Actor britânico vai testar nova vacina contra cancro do cérebro

BBC

O actor Robert Demeger vai ser o primeiro paciente na Europa a testar a nova vacina contra o cancro do cérebro.

O actor Robert Demeger vai ser o primeiro paciente na Europa a testar a nova vacina contra o cancro do cérebro.

Entrou na fase de testes uma nova vacina, que se propõe tratar uma forma agressiva do cancro do cérebro com uma abordagem que se baseia em ensinar sistema o imunológico do paciente a combater o cancro.

O actor Robert Demeger, 62 anos, foi diagnosticado este ano com cancro no cérebro. É o primeiro paciente europeu a receber o tratamento, no hospital King’s College, em Londres.

O King’s College faz parte de um grupo de mais de 50 hospitais – os outros são nos Estados Unidos – que estão a testar o tratamento.

A vacina é personalizada para cada doente e foi desenvolvida para ensinar o sistema imunológico a lutar contra as células de um tumor.

Demeger, um actor de televisão e teatro, teve que desistir de seu papel de Otelo, no consagrado Teatro Nacional, depois de ter começado a ter convulsões.

O actor chegou a ter um substituto, para o caso de se sentir mal no palco, mas não chegou a precisar da sua ajuda.

“Fui diagnosticado com um tumor no cérebro e marcaram-me uma cirurgia numa questão de dias”, conta Demeger à BBC.

Antes de ser operado, Demeger foi convidado a ser o primeiro paciente na Europa a participar na experiência internacional com a nova vacina.

Os cirurgiões removeram então o máximo possível do seu tumor – que foi depois levado para um laboratório, onde foi incubado com células dendríticas (células imunológicas tiradas do seu sangue).

O objectivo foi ensinar as células a reconhecer o tumor. A vacina personalizada que resultou do processo foi injectada no seu braço, na esperança de que as células treinariam o seu sistema imunológico a localizar e destruir o cancro.

Demeger irá agora recebe dez doses da vacina nos próximos dois anos.

BMJ

Dr. Keyoumars Ashkan, cirurgião do King's College

Dr. Keyoumars Ashkan, cirurgião do King’s College

Keyoumars Ashkan, neurocirurgião do King’s College,  lidera a parte britânica da pesquisa.

Segundo Ashkan, há uma grande necessidade de novos tratamentos para o câncer de cérebro. “Mesmo que um tumor pareça igual em dois pacientes, na realidade ele varia muito”.

“Por isso, a terapia padrão provavelmente não é a melhor. Há uma necessidade de fornecer tratamento individualizado baseado no tipo de cancro de cada paciente”.

Ashkan realçou que a actual pesquisa, que envolverá 300 pacientes, é necessária para mostrar se o tratamento é realmente eficiente. Metade dos paciente receberá a vacina real e os restantes tomarão placebos.

“Até obtermos os resultados deste estudo não saberemos se a terapia deve ser dada a todos os pacientes”, diz Ashkan.

Demeger afirma que está encantado por fazer parte deste estudo.

A cirurgia para remover o cancro afectou a sua fala, porque o tumor estava próximo da zona do cérebro que lida com a linguagem.

Demeger, que tinha a voz como seu meio de vida, teve que reaprender a comunicar. “Adoraria voltar a atuar, é o meu trabalho”.

“Tenho trabalhado com um terapeuta da fala e com o chefe das vozes no Teatro Nacional”, diz o actor, “e não sei se poderei voltar aos palcos em semanas ou meses, mas estou esperançoso”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Imagens mostram construção de instalação nuclear secreta em Israel

Está a ser construída uma instalação nuclear secreta em Israel, diz a Associated Press depois de analisar imagens de satélite. Os trabalhos estão a decorrer a poucos metros do antigo reator do Centro de Pesquisa …

Supremo confirma prisão efetiva de cinco anos e oito meses de João Rendeiro

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou a nulidade do acórdão que proferiu em janeiro e confirmou, assim, a condenação do antigo presidente do BPP. Num acórdão datado da passada quarta-feira, e a que a agência …

Portugal regista mais 33 mortes e 1071 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 33 mortes e 1071 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 1071 novos …

Ana Gomes revela que Europol está pronta para investigar o Chega

A Europol está disponível para "ajudar as autoridades portuguesas" a investigar eventuais ligações do Chega de André Ventura a "actividades criminais internacionais". É Ana Gomes quem o revela depois de ter enviado uma participação ao …

João Almeida termina Volta aos Emirados no pódio, o seu primeiro numa prova do World Tour

O ciclista português, da equipa Deceuninck-QuickStep, assegurou, este sábado, o primeiro pódio numa prova do World Tour, ao ser terceiro na Volta aos Emirados Árabes Unidos, após a sétima e última etapa. João Almeida concluiu a prova …

Alemanha vai autorizar vacina da AstraZeneca a maiores de 65 anos

A Comissão Permanente para a Vacinação na Alemanha vai alterar a recomendação que limitava o uso da vacina da farmacêutica AstraZeneca para maiores de 65 anos. O anúncio foi feito, este sábado, por Thomas Mertens, chefe da …

Éter, Teia e Tutti-Frutti. PS e PSD decidem "os bons e os maus" entre uma centena de autarcas suspeitos

PS e PSD estão na recta final da escolha dos candidatos às próximas eleições autárquicas e os dois partidos coincidem na forma como estão a avaliar os potenciais candidatos que estão envolvidos em processos judiciais. …

"Lei Khashoggi". Estados Unidos restringem vistos a 76 cidadãos sauditas

Os Estados Unidos anunciaram a restrição à atribuição de vistos a 76 cidadãos da Arábia Saudita acusados de "ameaçar dissidentes no estrangeiro", nomeadamente o jornalista saudita assassinado, em outubro de 2018, na Turquia. Segundo o secretário …

OMS quer isenção de direitos de propriedade intelectual para vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reclamou, esta sexta-feira, o uso de "todas as ferramentas" para aumentar a produção de vacinas contra a covid-19, incluindo a transferência de tecnologia e a isenção de direitos de …

PS propõe que independentes possam usar símbolos e siglas nas freguesias

A líder parlamentar do PS anunciou, este sábado, que o partido vai apresentar duas alterações à lei eleitoral autárquica através de um projeto de lei que deverá entrar no Parlamento na segunda-feira. Em declarações ao jornal …