Afastada ligação terrorista de afegãos detidos no Porto

Tiago Petinga / Lusa

-

Dois homens de origem afegã tinham pedido asilo político, numa esquadra, mas por terem fotos de armas, explosivos e combates na Síria levantaram suspeitas às autoridades, na quinta-feira. Afinal, os dois cidadãos estiveram na Síria mas a combater contra o Estado Islâmico.

Os dois cidadãos afegãos detidos no Porto na quinta-feira no Porto não têm, afinal, ligações a organizações terroristas, uma suspeita admitida pelas autoridades portuguesas. Os dois homens de nacionalidade afegã tinham pedido asilo na PSP e acabaram em tribunal e à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com informação recolhida na investigação em curso, os afegãos, de 20 e 25 anos, saíram do seu país muito jovens em direção ao Irão. São xiitas e juntaram-se depois, como milhares de outros xiitas, às tropas que combatem o Estado Islâmico na Síria.

Integraram o “Islamic Revolucionary Guard Corp” – Guardas da Revolução -, um corpo militar criado para defender as fronteiras iranianas e que enquadra os voluntários xiitas. Essa foi a explicação dada para terem numa pen fotografias de combates no território sírio e que levantaram suspeitas às autoridades portuguesas.

As fotografias seriam de armamento, explosivos e combatentes com armas da guerra na Síria, o que levantou suspeitas de ligações a movimentos terroristas. Sendo xiitas fica afastada essa hipótese, uma vez que, quer o Estado Islâmico, quer a Al Qaeda integram apenas muçulmanos sunitas.

Quando os jovens estrangeiros se dirigiram a uma esquadra da PSP para pedir asilo, a polícia chamou o SEF por não entender a língua que falavam. Este serviço de segurança chamou tradutores em língua persa e farsi e entendeu detê-los, por “permanência irregular em território português”.

Nas declarações que os cidadãos prestaram referiram ter viajado, durante dois anos, por diferentes países europeus tendo chegado a Portugal de comboio.

De acordo com o SEF, após revista de segurança, “não foi encontrado qualquer documento de identificação, bilhetes ou outro documento que atestasse a factualidade por eles descrita. Tinham na sua posse cerca de mil euros, uma pen – onde estavam as fotografias – e ainda dois telemóveis”.

Foram presentes a tribunal, na quarta-feira de manhã, e o juiz validou a detenção e aplicou a medida de coação de instalação em Centro de Instalação Temporária no Porto, sob custódia do SEF, tendo sido apreendidos, por ordem do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), os pertences referidos.

Os afegãos tinham anteriormente pedido asilo – que foi recusado – à Finlândia. Como, de acordo com a Convenção de Dublin que regulamenta os procedimentos com os refugiados no espaço europeu, o país que recebe o primeiro pedido de asilo, mesmo que não o aceite, assume responsabilidade pelos requerentes, o SEF requereu às autoridades finlandesas a chamada “retoma a cargo”. A Finlândia disponibilizou-se de imediato para receber de volta os dois cidadãos afegãos, segundo o Diário de Notícias.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Invasão ao Capitólio recriada através de vídeos divulgados nas redes sociais

A VICE recriou a invasão ao capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021, através de vídeos divulgados pelos manifestantes nas redes sociais. Os resultados das eleições presidenciais norte-americanas não convenceram toda a gente. Uma parcela …

França cria delito de "ecocídio" para punir poluição ambiental

A lei resulta de uma recomendação da Convenção de Cidadãos pelo Clima e visa penalizar casos de poluição ambiental com crime específico. A câmara baixa francesa aprovou, este sábado, a criação do delito de “ecocídio” para …

Estação de metro abandonada em NY é o set de filmagens secreto mais bem guardado de Hollywood

A Bowery Station, uma estação de metro em Nova Iorque, permaneceu abandonada durante cerca de 20 anos, mas desfruta agora de uma nova vida. Tudo começou em 2016, quando Sam Hutchins, um veterano da indústria cinematográfica, procurava …

Nacional 0-1 FC Porto | Dragão cansado não facilita

O FC Porto foi à Madeira vencer o Nacional por 1-0. Quem pensou que seria jogo de goleada para os “azuis-e-brancos” enganou-se por completo. Os insulares deram luta, só permitiram um golo, por parte de Mehdi …

João Leão aposta num OE de "expansão" (e mantém a fé num acordo à esquerda)

O ministro das Finanças, João Leão, acredita que o sétimo Orçamento do Estado será aprovado com os partidos à sua esquerda. Ao semanário Expresso, João leão explicou que os próximos Orçamentos do Estado não serão de …

Português investigou histórias por detrás das dedicatórias de Beethoven

A dedicatória do compositor Beethoven da famosa "Sonata ao Luar" a uma alegada musa foi, afinal, uma forma sarcástica de se vingar pela forma como se sentiu desrespeitado, descobriu o musicólogo e pianista português Artur …

Nos canais de Utrecht, os peixes têm uma "campainha" para passar pela barreira

Quando os peixes desovam pelos canais de Utrecht, nos Países Baixos, costumam ser bloqueados pela eclusa Weerdsluis. Agora, a cidade lançou a primeira campainha para peixes do mundo. De acordo com o Dutch Review, o sistema …

Jorge Jesus acusa Gil Vicente de antijogo: "Fez o que o árbitro permitiu"

Este sábado, o Gil Vicente visitou o Benfica e saiu com os três pontos na bagagem ao vencer por 2-1, num duelo relativo à 27ª jornada da Liga NOS. O Benfica perdeu no Estádio da Luz …

Site chinês "apaga" mulheres que não querem casar ou ter relações com homens

Vários grupos de feministas com ideias mais radicais começaram a ser bloqueados de um dos sites mais influentes na China. Num país conhecido pelo seu regime ditatorial e conservador, um grupo de mulheres uniu-se para lutar …

Grande Crise do Ketchup. A pandemia atacou um mercado improvável (e já há um mercado negro para o molho)

Os problemas da cadeia de suprimentos estão a chegar a um canto distante do universo empresarial: os pacotes de ketchup. O ketchup é o molho de mesa mais consumido nos restaurantes dos Estados Unidos, com cerca …