/

Marinha fantasma: China apresenta novo navio estilo Star Trek

Um só navio parece uma frota inteira. China continua a inovar no arsenal de guerra e leva a tecnologia de ponta para a marinha.

No universo de Star Trek, naves como a Defiant e a Voyager utilizam tecnologias avançadas, desde dispositivos de camuflagem a outros que chamam a atenção, para enganar os inimigos. Agora, a China parece ter-se inspirado neste universo para construir o seu novo navio de guerra.

A tecnologia baseia-se em dispositivos de interferência eletrónica pequenos e de baixo custo para permitir que um único navio de guerra apareça como uma frota inteira no radar inimigo, explica a Interesting Engineering.

O que acontece na prática é que este navio surge nos radares como uma frota de “fantasmas”.

De acordo com os investigadores responsáveis pelo projeto, estes conjuntos coordenados podem remodelar a paisagem eletromagnética do campo de batalha, uma capacidade que descrevem como “esculpir o ambiente eletromagnético”, avança o SCMP. O objetivo? Enganar o inimigo.

Não é novidade que a China ameaça há algum tempo invadir Taiwan, e a sua tecnologai naval coloca-a na vanguarda militar.

De acordo com o SCMP, até já foi feito um teste: um míssil anti-navio tem como alvo uma frota de oito navios de guerra do Exército Popular de Libertação que aparecem no seu radar… só que na verdade é apenas um.

Mas há limitações. Os seus resultados atuais provêm de simulações digitais e não de testes de mísseis reais, explica a IE. Também admitem que a simplicidade do sistema de 1 bit pode torná-lo vulnerável a contramedidas, especialmente de sistemas de mísseis em rede capazes de cruzar dados de radar.

À medida que continuam a desenvolver a plataforma, o próximo passo será o teste no terreno e a integração com os sistemas navais existentes — porque a China está bem ciente de que o futuro caminha para táticas navais que apostam na tecnologia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.