A mentira de Mourinho e os dois milagres de Patrício

Filip Singer / EPA ; José Sena Goulão / Lusa

José Mourinho venceu no seu milésimo jogo enquanto treinador de futebol. O encontro com o Sassuolo foi especial, ao contrário do que o próprio Mourinho tinha dito. 

Passaram 21 anos e 999 jogos desde a sua estreia. Em Setembro de 2000, quando no Bessa apareceu um jovem técnico chamado José Mourinho, ninguém previa que o então treinador do Benfica iria chegar aos 1000 jogos oficiais, com duas Ligas dos Campeões pelo meio e com diversos outros troféus importantes no currículo.

Após ter passado pelo banco de oito clubes (Benfica, União de Leiria, FC Porto, Chelsea, Inter Milão, Real Madrid, Manchester United e Tottenham), foi em Roma que o milésimo jogo chegou.

Aconteceu neste domingo e terminou, como em 637 outras ocasiões, com uma vitória. Mas foi uma das vitórias mais “tremidas” da sua carreira.

A Roma ganhou por 2-1 diante de um Sassuolo que, na segunda parte, foi claramente superior e originou momentos de “sufoco”. Mas, contrariando o cenário do jogo, aos 90 minutos Stephan El Shaarawy marcou o golo do triunfo romano.

Mourinho tinha dito, antes deste jogo, que o encontro com o Sassuolo seria como os outros. Não era verdade: “Fui um mentiroso durante a semana. Disse que este não era um jogo especial. Mas foi um jogo especial”.

“Foi um jogo com um número especial para mim e eu sempre quis que o meu milésimo jogo fosse como este, extraordinário e com uma emoção tremenda. Menti a toda a gente“, confessou o português, em entrevista rápida à DAZN.

José Mourinho analisou este jogo de loucos”, admitindo que o resultado final poderia ter sido “6-6 ou 7-7”. E elogiou duas defesas de outro português: “O Rui Patrício fez dois milagres e falhámos alguns golos também”.

Quando El Shaarawy marcou, Mourinho começou a correr. E correu, correu, correu dezenas de metros: “Hoje não tenho 58 anos, tenho 14 anos, como se estivesse a começar a sonhar com uma carreira no futebol. Foi uma corrida de criança“.

O treinador português acrescentou que ficou feliz por causa dos três pontos conquistados e por causa da mentalidade dos seus jogadores, mas não esqueceu o treinador adversário, Alessio Dionisi: “É um bom treinador, treina uma equipa com uma identidade muito específica, criou uma nova marca”.

E uma curiosidade: os outros dois golos deste jogo foram marcados por Bryan Cristante e Filip Đuričić, dois antigos jogadores do Benfica – a primeira equipa que José Mourinho orientou.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Mulheres podem vir a fazer parte da Guarda Suíça do Vaticano. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres. Atualmente, o corpo de elite que protege o papa …

Projeto vai testar inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integram um projeto que visa desenvolver novos algoritmos para testar o uso da inteligência artificial no diagnóstico precoce do cancro gástrico, foi anunciado esta segunda-feira. Em …

Jerónimo pede "mais tento" a Costa nas críticas aos autarcas do PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sugeriu hoje a António Costa que tenha “mais tento” e “mais cuidado” nas críticas apontadas aos autarcas comunistas, considerando que é “inquestionável” o trabalho da CDU ao serviço …

China e Vietname devem "evitar aumento das disputas" no Mar do Sul da China

A China e o Vietname devem se abster de ações unilaterais em relação ao Mar do Sul da China para não potenciar as disputas já existentes, afirmou o conselheiro de estado chinês Wang Yi. Segundo o …

Covid-19: Governo convoca para quinta-feira reunião no Infarmed sobre situação epidemiológica

As reuniões sobre a evolução da situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, juntando políticos e especialistas, vão ser retomadas esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do executivo. A reunião de quinta-feira, …

Portugal estreia-se no Mundial de Futsal com uma vitória por 4-1 frente à Tailândia

A selecção lusa estreou-se com uma goleada frente à Tailândia e garantiu o segundo lugar do grupo, estando apenas atrás de Marrocos devido à diferença de golos. Não havia melhor maneira de começar a campanha do …

Um novo nanomaterial continua seco submerso - e pode tornar o combustível mais eficiente

A nova criação distingue-se de descobertas anteriores semelhantes porque mantém-se completamente seca mesmo depois de estar submersa durante várias horas - e tem muito potencial. Parece coisa de ficção científica, mas tornou-se realidade. Uma equipa de …

Israel prepara eventual quarta dose das vacinas

Um responsável do Ministério da Saúde de Israel já colocou em cima da mesa uma quarta dose, depois do país já ter começado a administrar terceiras doses em Agosto. Apesar dos repetidos apelos da Organização Mundial …

11 de Setembro. Documento do FBI relata encontros entre terroristas e diplomatas da Arábia Saudita

Apesar de não dar provas directas do envolvimento do governo da Arábia Saudita no 11 de Setembro, um relatório do FBI que foi desclassificado no âmbito do 20º aniversário dos atentados detalha contactos e apoio …

Plano para desativar centros de vacinação "está a ser desenhado"

Desmobilização deverá acontecer quando 85% da população estiver dispor do esquema vacinal contra a covid-19 completo. A task-force que coordena o programa de vacinas contra a covid-19 anunciou hoje que “está a ser desenhado um plano” …