Água poluída com antidepressivos afeta o comportamento dos peixes

treegrow / Flickr

Gambusia holbrooki

Um novo estudo sugere que a presença de antidepressivos na vida marinha também pode estar a afetar a forma como os peixes procuram comida.

A nova investigação, conduzida por cientistas da Universidade Monash, na Austrália, destaca um possível falha de outros estudos que determina o impacto de resíduos psicoativos na vida selvagem, escreve o Science Alert.

Os investigadores recolheram um grupo de fêmeas da espécie Gambusia holbrooki de um local não contaminado e colocou-o dividido em grandes tanques, um por um, ou em grupos de três.

Alguns peixes foram colocados em níveis baixos ou altos de fluoxetina (popularmente conhecida como Prozac) durante um mês, enquanto outro grupo não teve qualquer exposição a esta substância.

Depois, todos os espécimes foram colocados em tanques que permitiram aos cientistas observar como os peixes caçavam a sua refeição favorita: larvas.

Para os peixes solitários, a exposição ao antidepressivo não fez diferença na sua ânsia de comer. Mas esse não foi o caso quando os peixes estavam a caçar em grupos. As diferenças reduziram-se ao seu peso, já que a caça gera competição dentro de um grupo, na qual os peixes de maior tamanho tentam comer o máximo possível.

Os animais que não foram expostos a este fármaco fizeram “uma corrida” — quanto maior a variação do seu peso, mais agressivamente cada peixe caçava. Para os peixes expostos à fluoxetina, nem o seu peso médio nem a variação puderam prever o número de interações agressivas que tiveram enquanto procuravam comida.

“A exposição à fluoxetina interrompeu a relação entre o número total de presas consumidas e o desvio padrão no peso do grupo”, diz o ecologista comportamental Bob Wong, um dos autores do estudo agora publicado na revista científica Biology Letters.

“Os nossos resultados sugerem que o contexto social pode ser um fator importante, mas subestimado, que influencia os impactos ecológicos dos poluentes químicos na vida selvagem”, diz o biólogo Jake Martin, outro dos autores do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …