Como um vídeo descontextualizado está a arruinar uma família

cv

“Que raio é que se está a passar aqui? Onde estão os pais?!” – uma partilha que alterou o contexto, uma família ameaçada.

Olajuwon Ayeni estava, com o irmão, num parque infantil a brincar com as netas. A esposa, Natalie Ayeni, publicou um pequeno vídeo no TikTok, onde se lia: “Deveres de avô com as gémeas. Família feliz, fora de casa”.

A partilha seria apenas mais uma entre milhões do género que se fazem nas redes sociais. Mas Tommy Robinson partilhou esse vídeo e mudou a história.

“O que raio é que se está a passar aqui? Onde estão os pais?!”, foi a legenda de Tommy, que é ultranacionalista e fundador da Liga de Defesa Inglesa, um movimento de extrema-direita.

Tommy estava a sugerir que as crianças estavam longe da família e perto de dois estranhos – os dois adultos são negros, as duas meninas são brancas.

A publicação foi apagada nesta quinta-feira — mas a vida daquela família em Redcar (Inglaterra) já mudou desde então, retrata o The Guardian.

A família passou a ser alvo de ameaças. Quer online, quer presencialmente, passou a ser alvo de suspeitas. Gritam “pedófilo” na rua, lançam críticas constantemente.

“Espero que não sejam os daquele vídeo. Se forem vamos voltar e cortar-vos”, comentou um habitante local, ao passar pela família em causa.

E Olajuwon já foi suspenso no emprego. Além disso, sente-se “em risco, assustado e triste” pelas ameaças à sua vida e à vida do seu irmão.

O resumo original seria: “Somos uma família normal que foi ao parque com as suas netas. As mentiras e o racismo viraram as nossas vidas do avesso e continuam a fazê-lo todos os dias. As nossas vidas foram arruinadas”, lamenta Natalie Ayeni.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.