Águias venceram 8 dos últimos 11 encontros com os leões

José Goulão / Flickr

-

O Benfica tem um domínio quase absoluto nos confrontos futebolísticos com o Sporting na secunda década do século XXI, com oito triunfos e apenas uma derrota, sofrida com um golo de penálti.

A 08 de abril de 2012, em Alvalade, o holandês Ricky van Wolfswinkel, presentemente no Saint-Étienne, marcou de grande penalidade o golo que selou o único triunfo dos ‘leões’ face às ‘águias’ desde a temporada 2010/11.

No total, nos 11 jogos, entre campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, o Benfica venceu oito e ‘cedeu’ apenas dois empates e um desaire, sendo que disputou 7 jogos como anfitrião e apenas 4, todos para a I Liga, em Alvalade.

A última igualdade aconteceu no encontro da primeira volta do campeonato, a 31 de agosto de 2014, na Luz, onde as ‘águias’ marcaram primeiro, aos 12 minutos, pelo argentino Gaitán, e os ‘leões’ empataram aos 20, num tento do argelino Slimani, ‘oferecido’ por enorme falha do brasileiro Artur.

O outro empate aconteceu no derradeiro embate em Alvalade, para a terceira ronda da I Liga 2013/14: o colombiano Freddy Montero adiantou os locais, aos 11 minutos, e o sérvio Markovic empatou aos 65, após grande jogada individual.

De resto, os outros oito encontros só ‘deram’ Benfica, que, para começar, venceu os três realizados em 2010/11, os dois primeiros por 2-0, para o campeonato: Cardozo ‘bisou’ na Luz e Salvio e Gaitán marcaram em Alvalade.

DR Gualter Fatia / SportLisboaBenfica / Facebook

-

As duas equipas ainda se encontraram uma terceira vez, com os ‘encarnados’ a vencerem em casa por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga, graças a um golo do espanhol Javi Garcia já nos descontos, aos 90+1 minutos.

Na época 2011/12, o Benfica somou o quarto triunfo consecutivo (1-0) e de novo com um golo do agora jogador dos russos do Zenit, desta vez na primeira parte, aos 42 minutos.

Depois do único triunfo ‘leonino’, o ‘onze’ de Jorge Jesus voltou a fazer o pleno em 2012/13, e com dois triunfos por dois golos de diferença.

Em Alvalade, Van Wolfswinkel voltou a marcar e a dar vantagem aos anfitriões, na primeira parte (30 minutos), mas, na segundo, um autogolo de Rojo e mais um ‘bis’ de Cardozo permitiram aos forasteiros vencer por 3-1.

Quase quatro meses depois, na Luz, o Benfica voltou a impor-se, agora por 2-0, com tentos do argentino Salvio, aos 36 minutos, e do brasileiro Lima, aos 75, depois de uma espetacular jogada do ataque dos locais.

Na época passada, e depois do empate em Alvalade, o Benfica eliminou o Sporting da Taça na Luz (4-3), num emocionante embate decidido pelo ‘capitão’ Luisão, no prolongamento, aos 97 minutos, depois de um ‘frango’ de Rui Patrício.

Antes, a formação da casa esteve a vencer por 1-0 e 3-1, com um ‘hat-trick’ de Cardozo, mas o Sporting conseguiu chegar à igualdade, com o argelino Slimani a forçar o tempo extra, já depois da hora (90+2 minutos).

Na segunda volta do último campeonato, o Benfica venceu por 2-0, com dois golos argentinos, o primeiro de Gaitán e o segundo de Enzo Perez, que partiu para o Valência.

Em termos individuais, destaque ‘imenso’ para o paraguaio Oscar Cardozo, entretanto transferido para o Trabzonspor, que marcou oito golos aos ‘leões’ desde 2010/11, precisamente os mesmos que o Sporting marcou ao Benfica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …