Dança cardíaca: vídeo mostra células a formar um coração

Abukar et al., EMBO J, 2025

Novo vídeo ajuda a perceber detalhes antes desconhecidos sobre o desenvolvimento das células do coração, que são ótimas a perceber o papel que devem desempenhar.

A técnica de microscopia de folha de luz (LSM), permitiu a uma equipa de cientistas captar um vídeo “hipnotizante”, como o descreve a Science Alert.

A equipa marcou os diferentes tipos de células com marcadores fluorescentes e, de seguida, captou imagens de dois em dois minutos durante 41 horas. O resultado é um time-lapse que mostra uma espécie de “dança” de células cardíacas, que se juntam para formar um coração no embrião.

Um dos aspetos mais curiosos foi o facto de as células individuais parecerem já “saber” para onde tinham de ir e que papel desempenhar.

A investigação não resultou apenas num vídeo bonito: é importante para apurar novos pormenores sobre o desenvolvimento cardíaco, denotam os autores do estudo publicado na EMBO este mês. Aliás, com o apoio de análises futuras, este estudo pode mesmo levar a novas opções de tratamento para defeitos cardíacos congénitos, realçam os investigadores.

“As nossas descobertas demonstram que a determinação do destino cardíaco e o movimento celular direcional podem ser regulados muito mais cedo no embrião do que os modelos atuais sugerem”, diz Kenzo Ivanovitch, biólogo do desenvolvimento da UCL.

“Isto altera fundamentalmente a nossa compreensão do desenvolvimento cardíaco, mostrando que o que parece ser uma migração celular caótica é, na verdade, regida por padrões ocultos que asseguram a formação correta do coração”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.