Agrião pode ajudar doentes com cancro

-

Investigadores portugueses estão a estudar as vantagens fortificantes e antioxidantes do agrião de água nos doentes com cancro, tornando as células saudáveis mais resistentes e abrandando o crescimento das malignas, disse hoje uma das participantes no trabalho.

“O objectivo deste trabalho é o ensaio clínico em doentes com neoplasia da mama e investigar se dietas fortificadas com um alimento que é muito rico em nutracêuticos [alimentos que têm capacidade de proporcionar benefícios à saúde], nomeadamente o agrião de água, têm algum impacto em termos de manter as células saudáveis mais resistentes aos tratamentos”, explicou à agência Lusa Paula Ravasco.

FMUL

Paula Ravasco, cientista do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da FMUL.

Dr. Paula Ravasco, cientista do Instituto de Medicina Molecular da FMUL.

A cientista do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa avançou que a fortificação da dieta com esse alimento poderá ter um impacto em termos da resistência do DNA das células e, com isso, na qualidade de vida dos doentes, na manutenção da capacidade funcional e no seu estado metabólico.

Estudos anteriores, realizados in vitro, concluíram que o agrião de água é rico numa substância que pode ter um impacto na doença oncológica. “Podemos, por um lado, optimizar a terapêutica antineoplásica e, ao mesmo tempo, tentar reduzir os efeitos adversos dessa terapêutica que os doentes obrigatoriamente têm de fazer”, explicou.

Isabel Monteiro Grillo, também investigadora do IMM, disse à Lusa saber-se já que os doentes com cancro experimentam alterações nutricionais importantes que, “em determinadas circunstâncias, podem mesmo levar à morte”, por desnutrição e caquexia.

Sendo o agrião uma substância tão rica, sobretudo num elemento protector das células benignas, em vitamina A, C, em complexo B, ferro, magnésio, zinco, enxofre, cálcio, flúor e potássio, os cientistas pensam que poderá ser um importante bloqueador do crescimento das células cancerígenas.

“Achamos que estávamos numa altura certa para experimentar este produto no sentido de, não só, melhorar o prognóstico da doença, como a resistência ao tratamento e a diminuição da toxicidade das células derivada” da terapia, acrescentou Isabel Monteiro Grillo.

isabel.monteirogrillo / Facebook

Isabel Monteiro Grillo, também investigadora do IMM da FMUL

Profª. Doutora Isabel Monteiro Grillo, investigadora no IMM da FMUL, Directora do Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar Lisboa Norte

Esta especialista alerta que o cancro produz alterações nutricionais nos pacientes e a maioria dos médicos e profissionais de saúde não estão sensibilizados para a situação e defende que é preciso contrariar estas mudanças “porque isso é possível”.

A investigação, que vai ter a participação de 200 doentes e se inicia no serviço de radioterapia de um hospital central, em Lisboa, resulta da “colaboração entre uma empresa que se disponibilizou para ajudar, uma universidade, um instituto de investigação”, segundo Isabel Monteiro Grillo.

O agrião parece ter a capacidade de aumentar a resistência das células ao stress oxidativo, o qual pode ser causado por vários factores, do fumo do tabaco à poluição ou outros mecanismos, resultando na lesão das células e na morte celular.

“Aquilo que os clínicos querem é que os doentes tenham menos sintomatologia dos tratamentos e que os médicos possam ter mais uma forma de ajudar a que a doença possa não progredir tão depressa”, resumiu Paula Ravasco.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam ondas de luz que atravessam materiais opacos

Uma equipa de cientistas descobriu que é possível criar feixes de luz "indestrutíveis" que praticamente não se alteram quando atravessam um meio. Só se tornam fracos. Cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, e da …

Se o Planeta 9 existir, pode não estar onde pensamos

Uma equipa de astrónomos conseguiu obter novas informações sobre o Planeta 9 que podem significar que a sua órbita é muito mais elíptica do que o previsto. Konstantin Batygin e Michael Brown, do California Institute of …

As mudanças climáticas estão a contribuir para a alteração do sabor do café

Há muito tempo que se tem conhecimento que as mudanças climáticas têm tido um impacto negativo no ambiente e na população, o que não se sabia é que este fenómeno também está a afetar o …

Químicos encontrados na comida e no ar ameaçam a fertilidade dos homens

Em apenas algumas gerações, a contagem de espermatozoides humanos pode diminuir para níveis abaixo daqueles considerados adequados para a fertilidade. Esta é a afirmação alarmante feita no novo livro da epidemiologista Shanna Swan, "Countdown", que reúne …

"Nomadland" é aposta na reabertura das salas de cinema

As salas de cinema reabrem já na segunda-feira e a grande aposta é Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao. O premiado filme Nomadland – Sobreviver na América, da realizadora Chloé Zhao, é a …

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …