/

Hoje é um dia (mais) perigoso em Lisboa. E, afinal, adeptos do Benfica podem ir a Marselha

Quase 3 mil adeptos do Marselha estão proibidos de estar sequer perto do Estádio da Luz. Mas vão andar pela capital na mesma…

Benfica e Marselha começam nesta quinta-feira a disputar os quartos-de-final da Liga Europa. O jogo da primeira “mão”, no Estádio da Luz, começa às 20h.

Mas a disputa já começou longe dos estádios, dois dias antes do primeiro duelo.

Na terça-feira uma autoridade francesa, a Prefecture de la Police de Bouches-du-Rhône, anunciou que não iria permitir a presença de qualquer adepto do Benfica na segunda “mão”, em Marselha, no dia 18 de Abril. Nem no Estádio Vélodrome, nem nos arredores do recinto.

A autoridade francesa analisou o comportamento de adeptos do Benfica nos jogos fora com Inter Milão e Real Sociedad, na Liga dos Campeões, e achou que o comportamento é demasiado perigoso.

O Benfica reagiu rapidamente e anulou os bilhetes que foram comprados pelos adeptos do Marselha para o jogo em Lisboa. Devido à “probabilidade de ocorrência de situações de alteração da ordem pública”, especialmente com actos violentos.

Há uma diferença: em França a decisão foi da polícia, em Portugal a decisão foi (só) do clube.

O Benfica apelou aos adeptos do Marselha para não viajarem para Portugal – mas este pedido surgiu somente dois dias antes do jogo de mais logo.

Espera-se que quase 3 mil franceses apareçam em Lisboa nesta quinta-feira. Embora ontem, quarta-feira, não tenha sido visível qualquer movimentação especial no Aeroporto Humberto Delgado.

Em princípio, mesmo que estejam na capital, não se vão sequer aproximar do Estádio da Luz porque a Polícia de Segurança Pública (PSP) vai criar um cordão de segurança à volta do recinto.

Mas os adeptos podem andar a circular por Lisboa na mesma e, por isso, a PSP está mais atenta, em diversos pontos da cidade, e avisa os lisboetas que também devem estar atentos. Se houver alguma situação que justifique ser comunicada, que o façam o mais rapidamente possível.

Afinal…

Já ao início da tarde do próprio dia do jogo, surgiu uma indicação diferente em relação ao jogo em França.

A Administração Interna de França indicou à agência AFP que, afinal, os adeptos do Benfica podem ir a Marselha no próximo dia 18, para o segundo duelo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.