/

Coligação alargada de direita no Porto, IL junta-se a PSD em 13 concelhos

1

Manuel Fernando Araújo / Lusa

A líder parlamentar da IL, Mariana Leitão

Liberais apoiam Pedro Duarte na corrida à sucessão de Rui Moreira. Decisão sobre Lisboa continua a ser uma incógnita.

A Iniciativa Liberal (IL) apoia a candidatura de Pedro Duarte à presidência da Câmara Municipal do Porto. A decisão foi aprovada neste domingo, no Conselho Nacional do partido.

Está assim confirmado uma coligação alargada à direita na corrida à liderança da autarquia portuense, já que o ex-ministro Pedro Duarte é apoiado por PSD, CDS e IL.

Estes três partidos vão estar juntos na campanha eleitoral para pelo menos 8 Câmaras Municipais: Loulé, Portimão, Silves, Bombarral, Mirandela, Arruda dos Vinhos e Almeirim (estas com o CDS também); a IL estará só com o PSD, sem o CDS, em Santo Tirso, Montijo, Santa Comba Dão e Vizela. Também já tinha sido anunciado um acordo pré-eleitoral entre PSD e IL em Vila Franca de Xira.

Ainda há uma Câmara Municipal que contará com coligação pré-eleitoral entre IL e CDS: na Covilhã.

Das 30 candidaturas aprovadas neste domingo, ficou definido que a IL avança sozinha nestes concelhos: Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Famalicão, Vila Verde, Castelo Branco, Figueira da Foz, Albufeira, Caldas da Rainha, Cascais, Oeiras, Torres Vedras, Santarém, Almada, Setúbal, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Para já, continua o “mistério” sobre Lisboa. É provável que a IL apoie o actual presidente Carlos Moedas, mas ainda não há anúncio oficial.

A próxima convenção da IL ficou marcada para o dia 19 de Julho. Será em Leiria que os liberais vão escolher o sucessor – ou sucessora – de Rui Rocha. Mariana Leitão é a única candidata à liderança do partido, para já.

ZAP //

1 Comment

  1. O dr. Pedro Duarte é um candidato medíocre, fraco, e liberal/maçónico (pertence à Grande Loja Legal de Portugal e fez parte da «Loja Brasília»), não representa a Cidade do Porto nem os Portuenses, mas sim os interesses do dr. Pedro Coelho e o seu bando, do Executivo liberal/maçónico do «Porto, o Nosso Partido/Porto, o Nosso Movimento/Aqui Há Porto», do Partido Socialista, de «Filipe Araújo: Fazer à Porto», e dos restantes partidos que se encontram dentro e fora da Assembleia Municipal do Porto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.