A Califórnia legalizou as matrículas digitais. Mas tem um problema em vista

Flickr

Matrícula digital

Vários especialistas apontam preocupações ao nível da privacidade, devido à capacidade de localização dos dispositivos. 

O estado da Califórnia deu por terminado um programa piloto e prepara-se para legalizar completamente as matrículas digitais para veículos particulares e comerciais, um passo transformador para a única empresa que as fabrica, a Reviver. De acordo com as informações divulgadas, durante o período experimental, que decorreu desde 2017, a empresa colocou na estrada 10.000 placas.

“Os californianos são conhecidos por serem os primeiros utilizadores de tecnologias inovadoras emergentes. Saudamos novas oportunidades de automatizar e integrar o maior número possível de partes das nossas vidas, permitindo-nos racionalizar tarefas mundanas e permanecer ligados. Os nossos automóveis não são exceção”, disse o co-fundador do Reviver e diretor de estratégia Neville Boston.

As matrículas surgem em versões de bateria e com fios, com as últimas a estar restritas a frotas comerciais. O Reviver afirma que a bateria tem uma vida útil de cinco anos.

As placas podem funcionar em temperaturas extremas, tem características personalizáveis, e são geridas, através de Bluetooth utilizando uma aplicação smartphone. Estão também equipadas com uma antena LTE, que pode ser utilizada para carregar em atualizações, mudar a placa se o veículo for dado como roubado ou perdido, e notificar os proprietários dos veículos se o seu carro puder ter sido roubado.

Sendo a Reviver a única opção de matrícula digital na Califórnia, a empresa consegue estabelecer os seus próprios preços. Segundo a mesma, as matrículas digitais (ou pelo menos a sua chapa) são legais também no Arizona e Michigan, e legais apenas para veículos comerciais no Texas. Colorado, Florida, Georgia e Illinois estão todos em várias fases do processo de legalização.

Neste âmbito, os riscos de privacidade são uma preocupação óbvia quando se pensa em prender um dispositivo digital sempre ligado a um carro, mas a lei da Califórnia tomou medidas para acautelar. “A lei proibiria geralmente um dispositivo alternativo [ou seja, placa digital] de ser equipado com GPS ou outra capacidade de localização de veículos“, pode ler-se no texto legislativo.

Esta proibição de localização está em desacordo com as placas do Reviver equipadas com LTE, embora a empresa insista que os seus dispositivos são legais e estão disponíveis para venda em Cali, sugerindo que o hardware nas suas placas não pode de alguma forma ser utilizado para fins de localização ilegal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.