Os grupos de direita são mais isolados em comunidades, revela investigação. Mas a política no TikTok tende a dirigir-nos aos extremos.
As pessoas no TikTok tendem a seguir contas que se alinham com as suas próprias crenças políticas, o que significa que a plataforma está a criar câmaras de eco políticas entre os seus utilizadores.
Estas conclusões, de um estudo publicado na revista New Media & Society, mostram que as pessoas ouvem sobretudo vozes com as quais já concordam.
Os investigadores analisaram a estrutura de diferentes redes políticas no TikTok e verificámos que as comunidades de direita estão mais isoladas de outros grupos políticos e dos meios de comunicação social tradicionais. Observando as suas estruturas internas, estas comunidades de direita estão mais interligadas entre si do que as comunidades de esquerda.
Por outras palavras, os utilizadores conservadores do TikTok tendem a manter-se unidos. Raramente seguem contas com opiniões opostas ou contas dos meios de comunicação social convencionais. Os utilizadores liberais, por outro lado, têm maior probabilidade de seguir um conjunto mais variado de contas, incluindo algumas com as quais podem não concordar.
O estudo baseia-se num enorme conjunto de dados, com mais de 16 milhões de vídeos do TikTok, provenientes de mais de 160.000 contas públicas, entre 2019 e 2023. Verificámos um pico de vídeos políticos no TikTok durante as eleições presidenciais dos EUA em 2020. Mais importante ainda, as pessoas não estão apenas a assistir passivamente a conteúdos políticos; estão também a criar activamente esses conteúdos.
Algumas pessoas são mais vocais em relação à política do que outras. Constatámos que os utilizadores com posições políticas mais vincadas e aqueles que recebem mais gostos e comentários nos seus vídeos estão mais motivados a continuar a publicar.
Isto mostra o poder do partidarismo, mas também o poder do sistema de recompensas sociais do TikTok. Os sinais de envolvimento — gostos, partilhas, comentários — funcionam como combustível, incentivando os utilizadores a criar ainda mais conteúdos.
Porque é importante?
As pessoas recorrem ao TikTok não apenas para se divertirem. Um estudo recente do Pew Research Center mostra que quase 40% dos adultos nos EUA com menos de 30 anos obtêm notícias regularmente no TikTok. A questão é: que tipo de notícias estão a consumir e o que isso significa para a forma como se envolvem na política?
O conteúdo no TikTok provém muitas vezes de criadores e influenciadores ou de meios digitais nativos. A qualidade destas notícias permanece incerta. Sem acesso a informação equilibrada e baseada em factos, as pessoas podem ter dificuldades em tomar decisões políticas informadas.
Em pleno debate sobre a eventual proibição do TikTok, o estudo sublinha como a plataforma pode ser uma faca de dois gumes na comunicação política. É encorajador ver as pessoas a participar na política através do TikTok, quando esse é o meio que preferem.
Contudo, se a rede de um utilizador for fechada e homogénea e a sua expressão servir apenas para validação dentro do próprio grupo, isso pode contribuir ainda mais para solidificar a câmara de eco política.
Quando as pessoas são expostas a mensagens unilaterais, isso pode aumentar a hostilidade em relação a outros grupos. A longo prazo, depender do TikTok como fonte de informação política pode aprofundar as convicções políticas das pessoas e contribuir para uma maior polarização.
O fenómeno tem sido amplamente estudado em plataformas como o Twitter e o Facebook, mas investigações semelhantes sobre o TikTok ainda estão numa fase inicial. O TikTok está a ser cada vez mais escrutinado, especialmente no que diz respeito ao seu papel na produção de notícias, mensagens políticas e movimentos sociais.
O TikTok tem um formato único, uma curadoria algorítmica e um design orientado para o entretenimento. Acredito que a sua função enquanto ferramenta de comunicação política merece um exame mais aprofundado.
O que se segue
Em 2024, as campanhas de Biden/Harris e Trump juntaram-se ao TikTok para chegar aos eleitores mais jovens. A equipa de investigação está agora a analisar como estas dinâmicas de comunicação política poderão ter mudado durante as eleições de 2024.
nvestigações futuras poderão recorrer a experiências para explorar se estes vídeos de campanha influenciam significativamente as perceções e comportamentos dos eleitores.
ZAP // The Conversation
um estudo nos EUA sobre política… só pode dar resultados polarizados… seja TikTok ou StickOrBat…