Todas as abelhas deixaram de zumbir durante quase três minutos

Em agosto do ano passado, quando se noticiava o eclipse solar total e enquanto a lua cobria o sol, as abelhas deixaram de zumbir durante cerca de três minutos.

O fenómeno durou cerca de três minutos e durante esse tempo todas as abelhas do mundo se calaram. Em agosto do ano passado, a lua cobria o sol, durante um eclipse solar total que, além de calar as abelhas, fez com que os insetos adaptassem o ritmo da sua atividade.

A ocorrência foi detetada no dia 21 de agosto de 2017. O El País adianta que um grupo de investigadores norte-americanos decidiram colocar vários microfones em campos de flores, a cerca de três mil quilómetros da trajetória do eclipse solar.

Candace Galen, bióloga da Universidade do Missouri, Estados Unidos, e autor principal do estudo, explicou que a equipa “antecipou que a atividade das abelhas diminuiria à medida que a luz também diminuísse durante o eclipse e atingisse um mínimo durante o todo”.

Apesar de esperar este resultado, o cientista não estava à espera que “a mudança fosse tão abrupta”. Segundo os cientistas, as abelhas silenciaram-se logo que o eclipse atingiu a totalidade e isso surpreendeu-os. “É como se alguém desligasse as luzes e de repente as abelhas deixassem de voar”, diz Galen.

No entanto, nos minutos que antecederam e que se seguiram à cobertura total do sol pela lua, as amantes do mel continuaram a zumbir, ainda que com ligeiras diferenças relativamente ao que emitiram durante o resto do dia. Segundo o Diário de Notícias, durante o eclipse, várias abelhas regressaram para as suas colmeias.

O artigo, publicado a semana passada na Annals of the Entomological Society of America, veio confirmar aquela que já era uma suspeita dos cientistas: a luz do sol guia a vida das abelhas. Os cientistas explicam que as abelhas reduzem a velocidade dos seus zumbidos como forma de adaptação à pouca visibilidade.

No fundo, a escuridão completa muda o comportamento destes insetos, independentemente do tempo ou do contexto. O facto de este eclipse se ter projetado sobre vários estados dos Estados Unidos permitiu um estudo mais alargado. Naquele dia, foram estudadas várias espécies de abelhas em diferentes contornos climáticos.

O próximo eclipse solar total na América do Norte vai acontecer no dia 8 de abril de 2024. Até lá, Candace Galen espera ter aperfeiçoado o sistema de áudio para conseguir distinguir os tipos de voos das abelhas.

PARTILHAR

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …