Parecem caixotes empilhados, numa casa em mudanças, mas ideia é mesmo parecerem balões de São João. No fim, vão criar um novo bairro moderno, em Banguecoque, capital da Tailândia.
Os criadores dizem ser inspiradas nas lanternas (ou balões) tradicionais tailandesas, mas estes hotéis fazem mesmo lembrar uma casa em mudanças.
O Hatai é um novo projeto centrado em duas torres, no bairro de Silom, em Banguecoque, Tailândia.
Concebidos pelo Heatherwick Studio, os edifícios albergarão dois hotéis.
As formas empilhadas dos edifícios são inspiradas nas lanternas tradicionais tailandesas – muito idênticos aos nossos balões de São João.
“Queríamos fazer algo que se relacionasse com o património do país de uma forma mais profunda e que trouxesse detalhes, sentimentos e histórias de volta à cidade”, disse, à New Atlas, o chefe e fundador do estúdio, Thomas Heatherwick.
Segundo a New Atlas, em conjunto, vão albergar mais de 300 quartos de hotel, um centro de bem-estar, um salão de baile e espaços para conferências.
“Concebemos uma série de lanternas empilhadas umas sobre as outras (…) e temos a oportunidade de criar uma peça importante de espaço público – incluindo proteção contra a chuva, plantação e água – tudo concebido para encorajar a vida ao nível da rua, cheia de curiosidade e exploração”, detalhou Heatherwick.
A área ao nível do solo em redor dos dois edifícios está prevista como uma aldeia pública e incluirá um canal restaurado, um espaço de mercado ao ar livre e algum tipo de passadiços elevados.
Hatai é o primeiro projeto do Heatherwick Studio na Tailândia e a sua inauguração está prevista para 2028.