Mango, o papagaio que ajudou a deitar abaixo um gangue de tráfico de droga

The Independent/Youtube

“Dois por 25”. Mango aprendeu o calão do tráfico com os donos.

Treinado para divulgar preços e quantidades da droga, papagaio “chibou” 17 criminosos em Blackpool, no Reino Unido.

A recente queda de uma rede de tráfico de droga em Blackpool, no Reino Unido, teve um agente improvável: foi Mango, um papagaio, que “chibou” os criminosos.

O papagaio cor-de-manga foi treinado para imitar a linguagem de um traficante de rua. Pertencia, segundo o The Independent, a Shannon Hilton, namorada de Adam Garnett, o suposto líder da rede criminosa, e foi ensinado a dizer frases como “two for 25” (“dois por 25”), um indicador de quantidade e preço dirigido aos compradores das drogas.

Vídeos do papagaio foram recentemente apresentados como prova. Mostravam-no a interagir com notas de dinheiro e a repetir expressões comuns do mundo do tráfico. Foram pistas fundamentais para efetuar mais de uma dezena de detenções.

Garnett, que dirigia o esquema criminoso a partir da prisão, entre 2023 e 2024, tinha a sua cela equipada com telemóveis, routers Wi-Fi e gravações de Mango.

Entre os outros membros da rede destacavam-se Dalbir Sandhu, que registava transações como se realizasse um documentário, e Jason Gerrand. Gareth Burgess, por sua vez, sobressaía pela ousadia: surgia em vídeos a exibir pilhas de dinheiro enquanto recitava os crimes que tinha cometido.

O comportamento excessivamente exibicionista da rede tornou o trabalho policial mais direto, uma vez que cada vídeo e publicação nas redes funcionava como prova material. No total, 15 membros do grupo admitiram culpa em tribunal. Garnett foi condenado a 19 anos e seis meses de prisão, enquanto Hilton recebeu uma pena de 12 anos. As sentenças dos restantes elementos variaram entre cinco e dez anos.

Dois membros, Chloe Stott e Ryan Black, escaparam à sentença e encontram-se agora em fuga, sendo procurados pelas autoridades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.