Afinal, a procrastinação é genética

Jessica Quinn / Flickr

-

Agora já tem uma boa desculpa para deixar para amanhã o que pode fazer hoje! Um estudo da Universidade do Colorado Boulder, publicado no jornal Psychological Science, defende que existe uma componente genética na procrastinação.

«Toda a gente procrastina, pelo menos, uma vez ou outra. Mas o que nós queremos explorar é o porquê de algumas pessoas procrastinarem mais que outras, e porque é que os procrastinadores parecem ser mais propensos a acções precipitadas e a agir sem pensar», explicou o psicólogo e autor do estudo Daniel Gustavson.

«As respostas a estas questões vão dar-nos uma perspectiva interessante sobre o que é a procrastinação, porque ocorre e como minimiza-la», acrescentou.

Por intuição, e sem perder nem um minuto, os investigadores começaram a estudar gémeos humanos. Gémeos idênticos, que partilham 100 por cento dos seus genes, tendem a demonstrar maiores semelhanças no comportamento, em comparação com os gémeos fraternos que apenas partilham metade dos genes.

Depois de terem 181 pares idênticos e 166 pares de gémeos fraternos, fizeram várias pesquisas, no sentido de descobrir as suas tendências para a impulsividade e procrastinação, assim como as suas capacidades de estabelecer e manter objectivos.

As conclusões revelaram que a procrastinação e a impulsividade são, no mínimo, moderadamente hereditárias. Os resultados da investigação sugerem também que ambas as características não poderiam ser separadas num nível genético.

Tendo em conta que os genes representam apenas uma parte do nosso comportamento, não será boa ideia usá-los já como desculpa de não seguir, quase nunca, a máxima “não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”.

Ainda assim, é sempre bom saber que, em caso de vontade de procrastinar, se pode culpar a mãe e o pai.

CG / ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …

Em tempos de crise, os emprestados podem ser a solução do Benfica

Bruno Varela, Cristián Lema, Filip Krovinovic, Gedson Fernandes e Diogo Gonçalves são hipóteses que Bruno Lage tem a seu dispor para regressar dos empréstimos. A suspensão das competições desportivas deixa muitos clubes entre a espada e …

Trump muda de discurso. Próximas duas semanas serão "dolorosas" e podem morrer 100 mil pessoas

Esta terça-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou ao país com um discurso mudado, mais pessimista e alarmista. Com o número de doentes infetados com covid-19 nos Estados Unidos a superar os 187 mil …

Autódromo do Algarve já pode receber corridas de Fórmula 1

Pista de Portimão deverá receber ainda este ano testes privados de uma das equipas do pelotão da Fórmula 1 e pretende candidatar-se a receber os testes de inverno a partir de 2021. O Autódromo Internacional do …

Medidas de contenção já salvaram 120 mil pessoas na Europa

As medidas de contenção adotadas por vários países europeus salvaram a vida de cerca de 120 mil pessoas na Europa, revela um novo relatório de investigadores britânicos. Um estudo do Imperial College London revela que as …

Ronaldo pode regressar a Manchester. PSG também está na corrida

O Manchester United pondera trazer Cristiano Ronaldo de volta ao clube. O internacional português também está a ser seguido atentamente pelo Paris Saint-Germain. Com a Juventus a enfrentar problemas financeiros devido à pandemia de covid-19, o …