Do azul sereno ao vermelho infernal. A que se devem as tonalidades do céu?

slattner / Flickr

As cores do céu podem dever-se a inúmeros motivos, que estão sempre relacionados com a dispersão de Rayleigh.

O céu é azul. No entanto, sob certas condições, a sua tonalidade pode variar muito: de tornados a incêndios, são vários os fenómenos que pintam a abóboda que flutua sobre as nossas cabeças.

A verdade é que a cor do céu – azul durante o dia e alaranjada ao anoitecer – deve-se a um fenómeno conhecido como dispersão de Rayleigh, explica o Hipertextual.

O fenómeno origina-se quando a luz solar (ou outra radiação eletromagnética) é espalhada por partículas de pequenas dimensões, como as que estão presentes na atmosfera. A luz do Sol é composta por um espectro de cores que varia das frequências mais baixas – azul e roxo – até as mais altas – vermelho e laranja. Quando todas se sobrepõem, o resultado é luz branca.

No entanto, quando passa por um prisma ou por gotículas de água, como quando um arco-íris se forma, todas as core s são visíveis. Por outro lado, quando encontra partículas muito pequenas ou passa pelos diferentes gases que compõem o ar, a luz é espalhada, mas a forma como essa luz chega até nós depende diretamente do Sol.

Durante o dia, o astro encontra-se muito alto no céu, pelo que o caminho que percorre para chegar até nós é curto. No trajeto, as partículas de ar colidem com os raios solares, espalhando a luz nas frequências mais baixas: violeta e azul. O resultado seria um céu roxo, mas como os nossos olhos são mais sensíveis à luz azul, é essa a cor do céu que vemos durante o dia.

Ao amanhecer e entardecer, o Sol está mais baixo no céu, pelo que a luz percorre um caminho mais longo. Durante a jornada, encontra moléculas de ar que continuam a espalhar a luz, atingindo as frequências mais altas, correspondentes às cores vermelho, amarelo e laranja. É por este motivo que, nestas horas do dia, o céu se pinta de tons mais quentes.

Esta semana, os habitantes do estado norte-americano do Oregon viram as cores do céu transformar-se numa série de tons avermelhados que deram um aspeto infernal ao céu.

Um dos incêndios florestais mais violentos na área assolava as florestas da região, mas não foram as chamas as responsáveis pela cor do céu. As partículas do ar foram misturadas com as do fumo, resultando num aumento notável da dispersão. Apesar de o Sol estar muito alto no céu, as frequências mais altas foram alcançadas, com tons avermelhados e alaranjados.

Por último, o céu verde ocorre quando se formam nuvens de tempestade, fortemente carregadas de água, que durante o crepúsculo absorvem a luz vermelha e refletem a luz azul. No entanto, quando se misturam com os tons amarelados do pôr do Sol, o resultado é uma cor verde que indica que ocorrerão chuvas torrenciais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …