A água é diferente de outros líquidos e os cientistas descobriram finalmente porquê

A água é um líquido muito estranho, já que se comporta de maneira diferente de outro qualquer. Agora, uma equipa de cientistas pensa ter descoberto porquê: o arranjo das suas moléculas é o culpado.

Um dos aspetos mais estranhos da água é a sua densidade incomum. Normalmente, os líquidos tornam-se cada vez mais densos à medida que são arrefecidos, mas a água atinge a sua densidade máxima aos 4 graus Celsius.

Abaixo desta temperatura, é menos densa, principalmente quando se torna gelo, aos 0 graus Celsius. O gelo é menos denso do que a água e é por esta razão que o gelo flutua e que corpos de água congelam de cima para baixo.

A água tem também uma tensão superficial muito alta – além do mercúrio, tem a tensão superficial mais alta de todos os líquidos. Além disso, a água tem também um ponto de ebulição muito alto, e o facto de muitas substâncias químicas se dissolverem nela também é algo muito peculiar, se a compararmos com outros líquidos.

Para compreender estas diferenças, os cientistas precisaram de se aprofundar a nível molecular. Tanto à temperatura ambiente como em forma de gelo, a água tem um arranjo tetraédrico de moléculas, o que significa que cada molécula de água está ligada a outras quatro moléculas, em forma de pirâmide irregular.

Cientistas da Universidade de Bristol e da Universidade de Tóquio usaram um supercomputador e modelagem computadorizada para realizar algumas mudanças na natureza de pirâmide das moléculas de água.

Através destes ajustes, conseguiram fazer a água comportar-se como outros líquidos, como tornar o gelo mais denso do que a água líquida, por exemplo.

De acordo com a equipa de cientistas, esta técnica funcionou em todas as peculiaridades da água, indicando assim que as propriedades anómalas da água são um resultado direto do seu arranjo molecular. Os resultados foram publicados na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

“Através deste procedimento descobrimos que o que faz a água comportar-se de forma anómala é a presença de um arranjo molecular muito particular, como o tetraédrico”, explica o autor principal, John Russo, ao ScienceAlert.

No entanto, sem água e sem as suas particularidades, a vida como a conhecemos não seria possível. A sua baixa densidade é o motivo pelo qual a água se expande quando congelada, o que permitiu, por sua vez, moldar o nosso planeta, por exemplo. Além disso, a água, da forma como ela é, consegue dissolver nutrientes essenciais à nossa sobrevivência.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “Através deste procedimento descobrimos que o que faz a água comportar-se de forma anómala é a presença de um arranjo molecular muito particular, como o tetraédrico” – O segredo de DEUS, do Universo e de Tudo o que É reside na Geometria Sagrada. Do macro ao micro.
    Procurem e constatarão.

RESPONDER

Hotelaria pressiona Governo. Quer que turistas com estadias marcadas possam circular entre concelhos

A proibição de deslocação entre concelhos entre dia 30 de outubro e 3 de novembro de modo a evitar contágios agradou a alguns, mas não ao setor hoteleiro, que quer ser deixado de fora da …

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …