Mais de 100 anos depois, a Disney continua em alta (e constrói primeiro parque num resort)

Disney

Lucros a subir, mais um parque e um “rito de passagem” para todas as crianças do mundo, que perdura há um século. Qual é a chave do sucesso da Walt Disney?

A Walt Disney obteve um lucro líquido atribuível de 5,82 mil milhões de dólares (5,13 mil milhões de euros) no primeiro semestre fiscal de 2025, mais do triplo (aumento de 220%) em relação ao ano anterior.

“O excelente desempenho neste trimestre, impulsionado pelos segmentos de Entretenimento e Experiências, demonstra o sucesso contínuo na construção do crescimento e na execução das nossas prioridades estratégicas”, disse o CEO Robert A. Iger em comunicado.

Em termos de receita, a gigante do audiovisual gerou 48,311 mil milhões de dólares (42,5 mil milhões de euros) durante o primeiro semestre do ano fiscal, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, graças em parte ao seu crescimento no segmento de entretenimento.

No departamento de entretenimento — que inclui redes de televisão tradicionais, rádio e filmes — as receitas aumentaram 9% em relação ao ano anterior neste semestre, atingindo 21,554 mil milhões de dólares (18,98 mil milhões de euros), graças a um sólido catálogo de filmes durante o inverno, de acordo com a empresa.

Já no que diz respeito à plataforma de streaming, o grupo tinha anunciado anteriormente que esperava uma queda no número de assinantes do Disney+ durante o trimestre, mas registou um aumento de 1,4 milhões de novos subscritores, elevando o número total de assinantes globais atuais para 126 milhões.

7.º parque será histórico

A Disney anunciou esta semana, pela primeira vez em 15 anos, a construção de um novo parque. Desta vez, porém, será diferente — vai ser construído dentro de um resort, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Segundo avança a CNN, a Disney garante que este novo empreendimento será o seu parque tecnologicamente mais avançado. A representação artística do castelo apresentada pela Disney exibe uma estrutura em espiral, semelhante a um cristal, que se eleva acima do resto do parque.

Será o primeiro parque da Disney localizado e com acesso à praia. É provável também que este parque a Disney faça recurso do Unreal Engine, uma ferramenta de desenvolvimento utilizada em muitos filmes da Disney para criar imagens, para também as colocar nas atrações do parque temático.

A representação artística do castelo fornecida pela Disney mostra uma estrutura em espiral, semelhante a um cristal, que se eleva acima do resto do parque.

Um “rito de passagem”

O que torna este universo intemporal? Segundo os próprios fãs, o facto de ser uma espécie de “rito de passagem” para as crianças. Criada em 1923, a Disney tinha personagens desenhadas há um século que se mantém vivas até hoje.

Rob Stuart, que gere o serviço de planeamento de viagens centrado na Disney, Creating Magic Vacations, diz à Business Insider que muitos consideram uma ida a um parque da Disney a “viagem de uma vida“.

“As pessoas ainda acreditam que uma experiência num parque temático da Disney é realmente especial“, disse o CEO da Disney, Bob Iger. De resto, as personagens inconfundíveis marcaram a vida de milhões de pessoas — e continuam bem presentes.

Carolina Bastos Pereira, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.