Reprodução / ABC

Investigadores procuram respostas, polícia limita-se a dizer que foi um “acidente”. Sapatos e caixas a boiar no porto de Long Beach.
Um navio com bandeira portuguesa foi protagonista de imagens invulgares no porto de Long Beach, em Los Angeles (EUA).
Nesta terça-feira, pelo menos 67 contentores caíram do navio Mississippi, que vinha da China. A NBC começou por indicar que não se sabe o que estava dentro dos contentores.
O Los Angeles Times acrescenta depois que foram vistos sapatos, caixas e outros artigos a flutuar ao lado dos contentores.
“As operações de carga foram temporariamente suspensas no terminal enquanto as equipas de resposta trabalham para proteger os contentores”, disse o porta-voz do porto, Art Marroquin, citado pela AFP.
Não há registo de feridos ou vítimas.
Segundo o Los Angeles Times, os responsáveis pelo porto descreveram esta queda como um “acidente”, não partilhando mais detalhes. A Guarda Costeira dos EUA está a investigar o que causou o acidente.
As autoridades criaram uma zona de segurança de 450 metros à volta do navio, com a presença de bombeiros, polícia e guarda costeira.
Os operacionais estavam a pulverizar água de alta pressão para impedir que a carga flutuasse no mar.
No ano passado, este porto – que serve de ligação ao Oceano Pacífico – movimentou mais de 9,6 milhões de unidades de contentores; foi o ano mais movimentado de sempre em Long Beach. Há poucos dias foi eleito o melhor porto da Costa Oeste da América do Norte.