinem sentados por uma questão de higiene.

Quem adere à prática de sentar-se, porém, costuma ser apelidado de Sitzpinkler, termo que sugere um comportamento não muito masculino.

Os debates já envolveram até grupos feministas e, segundo os media alemães, as gerações mais jovens de alemães já não insistem em urinar de pé.

O juiz Hank exortou o inquilino a uma mudança de hábitos, alertando que urinar de pé vai-lhe causar “desavenças com pessoas a viver sob o mesmo teto, especialmente do sexo feminino”.

No entanto, o magistrado recusou-se a aceitar o argumento de que o homem poderia ser responsabilizado pelos danos ao piso.

“Apesar da crescente domesticação masculina neste assunto, urinar de pé ainda é a prática mais comum”, constatou o juiz.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.