Adepto admite que ter levantado os braços poderá explicar ataque da PSP

(dr) CMTV

-

O homem agredido no domingo à bastonada em Guimarães por um subcomissário da PSP admitiu que o facto de ter “levantado as mãos” poderá ter estado na origem do “ataque” do oficial. José Magalhães negou, no entanto, que tenha dirigido “qualquer impropério” ao subcomissário.

“A explicação que eu encontro poderá ter sido o facto de ter levantado as mãos”, referiu, adiantando que o seu objetivo era apenas apontar para o estádio e para o que ali se estaria a passar.

Os factos registaram-se no final do jogo de futebol para a I Liga entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, no exterior do Estádio D. Afonso Henriques.

Um subcomissário da PSP de Guimarães foi filmado a agredir à bastonada José Magalhães e o pai, adeptos do Benfica. As agressões ocorreram na presença dos dois filhos menores de José Magalhães.

Hoje, José Magalhães e o pai apresentaram queixa no Ministério Público contra o subcomissário, por ofensas à integridade física qualificadas.

No final, José Magalhães explicou que, na altura em que foi abordado pela PSP, levantou as mãos para apontar para o estádio, ao mesmo tempo que diria que a polícia devia era estar preocupada com a “confusão” e o “inferno” que se estariam a registar lá dentro.

A partir daí, também já não me recordo. Foi tudo muito instantâneo, eu estava abaixado para assistir o Gonçalo [filho], e a partir daí é o que as imagens demonstram”, disse ainda.

O subcomissário, no auto de notícia, escreveu que José Magalhães lhe cuspiu, o injuriou e o ameaçou. José Magalhães já está constituído arguido, por ameaças e injúrias agravadas.

A PSP instaurou um processo disciplinar ao subcomissário e a Inspeção-Geral da Administração Interna abriu um inquérito. A nível criminal, o caso está a ser investigado pelo Ministério Público.

O Benfica já convidou José Magalhães, os dois filhos e o pai para assistirem, no sábado, no Estádio da Luz, ao último jogo da edição 2014/2015 da Primeira Liga de Futebol. Antes de aceitar o convite, José Magalhães pediu uma opinião à equipa de psicólogos que está a acompanhar os filhos, após estes terem presenciado as agressões ao pai e ao avô.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Relatório do Incidente:
    “… o agressor já no chão cuspiu-me na cara, chamou-me nomes a mim e ao colega que na imagem o está a agarrar, o pai do agressor também me cuspiu na cara aquela distância com pontaria certeira, daí que tivesse de lhe dar uma bastonada para acalmar, e os filhos também levariam se não fosse outro colega a retira-los do palco dos acontecimentos.
    A garrafa de agua que o agressor estava a dar ao filho, tinha servido anteriormente para o agressor acumular muco suficiente para me agredir viscosamente.”
    É tão mau que até dá vontade de rir. Haja bom senso…

RESPONDER

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro, uma figura zoomórfica que representa um berrão (porco) e que os arqueólogos datam entre os séculos IV e I a.C., foi …

FBI prende Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein

A ex-namorada de Jeffrey Epstein, Ghislaine Maxwell, foi esta quinta-feira detida pelo FBI. A mulher de 58 anos é acusada de ajudar a montar uma rede de tráfico de mulheres. O FBI deteve, esta quinta-feira, Ghislaine …

Polícia italiana apreendeu 14 toneladas de anfetaminas. Droga foi produzida pelo Estado Islâmico

As autoridades italianas apreenderam na quarta-feira 14 toneladas de anfetaminas produzidas na Síria por membros do Estado Islâmico, cujos lucros serviriam para reativar as suas operações. "É um facto que o Daesh [Estado Islâmico] utiliza a …

Câmara de Lisboa defende fim do financiamento público às touradas

A Câmara de Lisboa defendeu hoje a criação de legislação que impeça o financiamento público de espetáculos que "causem sofrimento animal", salientando que as touradas incluem "atos de violência". Numa moção “pelo fim de espetáculos com …

Acordo entre Neeleman e Governo já só depende da confirmação da Azul

O acordo entre David Neeleman e o Governo está prestes a concretizar-se, escreve o Expresso. Aparentemente já só falta a confirmação da Azul para garantir o acordo. Depois de a nacionalização da companhia ter sido dada …

Medina recua e diz que "há convergência total" com Governo no combate à pandemia

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse hoje que “há convergência total” com o Governo no combate à pandemia de covid-19, recusando que as críticas que fez à atuação das autoridades de saúde …

Parlamento vai debater o teletrabalho por iniciativa do PAN

O PAN considera que "o teletrabalho é uma ferramenta que pode ajudar a conciliar a vida profissional e a vida familiar", ainda que apresente fragilidades como a "invasão da vida pessoal". O PAN agendou para sexta-feira …

PSP também queria prémio semelhante ao dos profissionais de saúde

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP) manifestou-se esta quinta-feira “desiludido” com “a falta de respeito” que o Governo demonstra em relação à PSP e a outras forças de segurança que estão na “linha da …

Líderes catalães vão poder sair da prisão aos fins de semana

Uma decisão dos estabelecimentos prisionais faz com que os líderes independentistas catalães possam sair da prisão aos fins de semana, passando para um dos regimes de detenção menos restritivos. Em outubro do ano passado, nove líderes …

Mais oito mortos e 328 infetados. Câmara de Lisboa tem 33 casos "ativos"

Há mais oito mortos e 328 casos positivos em Portugal nas últimas 24 horas. A Câmara de Lisboa regista atualmente 33 casos de infeção por covid-19 “ativos”. Portugal regista, esta quinta-feira, mais oito mortos e 328 …