A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó dos Carvalhos “ficará mais descongestionado”.

Os novos acessos deverão custar cerca de três milhões de euros e o projeto está, disse esta tarde à margem de uma reunião câmara Eduardo Vítor Rodrigues, “articulado” com a Infraestruturas de Portugal (IP).

“No sentido norte/sul já existe um acesso [em Grijó]. Falta no sentido contrário. Acredito que descongestionará o nó do Carvalhos e, com acesso a Pedroso, fará toda a diferença para todos aqueles camiões que circulam pela [estrada] nacional 1”, disse o autarca.

O novo acesso à A1 ficará também perto das superfícies comerciais que compõem o outlet de Grijó. O desvio está previsto ser feito na Rua da Boavista.

Eduardo Vítor Rodrigues abordou este tema quando explicava à vereação o ponto 14 da ordem de trabalhos, o qual prevê uma cedência de terreno na Feiteira, em Grijó, pela família da corticeira Amorim.

Este terreno servirá para construir dois blocos residenciais para acolher as famílias que atualmente vivem na zona onde o acesso será feito, as quais são, contou o autarca, “maioritariamente de etnia cigana” e “já estão recenseadas” no levantamento feito pela autarquia.

“É uma questão com décadas. São famílias que vivem em muito más condições. A família Amorim facilitou muito o processo e olhou para esta questão com uma lógica de bem público”, disse, na reunião, Eduardo Vítor Rodrigues.

Já à margem da sessão, o autarca descreveu que a construção dos blocos habitacionais será financiada no âmbito de uma candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), devendo custar cerca de dois milhões de euros.

No total são cerca de 55 famílias que vão viver na Feiteira, em zona “muito próxima” do local onde vivem atualmente.

O lançamento do concurso para a construção dos blocos de habitação deverá ocorrer em setembro e as famílias realojadas no próximo ano.

Quanto ao novo desvio da A1, a autarquia aguarda uma autorização da IP, mas Eduardo Vítor Rodrigues crê que o investimento “totalmente municipal” arrancará “até ao final do ano”.

O acordo de cedência de terreno na Feiteira, União de Freguesias Grijó e Sermonde, foi aprovado por unanimidade.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …