A crise económica já chegou aos cabeleireiros: eis o “cabelo da recessão”

Com os custos das idas ao cabeleireiro a pesar na carteira, há cada vez mais mulheres a optar por voltar à cor natural do cabelo ou passar a pintá-lo em casa para poupar dinheiro.

Com as preocupações financeiras a pairar sobre 2025, uma nova tendência de beleza apelidada de “cabelo de recessão” está a ganhar força, com as mulheres a optar por deixar crescer o seu cabelo natural para poupar nas colorações e nas idas ao cabeleireiro.

A mudança para estilos naturais como “loira de recessão” e “morena de recessão” reflete os elevados custos associados à manutenção de cabelo pintado e tratado em salão.

Um vídeo da utilizadora do TikTok @reb_ellion realçou a tendência com humor, usando o crescimento das suas raízes morenas para responder à pergunta sobre como vai a economia. “Bem, já há algum tempo que não anda boa”, disse a ex-loira, medindo as suas raízes naturais com os dedos.

@reb_ellion #hair #blonde #hairtok #usa #recession #nobuy ♬ original sound – Rebekah | Bewitched Beauty

Muitas mulheres partilharam as suas próprias experiências de transição capilar nos comentários, com algumas a recorrerem a tintas de supermercado mais baratas e outras a abraçarem a sua cor natural como uma estratégia de poupança.

As informações do setor dos salões de beleza confirmam esta tendência, como relata o Wall Street Journal. De acordo com a GlossGenius, uma empresa de software para salões de beleza, o “lived-in color“, que utiliza madeixas parciais ou balayage para criar looks naturais e mais fáceis de manter, foi o principal método de coloração dos cabeleireiros no ano passado.

“Tem havido uma grande mudança no sentido de deixar crescer os cabelos grisalhos ou fazer a transição para cores mais naturalizadas que exigem menos manutenção”,  explicou Reece Wentworth, diretor do salão Blue Tit, em Londres, ao The Mirror. “Trata-se de trabalhar com o cabelo natural e não contra ele.”

A poupança não é a única motivação por trás da nova moda: manter a cor natural também é mais saudável para o cabelo e alinha-se com as tendências de beleza mais minimalistas que têm crescido nos últimos anos, como as estéticas “clean girl” ou “quiet luxury” que se tornaram virais.

No início dos anos 2000, este visual também foi popularizado por estrelas como Christina Aguilera, Britney Spears e Lindsay Lohan, que eram loiras e deixavam as suas raízes naturais à mostra como um símbolo máximo de despretensão. Não por coincidência, este período também era de grande instabilidade económica e antecedeu a grande crise de 2008.

Emaly Baum, estilista da Beauty Supply em Nova York, enfatizou a conveniência de um visual “loiro natural e cool girl”, que é simultaneamente mais fácil de manter e parece “realmente caro”.

ZAP //

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