Águias venceram 8 dos últimos 11 encontros com os leões

José Goulão / Flickr

-

O Benfica tem um domínio quase absoluto nos confrontos futebolísticos com o Sporting na secunda década do século XXI, com oito triunfos e apenas uma derrota, sofrida com um golo de penálti.

A 08 de abril de 2012, em Alvalade, o holandês Ricky van Wolfswinkel, presentemente no Saint-Étienne, marcou de grande penalidade o golo que selou o único triunfo dos ‘leões’ face às ‘águias’ desde a temporada 2010/11.

No total, nos 11 jogos, entre campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga, o Benfica venceu oito e ‘cedeu’ apenas dois empates e um desaire, sendo que disputou 7 jogos como anfitrião e apenas 4, todos para a I Liga, em Alvalade.

A última igualdade aconteceu no encontro da primeira volta do campeonato, a 31 de agosto de 2014, na Luz, onde as ‘águias’ marcaram primeiro, aos 12 minutos, pelo argentino Gaitán, e os ‘leões’ empataram aos 20, num tento do argelino Slimani, ‘oferecido’ por enorme falha do brasileiro Artur.

O outro empate aconteceu no derradeiro embate em Alvalade, para a terceira ronda da I Liga 2013/14: o colombiano Freddy Montero adiantou os locais, aos 11 minutos, e o sérvio Markovic empatou aos 65, após grande jogada individual.

De resto, os outros oito encontros só ‘deram’ Benfica, que, para começar, venceu os três realizados em 2010/11, os dois primeiros por 2-0, para o campeonato: Cardozo ‘bisou’ na Luz e Salvio e Gaitán marcaram em Alvalade.

DR Gualter Fatia / SportLisboaBenfica / Facebook

-

As duas equipas ainda se encontraram uma terceira vez, com os ‘encarnados’ a vencerem em casa por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga, graças a um golo do espanhol Javi Garcia já nos descontos, aos 90+1 minutos.

Na época 2011/12, o Benfica somou o quarto triunfo consecutivo (1-0) e de novo com um golo do agora jogador dos russos do Zenit, desta vez na primeira parte, aos 42 minutos.

Depois do único triunfo ‘leonino’, o ‘onze’ de Jorge Jesus voltou a fazer o pleno em 2012/13, e com dois triunfos por dois golos de diferença.

Em Alvalade, Van Wolfswinkel voltou a marcar e a dar vantagem aos anfitriões, na primeira parte (30 minutos), mas, na segundo, um autogolo de Rojo e mais um ‘bis’ de Cardozo permitiram aos forasteiros vencer por 3-1.

Quase quatro meses depois, na Luz, o Benfica voltou a impor-se, agora por 2-0, com tentos do argentino Salvio, aos 36 minutos, e do brasileiro Lima, aos 75, depois de uma espetacular jogada do ataque dos locais.

Na época passada, e depois do empate em Alvalade, o Benfica eliminou o Sporting da Taça na Luz (4-3), num emocionante embate decidido pelo ‘capitão’ Luisão, no prolongamento, aos 97 minutos, depois de um ‘frango’ de Rui Patrício.

Antes, a formação da casa esteve a vencer por 1-0 e 3-1, com um ‘hat-trick’ de Cardozo, mas o Sporting conseguiu chegar à igualdade, com o argelino Slimani a forçar o tempo extra, já depois da hora (90+2 minutos).

Na segunda volta do último campeonato, o Benfica venceu por 2-0, com dois golos argentinos, o primeiro de Gaitán e o segundo de Enzo Perez, que partiu para o Valência.

Em termos individuais, destaque ‘imenso’ para o paraguaio Oscar Cardozo, entretanto transferido para o Trabzonspor, que marcou oito golos aos ‘leões’ desde 2010/11, precisamente os mesmos que o Sporting marcou ao Benfica.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …