Pete Souza / WhiteHouse

Michelle e Barack Obama abraçam-se: a foto mais partilhada no Facebook em 2012
A antiga primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, pronunciou-se acerca dos rumores de que seu casamento com o ex-presidente Barack Obama estaria em crise. “Trata-se apenas de “uma mulher adulta a tomar as suas próprias decisões”.
Nos últimos meses, Michelle Obama não acompanhou o marido em diversos eventos de grande visibilidade, incluindo a posse de Donald Trump e o funeral do ex-presidente Jimmy Carter.
A sua ausência, diz a BBC, alimentou especulações recorrentes de que o casal Obama estaria a separar-se.
Sem mencionar diretamente estas ocasiões, Michelle afirmou no podcast Work in Progress, apresentado pela atriz Sophia Bush, que agora está numa posição em que pode controlar sua própria agenda como uma “mulher adulta”.
A antiga primeira-dama diz que as pessoas não conseguiam acreditar que estivesse a “tomar decisões por conta própria”. Em vez disso, diz Michelle, “as pessoas precisavam de presumir que o meu marido e eu estamos a divorciar-nos“.
“Não poderia ser simplesmente uma mulher adulta a tomar as suas próprias decisões, não é? Mas é isso que a sociedade nos faz“, rematou.
Michelle Obama partilhou que sentiu certa culpa por se ter afastado de algumas responsabilidades. “Essa é uma questão com a qual nós, mulheres, temos dificuldade de lidar: o medo de dececionar as pessoas“, admitiu.
“Eu escolhi fazer o que era melhor para mim. Não o que eu tinha que fazer. Não o que eu achava que os outros queriam que eu fizesse”, explica.
Embora a sua ausência na posse do presidente Trump tenha sido vista como uma quebra de tradição, Michelle esteve, durante a campanha para as presidenciais, em agosto, em destaque na Convenção Nacional Democrata, fez apresentou um discurso que arrancou aplausos entusiásticos aos presentes.
“A esperança está a voltar“, disse a antiga primeira-dama a uma multidão de milhares de pessoas, em Chicago, a quem pediu que se lhe juntassem no apoio à então candidata presidencial Kamala Harris.
Apesar de ter agora reservado mais tempo para si, a ex-primeira-dama diz que ainda encontra “tempo para fazer discursos, estar presente no mundo, trabalhar em projetos. E ainda me interesso com a educação das meninas”.
Michelle e Barack Obama celebraram seu 32º aniversário de casamento em outubro do ano passado.
Michelle abordou no seu livro A Minha História as dificuldades que enfrentou no casamento devido às ambições políticas de Barack Obama e ao período em que o antigo presidente esteve esteve na Casa Branca, que resultaram em solidão e exaustão.
Talvez por isso Michele Obama, recorrentemente apontada como alternativa dos Democratas numa potencial candidatura a presidente dos EUA, queira por esta altura tudo menos voltar a ver-se na Sala Oval — desta vez, com o papel principal.