Açores são o melhor sítio para ver o super eclipse de sexta-feira

d.r. Ismos Corner / OMSI

Eclipse total do Sol

Eclipse total do Sol

Os Açores são a região do país com melhores condições para observar o eclipse solar parcial que ocorre esta sexta-feira, revelou fonte do observatório astronómico da região, que vai estar de portas abertas para quem quiser ver o fenómeno.

“Aqui nos Açores temos realmente as melhores condições, as mais favoráveis, para observar este eclipse parcial”, afirmou Pedro Garcia, técnico do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA), em declarações à agência Lusa, acrescentando que nas ilhas de São Miguel e Santa Maria será possível observar 71% do eclipse, enquanto nas Flores e Corvo chega aos 80%.

Na próxima sexta-feira, a Europa vai poder ver um eclipse do sol, que será total para quem estiver no extremo norte do oceano atlântico, nomeadamente nas ilhas Faroé, Svalbard e na região Ártica, enquanto em Portugal será visto de forma parcial. É o maior eclipse solar desde 1999.

“O OASA irá estar aberto entre as 7h e as 9h da manhã [mais uma hora em Lisboa], altura em que irá decorrer o eclipse. Vamos estar com todo o material necessário para receber quem quiser vir observar o fenómeno raro”, disse Pedro Garcia, acrescentando que a entrada para maiores de 12 anos terá o custo de um euro.

Em Ponta Delgada, o fenómeno terá início às 6h53 locais, com a lua a cruzar o limbo do sol quando este ainda está muito perto do horizonte, pelo que o fenómeno terá melhor visibilidade na ponta mais este da ilha de São Miguel.

O máximo deste eclipse parcial irá acontecer às 7h49 locais no grupo oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria) e um minuto depois no grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico), com a lua a cobrir cerca de 77% do diâmetro solar.

O técnico do OASA adiantou que a lua terminará a sua passagem às 8h50 locais, altura em que terminará o eclipse, alertando que a visibilidade do fenómeno está dependente das condições meteorológicas.

“Irá notar-se, com bastante garantia, uma ligeira redução da luz. Irá escurecer um pouco e será visível nos Açores todos”, explicou Pedro Garcia, alertando que é totalmente desaconselhado o uso de óculos escuros normais, radiografias ou CD para observar o sol.

Pedro Garcia adiantou que no OASA serão disponibilizados todos os equipamentos correctos para observar o fenómeno, bem como será dada uma breve explicação do que será possível observar. Nas restantes ilhas, estão a ser encontrados parceiros que possam disponibilizar óculos com lentes próprias para a observação do eclipse parcial.

O Observatório Astronómico de Santana – Açores, que integra a rede regional de Centros de Ciência, está sediado na ilha de São Miguel e é a única instituição do género existente nos Açores. Está localizado no Pico dos Bodes, em Santana, vila de Rabo de Peixe, com vista alargada para o céu do hemisfério norte.

Segundo Pedro Garcia, o próximo eclipse parcial em Portugal só deverá acontecer em 2017 e eclipse total só no século XXIII.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …