“Idiotice criminosa”. Agente diz que Maradona não teve assistência médica adequada

Matías Morla, agente e advogado de Diego Maradona, afirmou esta quinta-feira que o ex-futebolista, que morreu na quarta-feira, não teve assistência médica adequada e vai pedir que essa questão seja “investigada até às últimas consequências”.

“É inexplicável que durante 12 horas o meu amigo [Maradona] não tenha tido a atenção médica que devia ter tido, por causa do seu estado de saúde. A ambulância demorou mais de meia hora a chegar o que é uma idiotice criminosa”, escreveu Matías Morla na sua conta na rede social Twitter.

O agente de Maradona garantiu que essa situação “não será esquecida” e vai pedir que seja “investigada até às últimas consequências”.

“Diego disse-me que eu sou o soldado dele e para agir sem misericórdia”, frisou.

Morla esclareceu ainda que não vai comparecer no velório de Maradona, por já ter feito a sua despedida pessoalmente.

“Para definir Diego neste momento de profunda desolação e dor, posso dizer que ele foi um bom filho, foi o melhor jogador de futebol da história e foi uma pessoa honesta”, concluiu.

Velório de Maradona termina com confrontos

O velório de Diego Maradona terminou com confrontos entre a polícia e adeptos, com a família a decidir iniciar o cortejo fúnebre para o cemitério.

Vários adeptos invadiram a Casa Rosada, palácio do governo e onde estava o corpo de Maradona em câmara ardente, com o caixão a ter de ser retirado, ficando sob proteção de militares.

A polícia foi obrigada a utilizar balas de borracha, bombas de gás lacrimogéneo e jatos de água para afastar a multidão, com a família de Maradona a decidir terminar o velório e começar o cortejo para o cemitério.

Os adeptos forçaram uma das portas de entrada, derrubando o pessoal de segurança, além de saltarem as grades que protegem a sede do governo. Apesar da intervenção das autoridades, cerca de 200 pessoas entraram no local.

Estes incidentes aconteceram depois de a família de Maradona ter decidido alargar o horário do velório por mais três horas, para permitir que mais pessoas pudessem prestar a última homenagem a ‘El Pibe’ e terminar com a confusão em redor da Casa Rosada.

Os adeptos que iriam ficar fora da homenagem acabaram por reagir com violência, atirando pedras e garrafas contra as autoridades, que responderam com balas de borracha e gás lacrimogéneo.

Dentro da Casa Rosada, o Presidente da Argentina, Alberto Fernández, avaliava como poderia continuar a homenagem a Maradona, mas a família decidiu terminar o velório e iniciar o cortejo fúnebre até ao cemitério Jardín Bella Vista, a 40 quilómetros de Buenos Aires.

Família esconde morte de Maradona a ex-treinador

A família de Carlos Bilardo decidiu simular uma avaria na televisão, para evitar que o antigo selecionador argentino tome conhecimento da morte de Diego Maradona, por temer um agravamento do seu estado de saúde – sofre de uma doença degenerativa.

Jorge, irmão de Carlos Bilardo, explicou em declarações à comunicação social local que a decisão foi tomada para proteger o antigo selecionador, que levou a Argentina à conquista do título mundial de 1986, no qual Maradona foi a estrela.

“Para o Carlos, o Diego era o filho que ele nunca teve. Ele levou-o para muitos sítios onde trabalhou, saber da sua morte ia fazer-lhe muito mal”, referiu Jorge Bilardo, admitindo não saber como vai manter a mentira sobre o problema na televisão.

Bilardo, de 82 anos, trabalhou com Maradona, que faleceu na quarta-feira, aos 60 anos, na seleção da Argentina, no Sevilha e no Boca Juniors. Durante o período em que Maradona foi selecionador da Argentina, Bilardo era diretor da federação de futebol do país.

Sabella internado após ficar “muito afetado” com morte de Maradona

O treinador e antigo selecionador argentino Alejandro Sabella, que levou a equipa sul-americana à final do Mundial 2014 de futebol, foi internado num hospital em Buenos Aires, após ter ficado “muito afetado” com a morte de Maradona.

De acordo com a família do técnico, de 66 anos, Alejandro Sabella foi transportado na quarta-feira para o Instituto Cardiovasvular, na capital argentina, por ter problemas cardíacos, tendo ficado internado para fazer um “check-up completo”.

“Ele ficou muito afetado com a morte de Maradona. Em princípio, terá alta ainda hoje [quinta-feira]”, disseram os familiares de Sabella, em declarações à agência noticiosa espanhola EFE.

Além de ter se ter tornado vice-campeão mundial em 2014, no Brasil, em que a Argentina foi derrotada na final pela Alemanha (1-0), Alejandro Sabella conquistou uma Taça Libertadores em 2009 e um campeonato argentino em 2010, ambos com o Estudiantes de la Plata.

A final do Mundial 2014 foi o último jogo de Sabella, que se afastou do futebol devido a problemas de saúde.

Ex-namorada de Maradona: “Todos passam menos eu”

Rocío Oliva, ex-namorada de Diego Maradona, garantiu esta quinta-feira que foi impedida de entrar no velório íntimo antes da entra do público. “Todos passam menos eu”, atirou.

A segurança do palácio presidencial argentino impediu Rocío Oliva de entrar a meio da noite, dizendo que teria de esperar até às 7h da manhã, como todas as pessoas. Em declarações aos jornalistas, a ex-namorada de Maradona argumentou que viveu durante seis anos e meio com o antigo futebolista.

Os conflitos entre as ex-namoradas de Maradona e as desavenças entre seus filhos foram uma constante nos últimos anos. “Dizem que Claudia [Villafañe, ex-mulher de Maradona] não quer que eu entre, e ela diz que não tem nada a ver com isso”, afirmou Oliva ao canal TN.

“Dói-me que não me deixem entrar e assim também magoam Diego. Sou a última mulher de Diego, ninguém entende, fui a única mulher que Diego queria ver. Toda a maldade que me estão a fazer será paga”, disse a jovem de 30 anos, citada pela AFP.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …