A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó dos Carvalhos “ficará mais descongestionado”.

Os novos acessos deverão custar cerca de três milhões de euros e o projeto está, disse esta tarde à margem de uma reunião câmara Eduardo Vítor Rodrigues, “articulado” com a Infraestruturas de Portugal (IP).

“No sentido norte/sul já existe um acesso [em Grijó]. Falta no sentido contrário. Acredito que descongestionará o nó do Carvalhos e, com acesso a Pedroso, fará toda a diferença para todos aqueles camiões que circulam pela [estrada] nacional 1”, disse o autarca.

O novo acesso à A1 ficará também perto das superfícies comerciais que compõem o outlet de Grijó. O desvio está previsto ser feito na Rua da Boavista.

Eduardo Vítor Rodrigues abordou este tema quando explicava à vereação o ponto 14 da ordem de trabalhos, o qual prevê uma cedência de terreno na Feiteira, em Grijó, pela família da corticeira Amorim.

Este terreno servirá para construir dois blocos residenciais para acolher as famílias que atualmente vivem na zona onde o acesso será feito, as quais são, contou o autarca, “maioritariamente de etnia cigana” e “já estão recenseadas” no levantamento feito pela autarquia.

“É uma questão com décadas. São famílias que vivem em muito más condições. A família Amorim facilitou muito o processo e olhou para esta questão com uma lógica de bem público”, disse, na reunião, Eduardo Vítor Rodrigues.

Já à margem da sessão, o autarca descreveu que a construção dos blocos habitacionais será financiada no âmbito de uma candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), devendo custar cerca de dois milhões de euros.

No total são cerca de 55 famílias que vão viver na Feiteira, em zona “muito próxima” do local onde vivem atualmente.

O lançamento do concurso para a construção dos blocos de habitação deverá ocorrer em setembro e as famílias realojadas no próximo ano.

Quanto ao novo desvio da A1, a autarquia aguarda uma autorização da IP, mas Eduardo Vítor Rodrigues crê que o investimento “totalmente municipal” arrancará “até ao final do ano”.

O acordo de cedência de terreno na Feiteira, União de Freguesias Grijó e Sermonde, foi aprovado por unanimidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

UEFA investiga incidentes discriminatórios no Hungria-Portugal

A UEFA anunciou ter aberto um inquérito para apurar “eventuais incidentes discriminatórios” nos jogos da Hungria, no Euro 2020 de futebol, com Portugal (0-3) e França (1-1), disputados na Arena Puskás, em Budapeste. De acordo com …

Financiamento da TAP travado em Bruxelas

O plano de reestruturação da TAP, que prevê injetar na empresa até 3,72 mil milhões de euros até 2024, continua à espera de uma resposta de Bruxelas. O Governo esperava obter luz verde de Bruxelas em …

Jogos Olímpicos vão poder ter até 10 mil japoneses nas bancadas

As autoridades japonesas decidiram permitir que até 10 mil espetadores possam assistir aos eventos dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 nas bancadas, mesmo reservando o direito de reverter a decisão. Segundo o anúncio dos organizadores, as autoridades …

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão"

Arqueólogos descobriram que viveram pessoas no "Stonehenge alemão", um local arqueológico conhecido pelas evidências de rituais e sacrifícios humanos. De acordo com o site Live Science, uma equipa de arqueólogos encontrou cerca de 130 casas no …

Preços das casas não subiam tanto há mais de dois anos

Os preços da habitação registaram uma subida de 2,5% em relação ao mês anterior. Não subiam tanto há mais de dois anos. O preço de venda das casas em Portugal Continental registou um aumento de 2,5% …

Tragédia de Pedrógão pode "repetir-se em vários locais deste país"

Após quatro anos do grande incêndio que vitimou 66 pessoas, a região de Pedrógão Grande está de novo em ponto de combustão. A 17 de junho de 2017 o incêndio de Pedrógão Grande matou 66 …

"Apocalipse dos insetos". Novos dados associam queda de população a barragens

A população de insetos está em declínio, naquilo a que chamam de "Apocalipse dos insetos". Um novo estudo associa este problema às barragens. Os insetos são o grupo de animais mais numeroso do planeta. Existem cerca …

PS com o pior resultado desde março de 2020. Direita rejubila

Na nova sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e o CM/CMTV, todos sobem nas intenções de voto menos o PS. A mais recente sondagem da Intercampus, realizada para o Jornal de Negócios e …

Nova tabela de preços da ADSE adiada para setembro

A nova tabela de preços da ADSE sofreu mais um adiamento e só entrará em vigor em setembro, revelou a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão. A nova tabela de preços …

Vacinação da faixa etária 20-29 começa a "meio de julho"

No habitual espaço de comentário na SIC, este domingo à noite, Luís Marques Mendes anunciou que a vacinação dos jovens entre os 20 e os 29 anos vai, afinal, começar a "meio de julho". A vacinação …