Afastada ligação terrorista de afegãos detidos no Porto

Tiago Petinga / Lusa

-

Dois homens de origem afegã tinham pedido asilo político, numa esquadra, mas por terem fotos de armas, explosivos e combates na Síria levantaram suspeitas às autoridades, na quinta-feira. Afinal, os dois cidadãos estiveram na Síria mas a combater contra o Estado Islâmico.

Os dois cidadãos afegãos detidos no Porto na quinta-feira no Porto não têm, afinal, ligações a organizações terroristas, uma suspeita admitida pelas autoridades portuguesas. Os dois homens de nacionalidade afegã tinham pedido asilo na PSP e acabaram em tribunal e à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com informação recolhida na investigação em curso, os afegãos, de 20 e 25 anos, saíram do seu país muito jovens em direção ao Irão. São xiitas e juntaram-se depois, como milhares de outros xiitas, às tropas que combatem o Estado Islâmico na Síria.

Integraram o “Islamic Revolucionary Guard Corp” – Guardas da Revolução -, um corpo militar criado para defender as fronteiras iranianas e que enquadra os voluntários xiitas. Essa foi a explicação dada para terem numa pen fotografias de combates no território sírio e que levantaram suspeitas às autoridades portuguesas.

As fotografias seriam de armamento, explosivos e combatentes com armas da guerra na Síria, o que levantou suspeitas de ligações a movimentos terroristas. Sendo xiitas fica afastada essa hipótese, uma vez que, quer o Estado Islâmico, quer a Al Qaeda integram apenas muçulmanos sunitas.

Quando os jovens estrangeiros se dirigiram a uma esquadra da PSP para pedir asilo, a polícia chamou o SEF por não entender a língua que falavam. Este serviço de segurança chamou tradutores em língua persa e farsi e entendeu detê-los, por “permanência irregular em território português”.

Nas declarações que os cidadãos prestaram referiram ter viajado, durante dois anos, por diferentes países europeus tendo chegado a Portugal de comboio.

De acordo com o SEF, após revista de segurança, “não foi encontrado qualquer documento de identificação, bilhetes ou outro documento que atestasse a factualidade por eles descrita. Tinham na sua posse cerca de mil euros, uma pen – onde estavam as fotografias – e ainda dois telemóveis”.

Foram presentes a tribunal, na quarta-feira de manhã, e o juiz validou a detenção e aplicou a medida de coação de instalação em Centro de Instalação Temporária no Porto, sob custódia do SEF, tendo sido apreendidos, por ordem do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), os pertences referidos.

Os afegãos tinham anteriormente pedido asilo – que foi recusado – à Finlândia. Como, de acordo com a Convenção de Dublin que regulamenta os procedimentos com os refugiados no espaço europeu, o país que recebe o primeiro pedido de asilo, mesmo que não o aceite, assume responsabilidade pelos requerentes, o SEF requereu às autoridades finlandesas a chamada “retoma a cargo”. A Finlândia disponibilizou-se de imediato para receber de volta os dois cidadãos afegãos, segundo o Diário de Notícias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …