Águias venceram 8 dos últimos 11 encontros com os leões

José Goulão / Flickr

-

O Benfica tem um domínio quase absoluto nos confrontos futebolísticos com o Sporting na secunda década do século XXI, com oito triunfos e apenas uma derrota, sofrida com um golo de penálti.

A 08 de abril de 2012, em Alvalade, o holandês Ricky van Wolfswinkel, presentemente no Saint-Étienne, marcou de grande penalidade o golo que selou o único triunfo dos ‘leões’ face às ‘águias’ desde a temporada 2010/11.

No total, nos 11 jogos, entre campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, o Benfica venceu oito e ‘cedeu’ apenas dois empates e um desaire, sendo que disputou 7 jogos como anfitrião e apenas 4, todos para a I Liga, em Alvalade.

A última igualdade aconteceu no encontro da primeira volta do campeonato, a 31 de agosto de 2014, na Luz, onde as ‘águias’ marcaram primeiro, aos 12 minutos, pelo argentino Gaitán, e os ‘leões’ empataram aos 20, num tento do argelino Slimani, ‘oferecido’ por enorme falha do brasileiro Artur.

O outro empate aconteceu no derradeiro embate em Alvalade, para a terceira ronda da I Liga 2013/14: o colombiano Freddy Montero adiantou os locais, aos 11 minutos, e o sérvio Markovic empatou aos 65, após grande jogada individual.

De resto, os outros oito encontros só ‘deram’ Benfica, que, para começar, venceu os três realizados em 2010/11, os dois primeiros por 2-0, para o campeonato: Cardozo ‘bisou’ na Luz e Salvio e Gaitán marcaram em Alvalade.

DR Gualter Fatia / SportLisboaBenfica / Facebook

-

As duas equipas ainda se encontraram uma terceira vez, com os ‘encarnados’ a vencerem em casa por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga, graças a um golo do espanhol Javi Garcia já nos descontos, aos 90+1 minutos.

Na época 2011/12, o Benfica somou o quarto triunfo consecutivo (1-0) e de novo com um golo do agora jogador dos russos do Zenit, desta vez na primeira parte, aos 42 minutos.

Depois do único triunfo ‘leonino’, o ‘onze’ de Jorge Jesus voltou a fazer o pleno em 2012/13, e com dois triunfos por dois golos de diferença.

Em Alvalade, Van Wolfswinkel voltou a marcar e a dar vantagem aos anfitriões, na primeira parte (30 minutos), mas, na segundo, um autogolo de Rojo e mais um ‘bis’ de Cardozo permitiram aos forasteiros vencer por 3-1.

Quase quatro meses depois, na Luz, o Benfica voltou a impor-se, agora por 2-0, com tentos do argentino Salvio, aos 36 minutos, e do brasileiro Lima, aos 75, depois de uma espetacular jogada do ataque dos locais.

Na época passada, e depois do empate em Alvalade, o Benfica eliminou o Sporting da Taça na Luz (4-3), num emocionante embate decidido pelo ‘capitão’ Luisão, no prolongamento, aos 97 minutos, depois de um ‘frango’ de Rui Patrício.

Antes, a formação da casa esteve a vencer por 1-0 e 3-1, com um ‘hat-trick’ de Cardozo, mas o Sporting conseguiu chegar à igualdade, com o argelino Slimani a forçar o tempo extra, já depois da hora (90+2 minutos).

Na segunda volta do último campeonato, o Benfica venceu por 2-0, com dois golos argentinos, o primeiro de Gaitán e o segundo de Enzo Perez, que partiu para o Valência.

Em termos individuais, destaque ‘imenso’ para o paraguaio Oscar Cardozo, entretanto transferido para o Trabzonspor, que marcou oito golos aos ‘leões’ desde 2010/11, precisamente os mesmos que o Sporting marcou ao Benfica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …

Contra “radicalismos, xenofobias e intolerâncias”. Marcelo vai ser distinguido pela mais antiga universidade da Europa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, termina esta quarta-feira em Bolonha a sua visita de Estado a Itália, com um dia dedicado à educação, em que será distinguido pela mais antiga universidade da …

Trump recebe Erdogan na Casa Branca para primeiro encontro após ofensiva na Síria

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe esta quarta-feira na Casa Branca o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, naquele que é o primeiro encontro após a ofensiva turca lançada a 9 de outubro …

O mistério daquilo que torna uma piada engraçada (mas só para algumas pessoas)

https://vimeo.com/372607767 Aquilo que torna uma piada engraçada poderá depender do contexto social e temporal. Cientistas ainda tentam perceber até que ponto o nosso cérebro pode ter influência neste processo. Acha engraçada esta piada da Suméria de 1900 …

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …