Embora sejam conhecidas por cozinharem alimentos de forma mais saudável, as air fryers têm outro benefício até então desconhecido.
As air fryers tornaram-se um aparelho de cozinha popular pela sua eficiência, acessibilidade e capacidade de cozinhar refeições mais saudáveis. Agora, um novo estudo da Universidade de Birmingham revela outra razão para as usar: as air fryers emitem significativamente menos poluição do ar interior.
O estudo examinou cinco métodos de confeção comuns enquanto preparava peito de frango num ambiente controlado. Os investigadores mediram os níveis de material particulado (MP) e compostos orgânicos voláteis (COVs), ambos poluentes nocivos do ar.
Entre os métodos testados, a fritura a ar produziu os níveis mais baixos de poluição. Os investigadores descobriram que a fritura a ar emitiu apenas 0,6 microgramas de MP por metro cúbico de ar e 20 partes por bilião de COVs.
Em comparação, a fritura na frigideira – o método mais poluente – emitiu 92,9 microgramas de MP e 260 partes por bilião de COV. Mesmo a cozedura, frequentemente considerada como o método menos poluente, libertou um pouco mais de poluentes do que a fritura com air fryer.
O material particulado consiste em partículas microscópicas que podem ser inaladas, potencialmente causando problemas respiratórios e cardiovasculares, explica o Daily Mail. Os COV, por sua vez, são gases que incluem substâncias químicas associadas a vários problemas de saúde.
A exposição a estes poluentes é particularmente preocupante, uma vez que as pessoas passam mais de 80% do seu tempo dentro de casa, de acordo com o estudo.
A poluição do ar interior tem sido associada a uma série de riscos para a saúde, desde irritações respiratórias e ataques de asma a condições mais graves, como doenças cardíacas, doenças neurodegenerativas e aumento do risco de cancro.
Os investigadores sublinharam que a melhoria da ventilação, como a utilização de exaustores ou a abertura de janelas, pode ajudar a reduzir a exposição. No entanto, a escolha de métodos de confeção menos poluentes também pode fazer uma diferença significativa.
Christian Pfrang, autor principal do estudo publicado recentemente na revista Indoor Air, observou que, embora fatores como a quantidade de óleo de cozinha e a temperatura do fogão possam influenciar os níveis de poluição, as air fryers emitem consistentemente menos poluição. Pfrang também aconselhou a ventilação contínua após a confeção, pois os poluentes permanecem no ar por mais de uma hora depois.
Euro-econóias:
O Air Fryer também é usado na produção de drogas.