Todas as abelhas deixaram de zumbir durante quase três minutos

Em agosto do ano passado, quando se noticiava o eclipse solar total e enquanto a lua cobria o sol, as abelhas deixaram de zumbir durante cerca de três minutos.

O fenómeno durou cerca de três minutos e durante esse tempo todas as abelhas do mundo se calaram. Em agosto do ano passado, a lua cobria o sol, durante um eclipse solar total que, além de calar as abelhas, fez com que os insetos adaptassem o ritmo da sua atividade.

A ocorrência foi detetada no dia 21 de agosto de 2017. O El País adianta que um grupo de investigadores norte-americanos decidiram colocar vários microfones em campos de flores, a cerca de três mil quilómetros da trajetória do eclipse solar.

Candace Galen, bióloga da Universidade do Missouri, Estados Unidos, e autor principal do estudo, explicou que a equipa “antecipou que a atividade das abelhas diminuiria à medida que a luz também diminuísse durante o eclipse e atingisse um mínimo durante o todo”.

Apesar de esperar este resultado, o cientista não estava à espera que “a mudança fosse tão abrupta”. Segundo os cientistas, as abelhas silenciaram-se logo que o eclipse atingiu a totalidade e isso surpreendeu-os. “É como se alguém desligasse as luzes e de repente as abelhas deixassem de voar”, diz Galen.

No entanto, nos minutos que antecederam e que se seguiram à cobertura total do sol pela lua, as amantes do mel continuaram a zumbir, ainda que com ligeiras diferenças relativamente ao que emitiram durante o resto do dia. Segundo o Diário de Notícias, durante o eclipse, várias abelhas regressaram para as suas colmeias.

O artigo, publicado a semana passada na Annals of the Entomological Society of America, veio confirmar aquela que já era uma suspeita dos cientistas: a luz do sol guia a vida das abelhas. Os cientistas explicam que as abelhas reduzem a velocidade dos seus zumbidos como forma de adaptação à pouca visibilidade.

No fundo, a escuridão completa muda o comportamento destes insetos, independentemente do tempo ou do contexto. O facto de este eclipse se ter projetado sobre vários estados dos Estados Unidos permitiu um estudo mais alargado. Naquele dia, foram estudadas várias espécies de abelhas em diferentes contornos climáticos.

O próximo eclipse solar total na América do Norte vai acontecer no dia 8 de abril de 2024. Até lá, Candace Galen espera ter aperfeiçoado o sistema de áudio para conseguir distinguir os tipos de voos das abelhas.

ZAP ZAP // Smithsonian

PARTILHAR

RESPONDER

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …