Para multiplicar, basta somar com a ajuda de linhas e pontos. Os japoneses aprendem assim na escola.
Um método para multiplicar utilizado no Japão está a tornar-se viral por ser tão simples e divertido, ao tornar a multiplicação num jogo muito mais acessível, envolvente e apelativo de contagem de pontos até chegar à resposta.
O método é ensinado nas escolas japonesas e está a fazer com que muitos utilizadores do X se questionem: “porque é que nunca nos ensinaram isto na escola?”.
O truque funciona da seguinte forma: perante uma multiplicação, são traçadas linhas paralelas para representar um conjunto de dígitos (digamos, verticalmente), enquanto outro conjunto de linhas paralelas é traçado para representar o segundo conjunto de dígitos envolvidos na operação (horizontalmente, e por cima das linhas verticais já traçadas anteriormente).
Os pontos de intersecção destas linhas são então contados nas suas secções específicas, que correspondem à resposta final.
Na multiplicação de dois números, a secção mais à esquerda representa o menor valor posicional, enquanto a secção mais à direita corresponde ao maior. Cada intersecção representa efetivamente uma parte do cálculo.
É mais simples quando o vir em vídeo:
Why wasn’t this taught in school⁉️
Yet another glimpse at the cage we (were) all in…
-NewsWithoutLies- pic.twitter.com/wYN9uTCdLH
— Tina Zimmermann (@TinaZimmermann4) January 14, 2025
Este método pode ser alargado a problemas mais complexos, embora possa ser necessário dividir o diagrama em várias secções para maior clareza. Apesar das suas vantagens, o método não elimina, claro está, a necessidade de princípios aritméticos básicos, como o transporte de dígitos em problemas mais complexos.
@mathswithmisschang Who uses Japanese multiplication?! 🤩 #maths #easymaths #fyp #foryoupage #learnontiktok #school #gcse #teacher #multiplication ♬ ROCKSTAR – DaBaby, Roddy Ricch
Ok, em vez de 312×4 façam 313×4 e vamos ver na confusão que dá !
Não vi confusão,
O ultimo digito dá 12 pontos. Fazemos como num soma, como é maior que 9, fica 2 no ultimo digito e adicionamos o resto (1) ao digito da esquerda que é 4, e passa para 5. resultado 1252 que é efetivamente 313X4.
É um método que funciona bem com dígitos baixos, mas vai dar muito trabalho se houver números altos. Experimentem fazer 99X9 e vão ver que a folha vai ficar toda riscada, e na pratica vão ter que contar 162 pontos (81+81).
Por isso o algoritimo que aprendemos na escola dá para todas as situações, temos é que saber a tabuada (ou usar a calculadora).
“Como é que não nos ensinam isto?”, porque é mer#$$