/

Aleksander Ceferin é o novo presidente da UEFA

Yannis Kolesidis / EPA

Aleksander Ceferin é o novo presidente da UEFA

Aleksander Ceferin é o novo presidente da UEFA

O presidente da Federação Eslovena de Futebol foi esta quarta-feira eleito presidente da UEFA.

Aleksander Ceferin, presidente da Federação Eslovena de Futebol e apoiado pelo organismo federativo português, foi eleito esta quarta-feira presidente da UEFA.

O esloveno, de 48 anos, sucede a Michel Platini, suspenso por quatro anos de toda a atividade ligada ao futebol, e cumprirá um primeiro mandato de dois anos e meio, o que restava ao francês.

No Congresso Extraordinário eleitoral, em Atenas, Ceferin, que concorria com Michael van Praag, presidente da Federação Holandesa de Futebol, recebeu 42 votos a favor, contra 13 para o holandês, de 68 anos.

Antes de serem conhecidos os resultados, Platini, num discurso que abriu a cerimónia, disse estar de “consciência tranquila”.

“Estou de consciência tranquila e absolutamente convicto de que não cometi qualquer falha. Vou continuar a lutar por todas as formas legais para provar a minha inocência”, disse o francês.

Platini, que teve de merecer a autorização da FIFA para discursar neste congresso eleitoral, presidia à UEFA desde 2007, mas apresentou a demissão do cargo a 9 de maio deste ano, depois de o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) ter decidido o seu afastamento por quatro anos.

O antigo capitão da seleção francesa tinha sido inicialmente suspenso por oito anos, na sequência da divulgação pública de um pagamento de dois milhões de francos suíços, cerca de 1,8 milhões de euros, que recebeu do então presidente da FIFA, com base num contrato oral firmado com Joseph Blatter, configurando um conflito de interesses.

“Vocês vão continuar esta bela missão sem mim. Gostaria de salientar que não guardo rancor a ninguém e aos que não me apoiaram. Toda a gente tem o direito às próprias convicções”, sublinhou.

ZAP / Lusa / Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.